Como melhorar o SEO para pequenas empresas

Proprietários de pequenas empresas muitas vezes lutam para melhorar seu SEO local . Se você tem sua empresa, seus clientes e agora seu site, eles  também exigem atenção. Neste artigo, examinarei algumas melhorias que qualquer pequeno empresário pode fazer sozinho. Isso vai lhe custar tempo e nenhum dinheiro. Use este artigo como uma lista de verificação e veja como você está indo. Aqui vamos nós!

Seja Realista!

Vamos começar com o mais importante: seja realista sobre quais palavras-chave você pode ter como alvo para melhorar a classificação ou não. Gerencie suas expectativas. Se os seus concorrentes são empresas gigantes com enormes orçamentos de marketing, você provavelmente não irá ser o número um para sua principal palavra-chave (por exemplo: loja on-line). Aposte em palavras-chave específicas, e não nas palavras-chave genéricas e avançadas.

Qual é o seu nicho?

Reserve algum tempo para encontrar as palavras-chave que melhor descrevem sua empresa. Se você é uma mercearia local que também entrega para as casas das pessoas, trabalhe a palavra-chave “comprar mantimentos Diadema” e não “fazer compras on-line”. Veja como você pode se diferenciar da horda e focar nisso. Isso também inclui o foco em palavras-chave de cauda longa. Isso me leva à minha próxima dica.

Use palavras-chave intermediárias

Não há necessidade de exagerar na especificação de seu nicho, por exemplo: “Equipamento esportivo para equipes que é fácil de lavar em Diadema” provavelmente só lhe dará um novo visitante por dia. Concentre-se nas palavras-chave do meio da cauda, ​​como “equipamentos esportivos Diadema”. Você verá que, para uma empresa de pequeno porte, geralmente compensa adicionar o nome da cidade a algumas páginas otimizadas. Mais sobre palavras-chave de cauda longa em nosso artigo sobre a cauda longa.

Adicionando o nome da cidade

Não coloque palavras-chave no seu site com o nome da sua localização. Se você realmente quiser classificar localmente, tente incluir o nome da cidade de uma maneira que faça sentido. Adicione o esquema LocalBusiness, por exemplo. E obtenha alguns links locais para o seu site. Se você tiver um site WordPress, um plugin que eu recomendo é o Local SEO for WordPress plugin que ajuda na implementação desse tipo de dado estruturado de forma fácil. Isso já te ajudará muito! Se você não tiver um site em WordPress podemos desenvolver um para você, conheça nosso serviço de criação de sites WordPress.

Utilize plataformas online

Se há uma coisa que posso dizer-lhe pela minha experiência, é que as pequenas empresas locais se comunicam muito através das redes sociais. Use uma conta do Twitter ativamente, configure sua página no Facebook e mantenha-a atualizada. Adicione a sua empresa no Google Meu Negócio e certifique-se de que o seu horário de funcionamento esteja preenchido, se tiver algum. Todas as pesquisas do Google por sua empresa ou pesquisas relacionadas a elas podem ser exibidas imediatamente, antes de qualquer resultado de pesquisa orgânica. O mesmo vale para sites como o Yelp ou o TripAdvisor. Eles têm seus profissionais de marketing trabalhando 24/7. 

Utilize plataformas off-line

Novo site? Entre em contato com o jornal local. Novos Produtos? Entre em contato com o jornal local.  Não subestime o alcance dessas empresas de notícias locais. As pessoas leem essas publicações. Se você tiver alguma notícia interessante, entre em contato com esses editores e veja se eles podem ajudar você a promover sua empresa off-line. Se você participar de um evento local, adicione uma postagem de blog ao seu site também. Apenas certifique-se de que seja relevante.

Boca a boca

Crie prova social em torno da sua loja, por exemplo, pedindo às pessoas para deixar um comentário no Google Meu Negócio ou no Yelp/TripAdvisor. Faça sorteios ou brindes para seus visitantes online. 500 curtidas no Facebook? Dê o número 500 como um cupom para sua loja, online ou offline. Tem uma venda para uma marca específica? Você pode considerar promovê-lo apenas online. Patrocinando um evento local? Configure uma landing page específica do evento e peça a eles compartilharem. Estas são todas as pequenas coisas que podem levar as pessoas a falar sobre sua empresa.

Adicionar conteúdo permanente

Se você quiser classificar, apenas postar notícias ou horários de abertura não será suficiente. Você deve adicionar páginas com o chamado conteúdo evergreen. O conteúdo Evergreen são conteúdos atemporais que permanecem com mesmo valor após vários anos, são conteúdos que não expiram em breve como uma notícia. O conteúdo Evergreen pode estar no topo da sua pirâmide de pesquisa de palavras-chave. Este conteúdo pode ser a base sólida de seus sites. Expanda essa base por produto, serviço ou valor comercial para que você possa se concentrar em todo o conteúdo dinâmico que você vai escrever diariamente ou semanalmente.

Blog para empresas

A maneira mais fácil de manter seus clientes (e outros) informados sobre seus produtos e ofertas é adicionando um blog ao seu site. Esse blog alimentará suas mídias sociais e sua newsletter, por isso é uma ferramenta muito mais abrangente do que “apenas uma adição” ao seu site.

Por favor, tenha em mente que “falta de inspiração” é uma triste desculpa para não colocar esse blog ao seu site. A Evelyn acabou de fazer um artigo com várias dicas que te darão essa inspiração para escrever posts para o seu blog. Basta começar e ver para aonde vai. Você encontrará seu caminho nisto com certeza.

Se você precisa de ajuda para criar um blog memorável, conte com nossos especialistas!

Obtenha links locais

Para enfatizar o caráter local da sua loja/empresa, ela será recompensada se você tiver vários negócios locais relacionados que existem em sua região. Ao entrar em contato com essas empresas ou sites, você expandirá sua rede local e criará uma oportunidade de obter backlinks valiosos. Apenas por causa desses backlinks locais, o Google entenderá seu alcance / posicionamento geográfico.

Detalhes de contato em todos os lugares

Para a maioria dos sites de pequenas empresas, o principal objetivo é entrar em contato com seus clientes em potencial. A maneira mais simples de deixar isso claro é adicionar seus detalhes de contato a todas as páginas. Não importa se isso está no rodapé ou na barra lateral. Adicione seu número de telefone ou um formulário de e-mail para que as pessoas possam entrar em contato com você da maneira mais fácil possível.

Conclusão

Colocar todo esse esforço pode parecer um aborrecimento, já que você já está gastando tanto tempo em redes locais, redecorando as vitrines da sua loja e muito mais. Você deve ter em mente que, para alguém que encontra sua loja online primeiro, é importante ter essa aparência. Seu site é o substituto online para as vitrines. Se sua loja/empresa atual for decorada para alguma data comemorativa, sugiro também que você analise mais detalhadamente como pode traduzi-la para seu website.

Certifique-se de que as pessoas se sintam bem-vindas e que sejam atraídas para comprar seus produtos ou serviços on-line. Ou, pelo menos, sinta a vontade de conhecer sua empresa local para ver o que você pode fazer por eles.