Sábado, 24 Fevereiro 2018

O Google está terminando o primeiro clique grátis, o que significa para editores?

SEO
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O Google está removendo um recurso de pesquisa controverso denominado primeiro clique grátis (FCF - First Click Free), que permite que os usuários acessem conteúdos sem ter de pagar pela assinatura de um site, quando eles são direcionados a partir de um resultado na ferramenta de busca.

O primeiro clique grátis realmente exigiu que os editores forneçam um mínimo de três artigos gratuitos, forçando alguns sites a desistir de mais conteúdo gratuito do que eles gostaram.

Isso vai mudar.

O que é primeiro clique grátis (FCF - First Click Free)?

O Google lançou o FCF em 2007, como uma forma de expor conteúdo que estava bloqueado mediante o pagamento por assinatura em sites de notícias. Dessa forma, a empresa queria evitar que o usuário tivesse a navegação bloqueada, acreditava-se que isso ajudaria o internauta a experimentar o conteúdo para, depois, decidir se gostaria de assinar o site. O recurso é parte da busca de notícias, o Google News.

O FCF sempre gerou críticas ao Google pelos veículos de imprensa, que acreditam que o recurso reduz a taxa de assinaturas.

No ano de 2017, o The Wall Street Journal abandonou o primeiro clique grátis e viu seu tráfego de usuários a partir da busca do Google cair em 45%. Contudo, a empresa registrou um crescimento das conversões de assinaturas que quadruplicou o número de assinaturas registradas anteriormente. 

Não há mais primeiro clique grátis

Em um esforço para formar parcerias com veículos de imprensa e ajudá-los a aumentar a receita, o Google está substituindo o primeiro clique grátis pela  "Amostragem flexível". A amostragem flexível permitirá que os editores decidam quantas amostras de conteúdo eles querem distribuir, se houver. O modelo chamado de  "Amostragem flexível" permite que as pessoas vejam uma quantidade predeterminada de artigos antes de um clique para entrar.

O Google recomenda uma medição mensal, em vez de diariamente, dizendo que dá aos editores mais flexibilidade para experimentar. Dez artigos por mês é o ponto de partida recomendado.

O Google enfatiza que fornecer alguma forma de conteúdo gratuito é uma necessidade para ser bem sucedido online. Claro, a idéia de fornecer conteúdo gratuito é obter mais assinaturas. O Google também está trabalhando para melhorar esse processo.

Processo de Assinatura Simplificado

O Google simplificará as assinaturas do site, acreditando que mais pessoas se inscreveriam se fosse mais fácil fazê-lo. Inscrever-se em um site será tão fácil quanto dar um único clique, diz o Google, utilizando as tecnologias de pagamento e identidade existentes da empresa.

Uma vez inscritos, os usuários poderão acessar o conteúdo de um site em todos os serviços do Google. Uma vez que cada modelo de assinatura é diferente, o plano do Google para melhorar os cadastros ainda está em andamento até que uma solução possa ser desenvolvida para se adequar a uma variedade de tipos de assinatura.

Henry Douglas

Analista de marketing digital e trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla e Wordpress.

shiftmind.com.br/

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