Se você deseja fazer uma pesquisa de palavras-chave de alta qualidade, precisará de muito tempo. A pesquisa de palavras-chave é um processo que exige que você entre na cabeça do seu público-alvo. Você deseja descobrir quais palavras eles estão usando. Depois disso, você precisará analisar quais palavras-chave você deve buscar primeiro. Além do mais, você precisa avaliar a concorrência: focar em palavras-chave de cauda longa pode ser uma boa estratégia, especialmente ao tentar classificar em um mercado altamente competitivo. Fazer tudo o que é difícil, além de demorado. Felizmente, existem várias ferramentas disponíveis para facilitar as coisas. Este post fornecerá algumas dicas úteis e ferramentas de pesquisa de palavras-chave para impulsionar sua estratégia de marketing de busca.
Repita a pesquisa de palavras-chave regularmente!
A pesquisa de palavras-chave é uma atividade que você deve realizar de vez em quando. Se você tiver uma definição clara do produto ou serviço oferecido em seu site, poderá encontrar palavras-chave relacionadas e palavras-chave ainda mais relevantes para tornar seu site incrível (mais) localizável. À medida que seu produto e o mercado evoluem, sua estratégia de palavras-chave também deve evoluir.
Fique ligado no vocabulário do seu público
As palavras-chave nas quais você deseja focar seu SEO devem se assemelhar ao vocabulário do seu público. Para criar as palavras-chave adequadas, você realmente precisa entrar na cabeça das pessoas que pesquisariam sobre seus produtos ou serviços no Google. Quais palavras-chave as pessoas usarão? Como as pessoas pesquisam e qual é a sua intenção ? Qual pergunta o seu site responde? Você deve criar uma lista de todos os termos de pesquisa que as pessoas possam usar e pensar em combinações e nuanças nesses termos de pesquisa.
Ferramentas de pesquisa de palavras-chave a serem usadas
Fazer uma lista continua difícil. Até alguns anos atrás, a pesquisa de palavras-chave era muito mais fácil. Você poderia simplesmente verificar o Google Analytics para ver quais as palavras-chave as pessoas costumavam encontrar no seu site. Isso não é mais possível. Portanto, você fica praticamente no escuro sobre as palavras-chave que as pessoas usam nos mecanismos de pesquisa para chegar ao seu site. Felizmente, existem outras ferramentas que podem facilitar um pouco a pesquisa de palavras-chave e ajudar a acelerar um pouco o processo:
Planejador de palavras-chave do Google Ads
Use o Google Adwords Keyword Planner para encontrar palavras-chave novas e relacionadas, mas ignore os dados do volume de pesquisa! Os dados do volume de pesquisa no planejador são realmente úteis apenas para palavras-chave nas quais você está realmente gastando dinheiro para anunciar. Caso contrário, esses volumes não são confiáveis. Embora não seja realmente útil decidir qual palavra-chave é mais usada pelo seu público em potencial, o Google Adwords Keyword Planner é uma ferramenta útil para ajudar a encontrar ideias para possíveis palavras-chave!
Ubersuggest
O Ubersuggest usa a funcionalidade do Google Suggest que você conhece ao pesquisar no Google. Ele encontra as expansões de palavras-chave que o Google fornece e depois solicita mais delas. Portanto, se você digitar ‘exemplo’, também fornecerá as expansões de ‘exemplo a …’ até ‘exemplo z …’ etc. etc. Continue e tente! Preencha algumas de suas palavras-chave em potencial e veja o que aparece. É uma ótima maneira de encontrar rapidamente mais palavras-chave de cauda longa nas quais você pode se concentrar.
Answerthepublic.com
Outra ferramenta que amamos é answerthepublic.com. É um pouco como a ferramenta de sugestões, mas realmente se concentra nas perguntas que as pessoas têm sobre um determinado assunto. Ele mostra todos os tipos de combinações com preposições e comparações. E sua visualização é incrível!
Google Trends
O Google Trends permite comparar o tráfego de conjuntos de palavras-chave. Você pode até ver a diferença entre palavras-chave para várias regiões geográficas. É muito importante verificar o Google Trends se você espera que algumas de suas palavras-chave sejam sazonais, por exemplo, devido a datas comemorativas, feriados e etc.
MOZ
A Moz possui uma ferramenta muito boa que avalia a competitividade de sua palavra-chave. As Palavras-chave que são muito difíceis de classificar, provavelmente não são as que você deseja buscar (a menos que você já tenha um site de alta autoridade e alto nível). A ferramenta Moz provavelmente o ajudará a acelerar sua pesquisa de palavras-chave. No entanto, ele vem com um pequeno preço.
Seu mecanismo de pesquisa interno
O que as pessoas procuram no seu site? Esses termos são palavras-chave no vocabulário do seu público-alvo e definitivamente devem ser adicionados à sua lista de palavras-chave. Não se esqueça de olhar para as palavras-chave preenchidas pelas pessoas que não produziram nenhum resultado: isso era algo que as pessoas esperavam, mas não encontraram. Você pode pesquisar os resultados de sua pesquisa interna no Google Analytics em Comportamento → Pesquisa no site → Termos de pesquisa.
Conclusão
Essas ferramentas de pesquisa de palavras-chave devem facilitar a criação de uma lista de palavras-chave relevantes. Você deve criar landing pages incríveis para as palavras-chave nas quais deseja encontrar. Você também deve pensar em artigos de conteúdo de base e uma ótima estrutura de links internos para concluir sua estratégia de SEO.