Melhorando a velocidade do site: ferramentas e sugestões

A velocidade do site é um dos fatores que determina se você obtém uma boa classificação no Google. A velocidade do site é um fator de classificação de suma importância.

Para iniciantes, um site rápido oferece uma experiência de usuário muito melhor do que um site lento. Diversas pesquisas mostraram repetidas vezes que as pessoas não compram muito em sites mais lentos e não leem ou se envolvem tanto em sites mais lentos. Isso por si só deve ser motivo suficiente para garantir que a velocidade do seu site seja a melhor possível.

Além de ser melhor para os usuários, sites mais rápidos podem ser mais fáceis para os mecanismos de pesquisa rastrearem, processarem e indexarem suas páginas. Isso significa que seus posts levarão menos tempo para aparecer nos resultados da pesquisa, além de apresentar um desempenho e uma classificação melhores.

As melhores ferramentas de medição de velocidade do site

Ao analisar o SEO de um site, você deve sempre verificar a velocidade do site. Mas quais ferramentas você deve usar e quais métricas você deve observar?

Os testes de velocidade podem variar de acordo com a localização do teste, influências ambientais (como a hora do dia) e outros fatores. Essa é apenas uma das razões pelas quais as ferramentas de velocidade nem sempre fornecem os mesmos resultados. Ferramentas diferentes podem medir a velocidade de maneira diferente e até usar métricas completamente diferentes.

É por isso que recomendamos o uso de todas essas ferramentas ao testar um site (e não confie em apenas uma):

Cada uma dessas ferramentas tem uma abordagem um pouco diferente quando se trata de medir, relatar e fazer sugestões de melhorias. Para tirar o máximo proveito deles, você precisará entender bem as diferentes métricas que medem e entender a melhor forma de interpretar os resultados.

Os melhores plugins do WordPress para acelerar seu site

Em termos gerais, existem três categorias de coisas que os plugins do WordPress podem fazer para acelerar um site. Eles podem:

  • Implementar cache (do lado do servidor e / ou do cliente)
  • Alterar a maneira como seu tema (e / ou banco de dados) funciona / carrega
  • Otimizar a entrega de mídia

Existem alguns plugins de otimização de velocidade que são muito especializados e focam em fazer um trabalho muito bom em apenas uma pequena parte dessas categorias. Outros plugins podem lidar com a maioria, ou mesmo todas essas áreas, mas de maneira mais geral. É raro encontrar um único plugin que resolva todos esses problemas.

Temos algumas recomendações, mas você deve fazer sua própria pesquisa e teste, pois o desempenho pode variar significativamente com base em sua configuração de hospedagem, tema e outros plugins. Certifique-se de testar completamente, pois um plugin de desempenho configurado incorretamente pode facilmente quebrar um site.

A maioria deles vem com cache de página inteira (onde uma versão estática de cada página é salva e veiculada aos usuários, sem a necessidade de carregar o WordPress e todo o site), e vários tipos de otimização de recursos (compactação de imagem, carregamento lento, etc.).

  • WP Rocket – muito poderoso, mas difícil de personalizar. Projetado para ser simples – muito poucas opções de configuração. Nenhuma versão gratuita.
  • W3 Total Cache – extremamente poderoso e extremamente flexível. Projetado para ser abrangente. Centenas de caixas de seleção e opções.
  • WP Optimize – Um bom meio termo, com cache básico de página inteira e algumas sofisticadas ferramentas de otimização de banco de dados + mídia.
  • WP Super Cache – Uma solução básica que oferece cache de página inteira, mas não possui outras / técnicas avançadas de otimização.
  • Autoptimize – Alguma otimização realmente inteligente de JavaScript / CSS / HTML, embora sem cache de página inteira (deve funcionar bem com uma solução dedicada de cache de página inteira)

Cuidados a serem considerados

É importante não esquecer que antes de instalar qualquer plugin no seu site é importante fazer um backup completo do site, caso o seu site simplesmente saia do ar… ao testar um plugin…você poderá restaurar o seu site. Existem hospedagens que possuem recursos de backup no painel de controle, uma hospedagem que recomendamos é CloudAccess.net.

E tenha em mente que todos os plugins adicionados ao seu site provavelmente têm algum impacto na velocidade do site. Na pior das hipóteses, um plugin pode ser mal codificado e criar gargalos à medida que suas páginas são carregadas. Na melhor das hipóteses, um plugin é simplificado e eficiente, mas ainda adiciona uma lógica extra ao seu site, o que ainda pode exigir milissegundos preciosos para ser executado.

Ao escolher plugins, é uma boa prática considerar o impacto no desempenho e, se possível, medir o antes e o depois para que você possa decidir se vale a pena a troca.

A melhor hospedagem WordPress

Ter um ambiente de hospedagem lento pode prejudicar a velocidade de um site, mesmo se você estiver usando cache e todas as técnicas de otimização de desempenho do mundo. A exclusão de um host lento e a atualização para um melhor podem ter um grande impacto na rapidez com que suas páginas são carregadas.

Mas, como os plugins de desempenho, não há um ajuste perfeito para todos quando se trata de hospedagem. É importante que você faça sua própria pesquisa e encontre o equilíbrio certo de custo, recursos e desempenho que atenda às suas necessidades.

Dito isto, algumas empresas de hospedagem são muito melhores que outras; especialmente no que diz respeito à experiência com WordPress e otimização de desempenho. Para ajudar a diminuir seu processo de pesquisa, compilamos uma lista de empresas de hospedagem confiáveis ​​e controladas – cada uma das quais confiamos quando se trata de WordPress e velocidade!

O melhor CDN WordPress

Um CDN (ou “rede de distribuição de conteúdo”) é uma excelente ferramenta para melhorar a velocidade de carregamento do seu site. A CDN aproxima seu site fisicamente do visitante, por assim dizer. Se o seu provedor de hospedagem possui um servidor em São Paulo e o visitante é de Nova York, nos Estados Unidos, pode haver uma longa latência que resulta em baixo desempenho. Ao adicionar um CDN, o seu site pode entregar o seu conteúdo em um local próximo ao visitante e, portanto, acelerar drasticamente o tempo de carregamento.

MELHOR CDN WORDPRESSÀ esquerda: o tráfego para o seu site chega a um único servidor. À direita, uma CDN envia visitantes para o servidor mais próximo de sua localização.

Os mesmos princípios que explicamos para escolha de plugins de “faça sua própria pesquisa” se aplicam aqui também. Você precisará encontrar a melhor combinação de desempenho, recursos e preço.

Somos grandes fãs do Cloudflare na ShiftMind (que usamos em nosso próprio ecossistema), mas pode não ser o ajuste perfeito para você.

Ao escolher um CDN para WordPress, vale a pena garantir que eles tenham uma boa integração de plugins, para que o cache de página e de recursos sejam atualizados ou eliminados automaticamente à medida que você escreve ou atualiza seu conteúdo (como o plugin Cloudflare WordPress).

Conclusão

Quando cada milissegundo pode fazer a diferença entre um visitante comprando ou saindo, sempre há mais espaço para a otimização do desempenho. Analisamos regularmente a instalação e configuração de nossa hospedagem, CDN, plugins e tema – e você também deve.

Tem uma ótima recomendação para acelerar o WordPress? Deixe-nos saber nos comentários!