Como escanear seu site WordPress para identificar código malicioso

escanear seu site WordPress para identificar código malicioso

Muitas vezes nossos visitantes nos perguntam, se existe uma maneira de verificar se o seu site WordPress possui um código potencialmente malicioso? A resposta para essa pergunta é SIM. Existem ferramentas gratuitas e pagas disponíveis para analisar o seu site WordPress em busca de códigos potencialmente maliciosos ou indesejados. Normalmente, malwares e códigos maliciosos podem passar despercebidos por muito tempo, a menos que você faça varreduras regularmente em seu site. Neste artigo, mostraremos como verificar facilmente seu site WordPress em busca de malware e códigos potencialmente mal-intencionados.

Quando escanear seu site WordPress por malware e código malicioso?

O melhor momento para escanear o seu site WordPress em busca de malware e código malicioso é agora. Muitos iniciantes não instalam um verificador de segurança do WordPress imediatamente, isso significa que um malware ou uma injeção de código mal-intencionado podem passar despercebidos por um longo tempo.

Muitos usuários não notam nada até que alguns sinais reveladores levantam suspeitas de que seu site foi invadido.

Mesmo que o seu site WordPress não seja invadido ou afetado, você ainda deve aprender como verificar o seu site WordPress em busca de códigos maliciosos. Isso ajudará você a proteger seu site contra ataques futuros.

Dito isto, vamos dar uma olhada em como analisar minuciosamente seu site WordPress em busca de códigos potencialmente mal-intencionados.

1. Sucuri

Sucuri-Security

A Sucuri é uma solução de segurança para sites WordPress. Eles são um serviço pago, mas oferecem um serviço gratuito limitado para escanear seu WordPress.

Para escanear rapidamente seu site, você precisa instalar e ativar o plugin gratuito Sucuri Security .

O plugin verifica seus arquivos do WordPress para ver se eles estão alterados. Ele também verifica possíveis códigos maliciosos, iframes, links e atividades suspeitas.

Em seus planos pagos, conta com a melhor proteção de firewall do WordPress. Seu firewall de aplicativos de sites no nível do DNS bloqueia qualquer atividade suspeita ou malware, mesmo antes de chegar ao seu site.

Recomendamos o uso de um firewall de site no nível do DNS, porque é mais eficaz. O firewall da Sucuri também atende ao conteúdo estático do seu site por meio de seu próprio CDN, o que proporciona um aumento significativo no desempenho e melhora a velocidade do WordPress.

2. Wordfence

O Wordfence é outro popular plugin de segurança do WordPress que permite que você escaneie facilmente o seu site WordPress em busca de códigos suspeitos, backdoors, URLs maliciosas e padrões conhecidos de infecções.

Ele verifica automaticamente seu website em segundo plano e você também pode iniciar manualmente uma verificação a qualquer momento.

Você poderá ver o progresso do escaneamento. Quando a verificação estiver concluída, o Wordfence mostrará os resultados.

Ele irá notificá-lo se ele encontrou algum código suspeito, infecções, malware ou arquivos corrompidos em seu site. Ele também recomendará ações que você pode tomar para corrigir esses problemas.

O Wordfence também vem com um firewall no nível do aplicativo. Este firewall ajuda a prevenir ataques de força bruta e hackers. No entanto, ele é executado em seu site, o que o torna um pouco menos eficaz.

3. Anti-Malware Security

O Anti-Malware Security é outro plug-in de segurança WordPress muito poderoso que pode ajudá-lo a verificar o WordPress em busca de códigos maliciosos e malware.

O plugin procura código suspeito, scripts, ameaças .htaccess, backdoors e padrões conhecidos de infecções em todas as pastas e arquivos do seu site. Ele executa uma varredura abrangente, que pode demorar um pouco para terminar.

O autor do plug-in atualiza ativamente as definições, o que significa que elas estão melhorando continuamente para detectar novas ameaças à medida que são descobertas.

Tenha em mente que o plugin pode mostrar um monte de ameaças potenciais, que na verdade são falsos positivos. Você terá que comparar manualmente esses arquivos aos arquivos de origem, o que poderia ser muito trabalhoso.

Também inclui uma opção de firewall. O firewall é na verdade um firewall em nível de software que é menos eficaz que um firewall em nível de DNS.

Como limpar o malware ou código suspeito no WordPress?

A primeira coisa que você precisa fazer é mudar imediatamente todas as suas senhas do WordPress. Isso inclui suas contas de usuário do WordPress, conta de hospedagem do WordPress , contas de FTP ou SSH e sua senha de banco de dados do WordPress.

Isso garante que, se uma dessas senhas for comprometida, os hackers não poderão usá-la para recuperar o acesso.

Em seguida, você precisa criar um backup completo do WordPress usando um plug-in ou manualmente pelo phpMyAdmin e FTP. Essa etapa garante que, se algo acontecer durante a limpeza, você ainda possa reverter para o estado infectado de seu website.

Depois disso, recomendamos contratar um profissional de segurança do WordPress para limpar o site para você. A ShiftMind, conta com planos mensais de manutenção e suporte WordPress que inclui o serviço de remoção de malware. Mesmo que o seu site já esteja afetado, a nossa equipe limpara o site para você.

Limpar um site WordPress hackeado é bastante difícil, mesmo para usuários experientes do WordPress. Sabendo que você tem especialistas em segurança reais disponíveis para limpar o seu site e cuidar da segurança oferece uma enorme paz de espírito para os empresários.

Você também pode tentar limpá-lo sozinho. É um trabalho difícil e pode levar muito do seu tempo.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como verificar seu site WordPress em busca de malware e códigos potencialmente mal-intencionados.

Se você gostou deste artigo, então assine o nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress. Você também pode nos encontrar no Twitter, Linkedin e no Facebook.