O Marketing Pago, ou divulgação de uma indústria, é o último estágio de um plano de Marketing Digital 4.0. Em diversos conteúdos, disponíveis em nosso Blog, abordamos temas como Identidade Visual, Website, Redes Sociais, SEO, Inbound Marketing, Persona, dentre outros essenciais a um Plano de Marketing. Em uma analogia que eu costumo utilizar, com o trabalho realizado até agora a sua indústria arrumou a casa, preparou o cardápio, drinks, decoração, música, fez uma lista de convidados e é chegada a hora de chama-los para a sua festa!
Neste artigo irei falar sobre o que é o Marketing Pago, porque e como a sua indústria pode usufruir de seus benefícios de forma efetiva e definitiva, vamos lá!?
O que é o Marketing Pago?
O Marketing pago é um modelo que visa os consumidores online usando diferentes formatos, como anúncios em redes sociais ou anúncios em mecanismos de pesquisa (Google), direcionados aos interesses e intenções destes. Uma grande vantagem deste modelo de divulgação é a possibilidade de segmentação das ações à públicos bem específicos, a partir de suas características demográficas e comportamentais, o que permite a geração de Leads que façam sentidos para os negócios da sua indústria.
Atualizando o nosso vocabulário digital, os termos publicidade e marketing são comumente utilizados com o mesmo significado, porém, a publicidade está mais para um componente do Marketing relacionado a divulgação paga de um determinado produto, ideia ou mesmo uma empresa.
Publicidade, Divulgação ou Marketing Pago para Indústrias
Quando falamos de Publicidade online, duas possibilidades se destacam, o Search Engine Marketing (SEM), ou, Marketing para mecanismos de busca, e o Social Media Marketing (SMM), ou, Marketing para Redes Sociais.
Há ainda outras possibilidades, como por exemplo, a realização de anúncios em um blog de um segmento que seja de interesse do seu público alvo, ou ainda, a utilização de uma Rede de Displays, onde com a utilização de inteligência artificial, você pode, por exemplo, aparecer em anúncios em diversos sites visitados por um visitante que passou por seu website. A essa tática apresentada por último damos o nome de Remarketing.
Quando a mensuração de resultados e pagamento destes anúncios o modelo mais utilizados é o de Pay Per Click, ou, Pagamento por Click (PPC), onde um valor baseado em uma média pré-definida é cobrado sempre que um usuário clica em seu anuncio. Há também outros modelos de pagamento como o pagamento por impressão, onde, o valor é cobrado sempre que o seu anúncio aparece para um usuário da internet.
Quando implementadas corretamente e otimizadas a atender às necessidades e objetivos pré-definidos do seu negócio, as táticas acima podem ser muito efetivas, porém, quanto maior o potencial de retorno de um clique, maior será o seu custo, desta forma, não esqueça de “organizar a festa” antes de chamar os convidados.
Por que a sua Indústria precisa de uma estratégia de publicidade online?
A dinâmica do mundo dos negócios se torna cada dia mais agitada e a velocidade com que as coisas mudam nunca esteve tão alta, desta forma, aqui vai um insight importante, se a sua indústria não estiver procurando, todos os dias, novas estratégias de marketing, seus concorrentes acabarão ficando a sua frente. A Jornada de compra dos clientes não é a mesma de cinco anos atrás, o mundo digital é uma realidade que continua evoluindo e expandindo a cada dia.
Os mecanismos de busca são utilizados por 77% dos compradores BtoB quando estes buscam novos fornecedores.
A sua Indústria pode até ter o melhor produto, o mais confiável, o melhor custo benefício, mas de que tudo isso adiantará se as pessoas certas não souberem disso? É aí que entra a importância da Publicidade Digital.
Anúncios em Redes Sociais, Redes de Pesquisas e Redes de Displays – Qual a diferença?
Anúncios em Redes Sociais, Redes de Pesquisas e Redes de Displays são todos formatos de publicidade que nós recomendamos para sua indústria, a maioria dos quais você mesmo deve consumir todos os dias.
Os anúncios em Redes de Pesquisa segmentam os usuários a partir de necessidades específicas, por exemplo, digamos que você está pesquisando por um fornecedor de embalagens, quando você pesquisa no Google por “fornecedor de embalagens em São Bernardo do Campo”, as empresas de embalagens desta região são recomendadas na parte superior da tela. Essas primeiras opções são patrocinadas, ou seja, uma forma de marketing pago.
Anúncios em Redes Sociais são anúncios que atingem os usuários destas redes, ou seja, dentro de sua tarefa de “organizar a festa”, você deverá identificar quais as Redes Sociais mais utilizados por seus convidados e quais os interesses destes na utilização destas redes, desta forma você otimizará os investimento e aumentará o retorno de suas ações.
Anúncios em Redes de Displays são anúncios veiculados em outros websites, como por exemplo, G1, R7, Uol, Terra, dentre outros.
O que também é importante para sua estratégia paga é garantir que você tenha as medições e relatórios corretos para sinalizar se algo está errado. As tendências de marketing estão mudando constantemente com base nas atualizações de tecnologia e no comportamento do comprador industrial. Seu sucesso depende de quão bem você pode se adaptar a essas mudanças e otimizar suas campanhas para produzir retorno real.
Qual o próximo passo da minha Estratégia de Publicidade Online?
Até agora sua cabeça deve estar passando por uma tonelada de pensamentos. Em qual plataforma de marketing pago devo focar primeiro? Quanto gasto com marketing devo alocar para minha estratégia de marketing pago?
A verdade é que não há uma resposta clara porque, francamente, depende do seu negócio. O que sabemos é que o marketing pago funciona para todas as empresas no espaço de fabricação B2B. Onde quer que seu público-alvo passe mais tempo, você também deve estar.
Você precisará de conteúdo valioso como base por trás de sua estratégia de marketing pago, porque um não pode funcionar bem atrás do outro. Pesquisa, planejamento e experimentação são necessários para encontrar a combinação certa de táticas de marketing pago para compartilhar efetivamente seu conteúdo de qualidade e envolver seus leads industriais. Elementos como marketing de conteúdo e e-mail marketing são fundamentos essenciais de marketing para os profissionais de marketing industriais de hoje. Podemos ajudá-lo a eliminar todas as suposições e fazer parceria com você à medida que você transforma digitalmente a maneira como expande seus negócios.
Você está pronto para começar? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas em marketing para indústria para ver como podemos desenvolver as estratégias de Marketing Pago de seu negócio possibilitando que você converse de forma objetiva com quem importa. Oferecemos ainda uma avaliação gratuita da sua saúde digital onde verificamos como seus esforços atuais de marketing podem ser melhorados.