Como criar conteúdo de qualidade para Indústrias – Artigos, vídeos, guias, e-books e mais

O Marketing de Conteúdo é um elemento crucial para geração de leads em qualquer segmento de negócios e nas industrias não é diferente. Construído de forma planejada vai fortalecer a imagem da sua marca criando um relacionamento e engajamento com os seus clientes. Mas cuidado, não erre na estratégia ao publicar conteúdos sem eficácia que irão apenas esgotar seus esforços de marketing e afastar os seus clientes.

Além de ser uma estratégia fundamental de conexão com os clientes em potencial, o marketing de conteúdo é essencial para as estratégias de SEO (Otimização para mecanismos de busca) contribuindo de forma efetiva para o posicionamento de sua página no Google.

Neste artigo abordarei algumas práticas para te ajudar a produzir conteúdos que conectem a sua indústria com compradores em potencial. Vamos lá!?

Planejamento e Metas de Conteúdo

Como qualquer projeto empresarial a produção de conteúdo deve começar pelo planejamento do que será realizado e o estabelecimento de metas claras para isso.

Sua indústria quer aumentar o número de contatos de clientes? Melhorar a qualidade destes contatos? Promover uma linha de produtos? Fortalecer a sua marca? Definir os objetivos ajudará na determinação do público que você deseja atingir e em uma maior qualidade dos conteúdos produzidos.

Para cada conteúdo crie uma pauta do que será produzido, quais palavras-chave serão fortalecidas, para quem o conteúdo está sendo escrito, quais produtos serão promovidos. Estas informações servirão de guia.

Estabeleça um responsável pela produção do conteúdo, prazo para produção e estratégias de divulgação.

Crie uma rotina regular de publicação tanto em seu Blog como em redes sociais, esta regularidade irá gerar engajamento por parte da sua audiência.

Escreva para seus compradores

Como é o seu relacionamento comercial com compradores? Sua empresa utiliza uma comunicação formal, casual ou técnica?

Ao longo dos anos as empresas vão desenvolvendo formas de comunicação específicas de acordo com o público que atendem, desenvolvem materiais e ações de relacionamento que agradem a este público.

Toda essa experiência deve ser utilizada na definição de personas de seus clientes ou na representação do seus cliente ideal, definindo seus hábitos, interesses dentre outras características a serem exploradas no processo de comunicação.

Ao desenvolver os conteúdos lembre-se das características das personas e produza como se estivesse falando diretamente com elas, ao acessar conteúdos que atendem às suas necessidades individuais essas pessoas se conectarão de forma mais efetiva com a sua empresa.

Escreva conteúdos relevantes para o seu público, coloque o seu eu de lado e procure ajuda-los educando-os e entretendo-os.

Para ser considerado de qualidade seus conteúdos devem atender a seus clientes em potencial. Coloque-se no lugar do cliente e responda as seguintes perguntas:

  • O conteúdo responde a perguntas frequentes de seus clientes?
  • O conteúdo tem relevância para meu público-alvo?
  • O conteúdo ajudará meus clientes na solução de problemas?

Se você não obtiver respostas positivas para estas perguntas a realidade é que os conteúdos que você tem produzido estão com problemas de relevância. Considere os feedbacks diários de seus clientes, quais necessidades eles têm trazido até você? É muito possível de que outras pessoas em seu mercado estejam enfrentando os mesmos desafios e isso representa uma oportunidade de produção de conteúdo.

Ajude de forma efetiva

Seu conteúdo deve oferecer ajuda de forma efetiva aos seus clientes em potencial, comunique estes benefícios de forma clara no título.

Algumas ideias e títulos de tópicos:

  • Dicas e Conselhos Práticos: Como você pode ajudar aos seus clientes a melhorar os seus processo ou prazos de entrega? Como pode ajuda-los a trabalhar mais rápido sem sacrificar a qualidade?
  • Ações de melhorias Imediatas: Forneça informações que podem ser implementadas imediatamente melhorando o dia-a-dia de seus clientes.
  • Experiências e Tendências: Quais aprendizados diários você tem tido sobre o seu setor? Como isso pode contribuir com seus clientes em potencial?

Criar uma cultura interna de produção de conteúdo muitas vezes é o caminho do sucesso para regularidade e assertividade. Escrever sobre algo que você é especialista aumenta a qualidade do resultado. Mostrar para o seu público-alvo que você entende do mundo dele irá fortalecer o seu relacionamento e mostrar comprometimento com a entrega de valor a eles.

Promova seus conteúdos mais assertivos

Com o passar do tempo você deverá entender cada vez melhor quais ações de relacionamento geram mais engajamento e resultados por parte da sua persona. Consolide estas informações e caminhe na direção da assertividade otimizando sempre o emprego de recursos financeiros x retorno de suas ações.

Experimente diferentes formatos de conteúdo, os posts de blogs são muito efetivos quando o assunto é geração de tráfego e devem ser produzidos em maior volume, porém, apenas um grande volume de acessos sem a geração de contatos não é o que sua indústria deseja.

Invista na produção de e-books, guias, videoaulas, infográficos e conteúdos interativos para com a sua audiência. A grande vantagem destes conteúdos é que os seus visitantes estarão mais dispostos a realizar um pagamento social, ou, deixar uma contrapartida na forma de dados de contato, curtidas ou compartilhamentos para ter acesso ao conteúdo.

O mapeamento e controle de todos estes pontos de contato é essencial para otimização dos esforços de marketing.

Características essenciais de conteúdos de qualidade para indústrias

Diversidade

Na produção de conteúdos informativos é comum que as pessoas exagerem nas informações gerando materiais muito extensos, e tudo bem fazer isso, mas tenha em mente que nem sempre mais é melhor. Variar na extensão dos conteúdos irá ajudar a entender melhor os interesses do seu público e a trabalhar de forma isolada assuntos menores que podem ser de grande interesse.

Sempre que um conteúdo for muito extenso tenha atenção à objetividade e procure utilizar-se de Call-to-Action e outros artifícios que retenham o leitor evitando um abandono da sua página.

Variar na forma também é muito importante, para além de artigos, procure escrever e-books, guias, descritivos técnicos, enfim, tudo o que entender que faça algum sentido para o seu público-alvo.

Ser compartilhável

Conteúdos desenvolvidos para internet devem ser sempre compartilháveis, o estímulo ao compartilhamento e a facilitação desta ação por parte dos leitores devem ser muito bem pensadas e exploradas. O compartilhamento de um determinado conteúdo aumenta o alcance deste conteúdo à rede de relacionamento do autor desta ação e tendo em vista que este autor é um cliente em potencial ele deve se relacionar com pessoas parecidas com ele gerando assim um ciclo de ouro no processo de geração de relacionamentos.

Vídeos

Os conteúdos em vídeo são o próximo estágio quando o assunto é marketing de conteúdo. Números mostram que conteúdos em vídeo ou híbridos geram 66% mais leads (contatos), aumentam em 54% o reconhecimento da marca, tem um retenção da mensagem por parte do usuário na casa de 95% contra 10% de conteúdos puramente escritos e 89% dos espectadores provavelmente comprarão o seu produto depois de assistirem por opção a um vídeo seu.

O Marketing de Conteúdo contribuirá de forma efetiva para o seu crescimento!

Oferecer o conteúdo certo, no momento certo a pessoa certa é uma estratégia que leva algum tempo mas levará a sua indústria a se estabelecer como referência em pensamento no setor, fortalecendo sua marca e produzindo resultados reais.

O segredo do marketing de conteúdo é simples e eficaz, responda as dúvidas e necessidade de seus clientes em potencial através de posts em seu blog, e-books, guias, etc. Ao criar conteúdo regularmente  e investir na divulgação dos melhores você caminhará na direção de fortalecimento da sua marca e crescimento da sua presença no mercado.

Você está pronto para começar? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas em marketing para indústria para ver como podemos criar conteúdos que engajarão de forma efetiva o seu público-alvo. Oferecemos ainda uma avaliação gratuita da sua saúde digital onde verificamos como seus esforços atuais de marketing podem ser melhorados.

Autor: Danilo Pedrosa
Especialista em projetos de marketing/marketing digital, trabalho com marketing desde 2010 e com marketing digital desde 2014.

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa empresa de marketing pode impulsionar suas vendas, aumentar sua visibilidade online e alcançar seus objetivos de negócios.

Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind