A estrutura dos textos no seu site ou blog é importante para o SEO. Se o seu conteúdo estiver claramente estruturado, sua chance de ter uma boa classificação no Google será maior. Neste artigo, mostrarei por que a estrutura do texto é essencial.
Como as pessoas leem um texto
Antes de decidir se lê ou não algo, as pessoas tendem a escanear um texto. Eles querem saber sobre o que é o seu texto, antes de começar a lê-lo completamente.
Há algumas partes do conteúdo que as pessoas olham ou leem especificamente ao escanear um texto. Cabeçalhos e subtítulos são realmente importantes e o primeiro parágrafo de um texto. Mas também as primeiras frases de cada novo parágrafo chamam a atenção dos scanners.
Como o Google “escaneia” um texto?
Assim como as pessoas escaneiam textos de uma certa maneira, o Google também. Deixe-me dar três exemplos de como o Google usa a estrutura de texto para sua classificação nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs):
- O Google definiu, em alguns fatores de classificação, como proximidade semântica. A proximidade semântica refere-se à proximidade de palavras relacionadas em um texto, levando em consideração a formatação desse texto. Para poder entender a proximidade semântica das palavras, a estrutura do seu texto deve ser clara.
- Na patente do Google, “Reasonable Surfer”, o Google fala explicitamente sobre títulos. Os títulos que contêm determinadas palavras-chave são importantes para o assunto de uma determinada página.
- Com a atualização do algorítimo chamada de “Google Hummingbird”, o Google se tornou muito melhor no reconhecimento de sinônimos.
Existem mais patentes e atualizações de algorítimo que sugerem o uso da estrutura de um texto para entendê-lo. Com o tempo, o Google se tornou muito melhor na análise de conteúdo. Quanto melhor você escreve, mais fácil fica para o Google entender seu conteúdo e, portanto, classificá-lo. Por exemplo, em 2019, o Google introduziu o BERT , um modelo de Processamento de linguagem natural (PNL) que ajuda o Google a entender melhor o idioma para fornecer resultados mais relevantes.
A configuração de artigos com estrutura clara também tem um efeito positivo no ranking por outro motivo. Textos bem estruturados têm menores taxas de rejeição e maiores chances de receber atenção da mídia social. Isso, por si só, leva a classificações mais altas.
Dicas para melhorar a estrutura do seu texto
Se você deseja melhorar a estrutura do seu texto, preste atenção a:
1. Seus títulos e subtítulos
2. O primeiro parágrafo do seu texto
3. A primeira frase de cada novo parágrafo.
Há algum tempo, escrevi um artigo sobre como escrever um artigo amigável para SEO. Leia esse artigo se tiver problemas para escrever um artigo na estrutura de texto correta.
Seus títulos e subtítulos
Os títulos e subtítulos devem ser atraentes e devem indicar claramente o conteúdo do parágrafo abaixo. Os títulos permitem que seus leitores possam escanear rapidamente seu texto e decidam se desejam ou não ler seu artigo (ou quais partes). Recomendamos que você coloque um subtítulo acima de cada parágrafo ao longo do texto (ou acima de um grupo de parágrafos que são tematicamente semelhantes).
É útil para os mecanismos de pesquisa se um subtítulo definir o assunto de um pedaço de texto. Seja um fator de classificação ou não (e os SEOs discutem sobre isso), os títulos e subtítulos são de grande importância para a estrutura do seu texto. O Google provavelmente os usará para determinar sobre o que é o texto.
Primeiro parágrafo
Você deve formular claramente sobre o que é seu artigo no primeiro parágrafo. Nos textos impressos, um escritor geralmente começa com algum tipo de provocação, mas não há tempo para isso se você estiver escrevendo para a web. Você tem apenas alguns segundos para chamar a atenção do seu leitor. Verifique se o primeiro parágrafo informa a mensagem principal do seu artigo. Dessa forma, você facilita o entendimento do leitor sobre o que é seu post: você diz ao Google sobre o que é sua publicação. Não se esqueça de colocar sua palavra-chave em foco no primeiro parágrafo!
Concentre a palavra-chave no primeiro parágrafo
Outro motivo para ter a palavra-chave foco em seu primeiro parágrafo é a psicologia simples. As pessoas reconhecem a palavra que procuravam e pensam que estão no lugar certo!
Frases principais
Verifique se a primeira sentença de um parágrafo é a mais importante, a sentença principal, desse parágrafo. Afinal, as pessoas tendem a ler a primeira frase de cada novo parágrafo enquanto escaneiam o conteúdo. Provavelmente, o Google prestará atenção extra a essas frases, a fim de determinar o assunto de um texto. Estes são ótimos lugares para usar sua palavra-chave. Se você estiver escrevendo um artigo bem estruturado e permanecer no assunto, sua palavra-chave surgirá naturalmente em muitas frases principais.
Conclusão
A estrutura do texto é importante para atrair leitores para o seu blog, bem como por razões de SEO. Escrever textos bem estruturados e bem escritos não é fácil, no entanto. Na ShiftMind, acreditamos firmemente na importância do conteúdo de qualidade.