Sua palavra-chave foco é a palavra-chave que você deseja que seu post ou página classifique (ganhe posições nos mecanismos de buscas). Se você está particularmente ansioso para alcançar as melhores posições para uma palavra-chave específica, provavelmente ficará tentado a otimizar muitos artigos em seu site para essa palavra ou frase-chave. Mas, não é para isso que definimos uma palavra-chave foco! Você só deve usar uma palavra-chave foco uma vez. Mas por que? E o que você faz se você quiser desesperadamente classificar-se por uma palavra-chave específica? Não se desespere: vou contar tudo sobre isso neste post.
Não concorra com seus próprios artigos
A principal razão pela qual você não deve usar mais do que uma vez sua palavra-chave foco é não querer competir com você mesmo por uma posição no Google. Se você otimizar dois artigos diferentes para a mesma palavra-chave foco, estará dizendo ao Google que ambos são adequados para pessoas que pesquisam essa palavra-chave e que você deseja que ambos apareçam nos resultados da pesquisa. Embora isso não seja necessariamente impossível, você vai achar muito difícil.
Você precisa ter um site com muita autoridade para classificar dois artigos nos dez principais resultados de pesquisa para a mesma consulta. Se um dos seus artigos já está classificado com esse termo nos resultados da pesquisa, você pode ter autoridade suficiente para tentar classificar com um segundo. Se você ainda não está classificado para uma palavra-chave foco, nunca a use duas vezes! Atualize e melhore seu artigo original e escreva outro post que cobre uma pequena variação da palavra-chave.
Conquistar melhor ranking para sua palavra-chave desejada
O que você faz se você quer se classificar para aquela palavra-chave em que você colocou seu coração? Imagine que você está iniciando uma loja online de ração para cavalos. Você provavelmente quer se classificar por [ração para cavalos], mas como você está apenas começando, isso será bem difícil. Otimizar todas as suas postagens para [ração para cavalos] não é a estratégia correta. Então o que você deveria fazer? Sua pesquisa de palavras-chave fornecerá algumas ideias sobre quais outros termos você pode segmentar.
Conteúdo para o seu blog
Se você tem um blog – o que nós aconselhamos! – Você poderia escrever um artigo sobre os diferentes aspectos de alimentar seu cavalo bem e otimizá-lo para o termo [ração para cavalos]. Em seguida, definir este artigo como conteúdo pedra angular do seu blog.
Você precisará escrever um monte de posts, cada um cobrindo um aspecto diferente do seu termo ‘principal’ (ou pedra angular). Por exemplo, você poderia escrever artigos e otimizá-los para palavras-chave foco como [melhor tipo de feno para seu cavalo], [manejo de pasto], [alimentar cavalos magros], [alimentar cavalos de esporte] e assim por diante. Essas palavras-chave foco são chamadas de palavras-chave de cauda longa. Se você vincular esses artigos de cauda longa ao seu artigo de “pedra angular”, estará informando ao Google qual dos seus artigos é o mais importante, e isso ajudará na classificação de seu artigo mais valioso. Ao mesmo tempo, você também estará atraindo tráfego para esses artigos de cauda longa.
Conteúdo para sua loja
Então, e se você tiver muitas páginas de produtos para um tipo de alimentação de cavalos? Digamos que você tenha uma grande variedade: alimentos para cavalos magros, alimentos para cavalos gordurosos, alimentos para cavalos esportivos, etc. Você deve otimizar todas as suas páginas de produtos com alimentos para cavalos magros para [alimentos para cavalos magros]? Neste caso, faz mais sentido otimizar sua página de categoria para este termo, em vez de todas as páginas de produtos individuais!
Devo usar uma palavra-chave foco mais de uma vez?
A classificação para uma palavra-chave foco é possível se você escrever um artigo de pedra angular sobre essa palavra-chave de foco específico. E, não se esqueça que você precisará de uma boa estrutura de site para garantir que o artigo comece a ser classificado! Mas, a menos que você seja um site de alta autoridade e já tenha uma boa classificação para uma palavra-chave específica, NUNCA deve usar uma palavra-chave foco mais de uma vez.