Análise de dados: dicas para você identificar o que mais combina com o seu negócio

Abrir um negócio exige uma série de responsabilidades por parte da pessoa por trás de tal empreendimento, e a palavra-chave nesse sentido é conhecimento. Sendo importante conhecer tanto o seu mercado como o público com que pretende trabalhar.

Um conceito importante não apenas para novos tipos de serviços, que operam com a criação de novas estratégias e ferramentas, como também para aqueles negócios vistos como tradicionais, que operam a partir de técnicas conhecidas do mercado.

 

Como no setor de alimentação, no qual existe a necessidade de entregar um produto que agrade o paladar e a visão dos clientes, que se afeiçoam ao espaço assim que entram em suas dependências, diante do aroma agradável presente no local.

 

Mas assim como existem outras atividades que podem estar associadas a um negócio do ramo alimentício, como na compra de papel sublimatico fundo azul rolo para a produção dos cardápios a serem distribuídos nesses espaços gastronômicos.

 

Fora o processo de digitalização dos negócios, onde é preciso adaptar esses empreendimentos ao modelo de entregas, com as ferramentas digitais tornando-se essenciais para que um estabelecimento comercial consiga prosperar.

 

Entre essas ferramentas disponíveis no mercado tecnológico, é cada vez mais importante trabalhar junto aos conceitos e análise de dados, que já se encontram em abundância nas plataformas virtuais.

Como funciona a análise de dados

Esse tipo de análise se refere ao estudo das informações que podem ser encontradas na internet, e com a popularidade das redes sociais, o que antes era difícil de se conquistar, hoje torna-se possível de ser analisado com uma simples visualização nessas redes.

 

Com os participantes dessas plataformas usando das mesmas para expor suas opiniões acerca dos mais diversos assuntos, incluindo o seu ponto de vista sobre o produto ou serviço oferecido por uma marca, é permitido uma maior análise sobre essa audiência.

 

Isso tudo dentro de um sistema conhecido como o Big Data, no qual um grande volume de dados pode ser encontrado junto às redes digitais, praticamente um livro aberto a ser estudado, para que uma empresa consiga adotar as melhores estratégias de mercado.

 

Tudo para que seja possível se conectar de forma profunda com os seus clientes e consumidores em potencial, a permitir os chamados insights, termos relacionados às soluções encontradas no que se refere à gestão de um negócio.

 

Uma realidade para os mais diversos tipos de empreendimentos, algo social, como um restaurante, ou um serviço técnico, como na produção de equipamentos voltados ao controle de acesso portaria.

 

De uma forma geral, uma análise de dados é capaz de levar a uma série de benefícios ao relação ao seu negócio, tais como:

 

  • Estudo do mercado;
  • Conhecer melhor o seu público;
  • Identificação de novas estratégias;
  • Encontrar pontos no negócio a serem resolvidos.

 

Por isso, quando se fala sobre o estudo de dados, existe uma variedade de modelos de análise que podem ser adotados ao seu negócio, sendo preciso conhecê-los, para escolher qual melhor se adequa aos seus objetivos como empreendedor.

As variações disponíveis de análises de dados

Da mesma forma com que um estudo de dados lida com um número variado de informações a serem observadas, existe também uma grande pluralidade ao que se refere aos modelos disponíveis para esse tipo de exame, como:

 

  • Análise descritiva (estuda os dados coletados);
  • Análise preditiva (busca formas de se prevenir);
  • Análise prescritiva (apresenta ações a serem tomadas);
  • Análise diagnóstica (busca compreender um evento).

 

Uma série diferenciada de maneiras de se estudar os dados dos usuários presentes na internet, que podem ter algum tipo de relação com o seu negócio, como clientes e consumidores em potencial.

 

E assim como uma análise de água potável consegue indicar os índices de consumo desse líquido, uma análise de dados pode indicar as melhores estratégias a serem adotadas em seu negócio, para atingir os melhores resultados.

 

Para definir qual é o modelo de estudo que melhor se adequa ao seu projeto comercial, é preciso antes identificar quais são os seus objetivos perante tal análise, realizar um planejamento para lidar com tais dados, junto de ferramentas com um suporte adequado.

 

Dessa forma, independente do formato de análise que melhor se conecte aos seus interesses mais próximos, é importante que a realização dessas análises sejam coisas comuns ao seu negócio, de forma a encontrar o melhor auxílio para suas decisões.

 

Pois assim como um plano de gerenciamento de resíduos sólidos para empresas pode ser essencial para adequar sua companhia aos conceitos sustentáveis, uma análise de dados pode ajudar na adoção de estratégias eficazes ao seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.