SEO hacks: redirecionamento 301 de todos os erros 404s para sua página inicial

Checar e Corrigir Erros 404

Muitas vezes, encontro alguns  “SEO hacks” que as pessoas aplicam, que na verdade só prejudicam seus projetos. Um desses SEO hacks muito comuns é o de redirecionando 301 de todas as URLs que retornam os erros 404 para sua página inicial. Deixe-me explicar por que isso pode comprometer o seu esforço de SEO e arruinar o seu projeto.

A premissa deste hack SEO

A justificativa para esse hack é que os erros 404 são contados pelo Google e que o número de erros no seu site afeta a capacidade geral do site de classificar. A solução, que realmente não é uma solução, que as pessoas fazem é começar fazendo redirecionamento 301 de todas as páginas de erro 404 para sua página inicial. Deixe-me citar algumas das razões que as pessoas dão para fazer isso:

  • Transferir o Google Page Rank (TM) das páginas que com erros 404 para a página inicial
  • Tentar evitar erros 404 a qualquer custo, uma vez que afeta negativamente o seu SEO.

Nós seremos os primeiros a lhe dizer que você deve ficar de olho nos seus erros 404 e tentar corrigi-los sempre que possível. O Google mostra um gráfico dos seus erros 404 no Google Search Console e reduzir o número de 404s no seu site é uma boa ideia. Isso não significa que seu site não deve ter nenhum 404s…..

Deixe-me explicar porque este tipo de hack só vai prejudicar o seu site: Quando você faz esse redirecionamento geral, todas essas URLs são tratadas como 404s de qualquer forma. Portanto, nenhum deles espalha valor. Portanto, as razões listadas acima estão erradas. Além disso, ao redirecionar todas as suas páginas 404, você descarta a oportunidade de encontrar erros reais em seu site e corrigi-los.

Melhores soluções para erros 404

A melhor solução para esse problema de ter muitos 404s é analisar os erros e tentar resolver de forma granular. Os erros 404 podem existir por vários motivos e cada um desses motivos tem sua própria “solução”. Por exemplo:

  • Alguém linkou para um artigo e cometeu um erro em sua URL. Se você puder redirecionar a URL errada para a URL do artigo correto: faça isso.
  • Você deletou uma página, redirecionar para uma página semelhante ou definir cabeçalhos 410 (o yoast seo tem um gerenciador que permite isso).
  • Alguém está tentando saber se seu site pode ser invadido por uma determinada URL, o que pode causar um erro 404.
  • Você tem um monte de 404s no seu site porque você tinha um link quebrado no seu template em algum lugar: conserte o link quebrado. Em seguida, redirecione todos os 404s para a página ou arquivo de conteúdo similar, se este conteúdo não existe defina erro 410 para a URL e o Google irá excluir esta URL do Índice.
  • Alguém está digitando URLs aleatórias no seu site procurando algo: um erro 404 está correto. Naturalmente, sua página 404 pode ser útil para orientá-los corretamente

Não redirecione todos os seus erros 404 para página inicial!

Agora, não tome isso como se estivéssemos dizendo a você para não fazer redirecionamento 301 para seus erros 404. Estamos dizendo para você fazer isso granularmente . Não há nada de errado em ter alguns erros 404 em seu site, e você definitivamente deve ficar de olho neles. Se você usa o WordPress ele tem plugins que torna isso realmente fácil de fazer.