Como desativar o Gutenberg e manter o editor clássico no WordPress

Como desativar o Gutenberg e manter o editor clássico no WordPress

Você quer desativar o Gutenberg e manter o editor WordPress clássico no seu site? Gutenberg é um editor WordPress que substituiu o editor clássico do WordPress. Embora ele seja moderno, muitos usuários estão achando ele difícil de usar e preferem manter o editor clássico. Neste artigo, mostraremos como desativar facilmente o Gutenberg e manter o editor clássico no WordPress.

O que é Gutenberg?

Gutenberg é o novo editor do WordPress com o objetivo de modernizar a experiência de escrita no WordPress.

Ele tenta funcionar como um plugin construtor de páginas e permite arrastar e soltar itens em um post ou página. O objetivo é oferecer mais flexibilidade e permitir que os usuários do WordPress criem layouts exclusivos para seus textos com conteúdo multimídia avançado.

Gutenberg se tornou o editor padrão do WordPress com o lançamento do WordPress 5.0.

Por que desativar o editor Gutenberg no WordPress?

Muitos usuários acham que o Gutenberg em seu estado atual está difícil de usar. Isto é evidente pela média de avaliação baixa do plugin. No momento de escrever este artigo, há 1,581 avaliações de uma estrela contra 430 avaliações de cinco estrelas.

Apesar das críticas negativas, a equipe principal do WordPress avançou e tornou o Gutenberg o editor padrão do WordPress 5.0.

Isso está fazendo muitos usuários muito preocupados. Eles querem ter o opção para desabilitar o Gutenberg e manter o editor clássico.

Felizmente, há um plugin da equipe principal do WordPress que permite que você faça exatamente isso.

Vamos dar uma olhada em como desabilitar facilmente o Gutenberg e continuar usando o editor clássico do WordPress.

Método 1. Desativar o Gutenberg com o Plugin do Classic Editor

Para este método, usaremos o plugin Classic Editor, que é desenvolvido e mantido pelos principais colaboradores do WordPress.

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin Classic Editor . Se você não sabe instalar um plugin, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin no WordPress.

O plugin desativará o editor do Gutenberg após a ativação.

Este plugin também oferece uma opção para manter o Gutenberg e o editor clássico ao mesmo tempo. Você pode configurar isso nas configurações do plugin.

Basta ir à página Configurações »Escrita na área de administração do WordPress. Você verá a opção para fazer isso em “Permitir que os usuários alternem entre editores”.

Não esqueça de clicar no botão “Salvar alterações” para armazenar suas configurações.

Agora você poderá editar artigos usando o editor que você achar melhor, por exemplo: usando o editor clássico para artigos antigos e o editor Gutenberg para artigos novos. Basta acessar a página Posts » Todos os posts e você verá os links para escolher os editores abaixo dos posts.

Escolher entre editor clássico e editor de blocos

Método 2. Usar o Editor Clássico com o Plugin Disable Gutenberg

Se você quiser desativar o Gutenberg para determinadas funções de usuário e tipos de posts , esse método ajudará você a fazer isso.

Primeiro, você precisa instalar e ativar o plugin Disable Gutenberg .
Se você não sabe instalar um plugin, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plug-in do WordPress.

Após a ativação, você precisa visitar a página Configurações » Disable Gutenberg para definir as configurações do plugin.

Plugin Disable Gutenberg configuração padrão

Por padrão, o plugin irá desativar o Gutenberg em todos os lugares para todos os usuários em seu site. No entanto, se você quiser limitá-lo a determinadas funções de usuário e tipos de posts, será necessário desmarcar a opção “Disable Gutenberg everywhere”.

Ao desmarcá-la, serão exibidas mais opções para desabilitar seletivamente o Gutenberg para determinadas funções de usuário, tipos de posts, temas ou posts individuais.

Esta opção é útil se você estiver usando um plugin do WordPress que não seja compatível com o Gutenberg, mas deseja usar o Gutenberg para outras áreas do seu site.

Não se esqueça de clicar no botão “Salvar alterações” para armazenar suas configurações.

O WordPress é o construtor de sites mais popular do mundo, utilizado em mais de 31% de todos os sites na Internet.

Tem milhares de plugins e temas e pode ser utilizado para todos os tipos de sites e lojas de comércio eletrônico até comunidades de membros.

Muitas dessas ferramentas de terceiros dependem muito do editor clássico do WordPress. A equipe principal deu aos desenvolvedores tempo suficiente para tornar seus plugins e temas compatíveis com Gutenberg. No entanto, é possível que muitos deles não sejam totalmente compatíveis com o editor Gutenberg.

Se você gostou deste artigo, então assine o nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress. Você também pode nos encontrar no Twitter e no Facebook e Linkedin.