10 Ideias de Marketing de Conteúdo para indústrias (Para todos os estágios do funil de vendas)

10 Ideias de Marketing de Conteúdo para indústrias

Sua indústria não vê resultado nas estratégias de marketing atualmente aplicadas? É hora de desenvolver uma estratégia de inbound marketing e colocá-la em prática! O inbound marketing consiste na criação de conteúdos que nutram os seus clientes em potencial ao longo das 3 etapas do funil de vendas: atração, relacionamento e conversão (vendas!).

Neste artigo apresentarei ideias de marketing de conteúdo a serem desenvolvidas ao longo do funil de vendas de forma a melhorar o resultado de suas ações de marketing.

Os desafios apresentados nos últimos anos levaram os fabricantes a realizar mudanças significativas em suas estratégias de marketing, migrando seus orçamentos antes destinados a feiras e eventos presenciais para criação de conteúdos digitais e realização de ações de engajamento no mundo digital. Esta transição mostrou de uma forma impactante o quanto é possível realizar resultados positivos a partir destas ações.

Pesquisa do Content Marketing Institute mostra que 30% das indústrias que realizaram essa transição nos investimentos para criação de conteúdos digitais de marketing se posicionam entre as empresas mais bem sucedidas em suas estratégias.

Estamos ainda vivendo um momento de ajustes nesta realidade, com a volta dos eventos presenciais, indico que a aplicação de um modelo híbrido de marketing, consolidando estratégias de marketing tradicionalmente utilizadas pela indústria associadas a ações de marketing de conteúdo e engajamento digital é o melhor caminho neste momento.

Marketing de conteúdo – Ajudando os compradores com o seu trabalho

O marketing de conteúdo é o nome dado para as ações e estratégias que dizem respeito ao funil de inbound marketing. O inbound marketing possui um funil próprio e específico que embora possa variar de acordo com o cenário competitivo e modelo de negócios de uma empresa geralmente é dividido em 3 estágios: atração, relacionamento e conversão.

As três fases do funil de inbound marketing se alinham com a maneira como os compradores tomam as suas decisões, inicialmente pesquisando e explorando oportunidades que atendam as suas necessidades (atração), a partir deste primeiro filtro passam a investigar as diferentes opções consideradas (relacionamento) e por fim decidem qual será a opção de compra (conversão). Um quarto estágio ainda deve ser acrescentado após a compra, o encantamento, momento de manter o comprador satisfeito.

Um plano de inbound marketing bem sucedido deve incluir conteúdos que atendam as necessidades dos compradores em todos os estágios do funil, os ajudando da atração (topo) ao momento que se tornarão clientes (fundo).

Ideias de Marketing de Conteúdo para o topo do funil de inbound marketing (atração)

O topo do funil é onde a sua indústria começa a estabelecer um relacionamento com o seus clientes em potencial, geralmente visitantes que chegam ao seu website a partir de uma estratégia bem sucedida de SEO ou por meio de tráfego pago (SEM e PPC). Estes visitantes procuram por informações de qualidade sobre os seus produtos e serviços, precisam de respostas à suas dúvidas ou de possíveis soluções para algum problema.

Você precisa oferecer estas informações de forma a ser útil ao maior número de pessoas possível dentro deste grupo de potenciais clientes, atraindo-as a preencher um formulário (se tornando parte da sua lista de contatos). Aqui vão algumas ideias:

Posts no Blog

Os posts em um blog são a forma mais comum de marketing de conteúdo, atendendo a diferentes objetivos. Para os compradores no topo do funil a sua empresa deve oferecer conteúdo educacional que resolva problemas complexos de forma inteligente. Os posts em um blog costumam ser a principal porta de entrada de um website, um conteúdo relevante e de qualidade levará o visitante a assinar uma newsletter ou a explorar outros conteúdos como e-books, guias e outras iscas digitais.

E-books

Os e-books são utilizados quando é preciso abordar determinado assunto com maior profundidade em relação a um post no blog. Estes assuntos devem ser definidos de forma estratégica levando em consideração, por exemplo, temas com maior engajamento em posts realizados no blog. Os e-books são considerados uma isca digital, onde, quando o interesse do visitante é despertado, é possível realizar uma troca entre o material oferecido e os dados de contato deste visitante.

Dados e análises de pesquisas do setor

Informações relevantes sobre os mercados de atuação de seus potenciais clientes são conteúdos que também irão atraí-los a seu website. A publicação de dados consolidados de pesquisas e análises de especialistas, por exemplo, são um exemplo de conteúdo a ser utilizado.

Vídeos da fábrica

Os vídeos de tour na fábrica ajudam a mostrar a qualidade de seus processos e capacidade, além de adicionar um elemento humano criando conexão com o potencial cliente. em números, 92% dos profissionais de marketing que utilizam vídeos das fábricas qualificam esta ação como parte importante na estratégia de marketing. O vídeo deverá ficar disponível na home e página sobre nós, além de redes sociais da empresa.

Postagens em redes sociais

A utilização de redes sociais nem sempre se mostra como uma escolha óbvia para as indústrias, mas acredite, é essencial à estratégia de inbound marketing. Na era do marketing 4.0 uma regra básica deve ser observada, a sua empresa deverá estar em todos os lugares onde os seus compradores estão. Para começar esta caminhada é importante entender que a construção de redes sociais relevantes demanda tempo.

As redes socias tem um papel fundamental no fortalecimento das marcas e no alcance das ações de marketing direcionando tráfego para o seu website. Seu conteúdo nestas redes deve ser informativo e divertido ao mesmo tempo, consistentes com a identidade de sua empresa e constantes.

Ideias de Marketing de Conteúdo para o meio do funil de inbound marketing (relacionamento)

O meio do funil é a fase de avaliação de seu potencial cliente quanto a compra de seus produtos e serviços. Quando olhamos para relação volume x tempo podemos notar que embora o topo do funil seja o estágio com o maior volume de pessoas, o meio do funil é o estágio onde os seus potenciais cliente passaram mais tempo durante este processo.

Este é o momento de realmente construir um relacionamento com o cliente, estabelecer confiança e se diferenciar dos concorrentes. Concentre-se em oferecer informações realmente úteis. Vamos a algumas ideias:

Guias de comparação

Os compradores industrias podem ter muitas opções em relação a solução de um determinado problema e podem não saber qual a melhor opção para eles. Ajude-os na solução desta situação com guias de comparação de diferentes produtos que servem a propósitos semelhantes.

Cases de sucesso

Uma das melhores maneiras de conquistar a confiança de potenciais clientes é com a apresentação detalhado de cases de sucesso, ou, como a sua indústria contribuiu para o sucesso de projetos de seus clientes.

Guias de utilização do produto

A medida que o comprador chega ao fundo do funil o papel do inbound marketing é contribuir com a formalização deste processo. um guia de utilização do produto, passo-a-passo, com especificações e boas práticas recomendadas pode contribuir de maneira fundamental no transição deste estágio.

Ideias de Marketing de Conteúdo para o fundo do funil de inbound marketing (conversão)

É chegada a hora de converter os seus leads em clientes. Neste momento conteúdos mais promocionais são um empurrãozinho válido, mas sem perder a concentração nos benefícios dos produtos e serviços. Aqui vão algumas ideias:

Vídeos de produtos

Os vídeos tem se tornado elemento cada vez mais significante no marketing de conteúdo. Este artifício trazem a tona o elemento humano de conexão para com o produto desejado. A evidência física de uma imagem pode ser o que falta para o fechamento de um negócio.

Folhas de precificação e folhetos

Neste momento os compradores querem saber exatamente o que a sua empresa está oferecendo. As folhas de precificação e materiais focados nos produtos são importantes para a tomada de decisão.

Precisa de mais ideias de marketing de conteúdo?

Esperamos que estes exemplos de marketing de conteúdo contribuam de forma significativa para as estratégias de marketing da sua empresa!

Não sabe por onde começar? Entre em contato conosco! Analisaremos o seu website e informaremos exatamente o que você precisa para aumentar o seu engajamento com potenciais clientes!

Autor: Danilo Pedrosa
Especialista em projetos de marketing/marketing digital, trabalho com marketing desde 2010 e com marketing digital desde 2014.

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa empresa de marketing pode impulsionar suas vendas, aumentar sua visibilidade online e alcançar seus objetivos de negócios.

Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind