Quando um cliente está à procura de um produto, serviço, promoção ou qualquer coisa em qualquer lugar do mundo, eles provavelmente vão para procurar no Google.
Se a sua empresa não aparece para o seu potencial cliente neste momento, você estará perdendo a oportunidade de ter esse cliente para sua empresa.
O Google Adwords é a maneira de você chegar ao seu cliente, direcionar o tráfego para seu site, e em última análise, aumentar as vendas.
Para uma pequena empresa, o Google AdWords pode ser um método de enorme sucesso de direcionar o tráfego, fazer o marketing do seu produto e finalmente, aumentar as vendas.
O seu negócio vai ficar fora dessa, ainda?
1) Alcance seus clientes quando procuram pelo seu produto ou serviço
Qualquer empresa, independentemente do tamanho, pode ser encontrada na primeira página do Google.
Com o Google AdWords você tem a vantagem de que o seu anuncio será visualizado pelo seu mercado, exatamente quando eles estão à procura pelo o seu produto, serviço ou ofertas.
2) Campanhas geolocalizadas
AdWords lhe dá opções de fazer campanhas geolocalizadas. Assim, se você é um negócio local, (como um restaurante), se o seu público-alvo for regional, ou até mesmo se você for uma empresa que só atende em determinadas regiões do país, você pode fazer campanhas que vão ser vistas pelo seu consumidor em uma determinada região da sua escolha e você não estará desperdiçando verbas de publicidade.
AdWords permite que você direcione facilmente sua campanha para países e áreas dentro de um país, e também raio de segmentação (para mostrar os seus anúncios para as pessoas dentro de uma certa distância a partir do seu negócio). Você pode excluir locais, também, mesmo na sua proximidade de segmentação. Excluindo locais você traz seu ROI para cima, reduzindo os custos e tornando a sua campanha mais precisa.
Aqui está um exemplo de segmentação por raio em torno de uma empresa localizada em São Paulo:
Você pode segmentar por grupos de locais baseados em nível de renda familiar. Então determinar um nível de renda familiar específico dentro de uma área de localização de seu interesse. Com isso, apenas as áreas que correspondem a esta renda estarão aptas para exibir os seus anúncios.
3) Mostrar suas informações de contato
As extensões de anúncio permite as empresas a aumentar anúncios com números de telefone, um endereço, downloads de aplicativos, revisões e muito mais. Eles geralmente aparecem em azul, logo abaixo de sua descrição do anúncio.
Com a inclusão de mais informações de contato em seus anúncios, você faz caminho mais fácil para o seu potencial cliente se conectar com você.
Se você é um restaurante, por exemplo, você pode mostrar o seu endereço local, e incluir links para páginas de menu específico, ofertas e outras páginas de destino específicas em seu site.
As extensões de anúncio não custam nada para incluir em seu anúncio.
4) Pesquisas altamente segmentadas
Quanto mais segmentadas forem as palavras-chave, melhor o Google irá classificar o seu anúncio. Você também vai alcançar muito mais clientes, que querem exatamente o que você oferece.
O Google Adwords sugere palavras-chave para cada grupo de anúncios que você criar. Ajudando você a escolher as palavras mais otimizadas, específicas para os grupos de suas campanhas de anúncios.
Pense com a cabeça do seu consumidor, e escolha palavras que eles estão buscando. Você pode configurar palavras-chave diferentes para cada um dos seus grupos de campanhas de anúncios também. E você pode alterar as palavras a qualquer momento para otimizar o seu alcance.
5) Siga seu cliente com remarketing!
Imagine a seguinte situação: Você visita um site e permanece nele por um tempo, e depois sair. Você continuar vendo anúncios e banners do site da empresa, ou mesmo a página do produto em que estava. Isso é Remarketing.
Com o Google Adwords, se um cliente interessado já visitou seu site, quando eles saem do seu site, você pode segui-los nas Redes de Display do Google, ou Pesquisa do Google.
Resumindo: O seu visitante ira ver banners e anúncios da sua empresa em diversos sites e portais que ele visitar depois que sair do seu site!
Esta é uma tecnologia poderosa que tem sido utilizada e-commerce para potencializar vendas.
6) Alcance seus clientes por dispositivos móveis
O Google Adwords te dá várias opções de otimização para dispositivos móveis.
Nas configurações da sua campanha, você pode deixar a cofiguração padrão para “Todos”. Essa opção segmenta todos os tipos de dispositivos móveis ou não. Se você quer atingir somente os usuários de dispositivos móveis, você tem essa opção. Segue uma imagem das opções de dispositivos que você tem se você quer mostrar mais o seu anúncio em dispositivos móveis:
Se você promove uma cafeteria ou um bar local, anúncios para celular são um ajuste perfeito. Seu cliente pode estar procurando por uma cafeteria, enquanto está andando pelo seu bairro. Eles procuram por lugares nas proximidades. Seu anúncio otimizado para dispositivos móveis aparece em primeiro lugar!
7) Obtenha resultados mensurados
Google AdWords dá-lhe toneladas de opções personalizáveis para acompanhar e medir todas as suas campanhas, em um Painel.
Você pode, por exemplo, definir e acompanhar os seus próprios objetivos para:
•Retorno sobre o Investimento (ROI)
•Tráfego para seu site
•Vendas e Conversões
•Quais palavras-chave estão tendo o melhor desempenho
•Qual título consegue a melhor taxa de cliques
•As vezes que os seus anúncios estão com melhor desempenho
Você tem excelentes métricas do Google. E, você pode fazer seus relatórios de resultados tão simples ou complexos ou como você quer e você pode integrar seu site a conta do Adwords com o Google Analytics.
8) Controle do seu orçamento
Com o Google AdWords, você pode definir o orçamento de publicidade. O Google Adwords não exige um valor fixo para você começar suas campanhas. Você pode começar no Adwords investindo um valor mínimo de R$ 50,00 reais.
9) O Adwords é mais rápido que o SEO
Através de SEO (Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas) pode demorar meses até o site ficar bem posicionado em relação a palavras-chave relevantes nos resultados “Gratuitos” começarem a aparecer os resultados.
No Adwords este problema não existe, você pode anunciar o site para palavras relevantes para o seu negócio e o site da sua empresa aparecerá nas primeiras páginas do Google em questão de minutos para ter resultados de forma imediata.
10) Melhore continuamente seus resultados
Ao contrário de qualquer publicidade off-line que você está fazendo, é muito simples para acompanhar o seu ROI real no Google AdWords. É também muito simples de ajustar seu o anúncio para obter melhor resultados e melhorar seus lucros.
“Marketing é importante demais para ser deixado para o departamento de marketing.”
David Packard-Fundador da HP
Criar estratégias de marketing alinhadas aos objetivos do seu negócio são uma tarefa complexa, em pequenas e médias empresas o departamento de Marketing pode não ter a expertise e experiência necessárias para isso, isso não significa que você deve se livrar de seu departamento de Marketing, mas sim fazer dele um ponto focal com uma equipe multidisciplinar de fornecedores que cuidarão disso para você.
Já esta convencido? Google AdWords precisa ser uma parte do plano de marketing da sua empresa!