A importância dos mecanismos de buscas para um negócio

A internet se popularizou por ser um canal de navegação onde as pessoas realizavam alguma busca e encontraram inúmeros resultados. Isso fez com que dentro do universo digital todo negócio criasse alguma forma de ser localizado dentro desse grande sistema

Porém, nem sempre foi assim. a internet que conhecemos é apenas uma pequena parcela do que realmente é esse oceano digital, mas as águas mais profundas só são acessadas por programadores e desenvolvedores que precisam adentrá-las.

 

Toda a face que conhecemos na internet é proporcionada e popularizada graças aos mecanismos de pesquisa que são sites desenvolvidos para que qualquer pessoa possa encontrar algo de forma quase que imediata por meio de uma pesquisa simples.

 

Utilizamos esses mecanismos praticamente todos os dias dentro dos navegadores de buscas, como o Google e o Bing. 

Dessa forma, é como se todo o usuário da rede fosse um navegador e todo o site uma ilha, só que com uma fachada com letra caixa pronta para ser localizada. 

 

Dentro dessas ilhas encontram-se os e-commerces, portfólios, sites de vendas de cursos, produtos, serviços e muitas outras possibilidades.

Todo site publicado na rede já está presente, mas não necessariamente é fácil de ser localizado. 

Por isso, diversas pessoas realizam estudos diariamente com o objetivo de fazer com que sites pessoais e de clientes possam ser facilmente encontrados nos mecanismos de busca.

Estrutura SEO e sua importância

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, que são diversas ações que tem como o objetivo aproveitar a maneira como os mecanismos de pesquisa funcionam e fazer com que os sites sejam encontrados mais facilmente.

Então imagine uma empresa que vende placas em acrílico personalizadas, ela cria um site, mas mesmo assim não consegue de forma alguma receber acessos. 

Isso pode ocorrer por diversos motivos que envolvem a forma como o site de porta perante o algoritmo de busca.

Para que os sites de busca funcionem é preciso que um algoritmo trabalhe de acordo com uma série de gatilhos. Alguns deles são:

 

  • Palavras-chave dentro do conteúdo;
  • Textos com parágrafos curtos;
  • Tempo de permanência do usuário dentro do site;
  • Links funcionando para manter a navegação do usuário constante;
  • Sites leves com carregamento rápido;
  • Tráfego pago, ou seja, pagar para ser localizado.

 

Todos esses agentes são de extrema relevância dentro de uma empresa que quer aumentar suas vendas dentro dos sites de busca, por isso diversos profissionais especializados em estratégias SEO são considerados todos os dias.

 

Paralelamente os desenvolvedores dos mecanismos de pesquisa estudam formas de aprimorar o algoritmo com o objetivo de fazer as buscas fluírem de forma mais “justa”, ou seja, sem um padrão predefinido como um projeto de controle de acesso.

A importância de ser localizado 

Mesmo que você desenvolva o site do seu negócio, mantê-lo no ar pode ser um tanto quanto custoso. Tanto na questão financeira quanto na parte do tempo. Esse investimento precisa ter um retorno para o negócio, caso contrário não faria sentido ter um site.

 

Ocorre que conforme as pessoas estão mais integradas ao ambiente digital, surge a necessidade iminente de criar uma imagem positiva dentro das redes para conquistar a confiança de todos e conseguir se localizar por uma vertente orgânica.

 

As vertentes orgânicas são pessoas que localizam sua empresa unicamente por pesquisas simples nos mecanismos de busca. Algo que ocorre frequentemente todos os dias e é feito por milhões de pessoas.

 

Uma mesma pessoa pode fazer uma busca por um curso de excel avançado a distancia e graças ao site de pesquisa, localizar uma empresa nova que está começando ou quem sabe encontrar aquele professor que oferece aulas particulares.

 

As possibilidades são muitas e com a alta concorrência do mercado é necessário estar à frente da concorrência. Por fim, é impossível não atrelar o advento digital com o advento da pandemia.

 

A realidade trazida por ela fez com que grandes, médias e até microempresas tivessem de elaborar maneiras práticas de agregar compra, entrega e apresentação de produtos ou serviços dentro do universo digital.

 

Muitos já estavam preparados para uma nova realidade digital, enquanto outros tiveram de se adaptar. Enquanto uma terceira parcela foi criada já nesse ambiente para atender necessariamente essas pessoas.

 

Foi-se o tempo onde a internet não era um local para realizar compras e as grandes empresas já dispõe de diversos meios para isso. Cabe a todos também aderirem a essa realidade, mas para vender é preciso ser visto e para ser visto é preciso ser localizado.

 

Dentro do grande universo digital, os mecanismos de pesquisa possibilitam com que todos possam ser vistos e localizados, oferecendo ao consumidor a escolha da melhor opção. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.