A diferença entre SEO e SEM

A diferença entre SEO e SEM

Muitas pessoas não sabem diferença entre o SEO e o SEM. As frases SEO (search engine optimization) e SEM (search engine marketing) são semelhantes – e por vezes usados ​​como sinônimos, mas SEO e SEM são serviços diferentes.

A maioria dos proprietários de pequenas empresas sabem um pouco sobre SEO (search engine optimization) e as diferentes táticas para ajudar a classificação do Website nos resultados de busca orgânica. Outra tática importante para os negócios de Internet é SEM (search engine marketing), que inclui o Search Engine Optimization, anúncios pagos e outros serviços relacionados de motores de busca.

Mesmo tendo nomes semelhantes e, por vezes usados ​​como sinônimos, SEO e SEM são diferentes!

O que exatamente é Search Engine Optimization (SEO)?

Search engine optimization (SEO) pode ser descrito como estratégias e táticas usadas para garantir que um site seja acessível a um motor de busca otimizando as suas chances de ser encontrado.

O objetivo do SEO de sucesso é obter uma boa classificação nas páginas de resultados de pesquisa de um motor de busca (por exemplo, Google, Bing, Yahoo e outros motores de busca). A maioria dos usuários de Internet confiam mais nos sites que aparecem bem colocados nas páginas de resultados de pesquisa orgânica, de modo que um site aparecer nas primeiras posições das pesquisas orgânicas é essencial para direcionar mais tráfego e conseguir mais conversões para o site.

De acordo com uma pesquisa feita pela Iprospect mais de 60% das pessoas clicam nos resultados de buscas orgânicos. E o percentual é ainda maior entre indivíduos com maior experiência de uso da Internet. O relatório completo encontra-se em: iProspectSurveyComplete

Quanto melhor for a posição de um site na primeira página dos motores de buscas, maior a chance de que o site seja visitado por um potencial cliente.

SEO é tipicamente um conjunto de “white hat” melhores práticas que os webmasters e produtores de conteúdo Web seguem para ajudá-los a alcançar uma melhor classificação nos resultados dos buscadores. Algumas dessas melhores práticas incluem:

– Criar e publicar conteúdo excelente.

– Análise palavra-chave e usando palavras-chave.

– O Link building para melhorar a popularidade do site.

– Usando links de mídia social em sites como Facebook, Twitter e Linkedin.

– Melhorar a navegação do seu site para fornecer uma excelente experiência ao usuário e muito mais!

O que é Search Engine Marketing?

Muitas pessoas começam com um bom site e investem em SEO, mas não necessariamente investem em outro componente muito importante o search engine marketing.

SEM é um termo mais amplo do que SEO, e é usado para abranger diferentes opções disponíveis para usar a tecnologia de um motor de pesquisa, incluindo anúncios pagos. SEM é freqüentemente utilizado para descrever atos associados com a pesquisa, apresentação e posicionamento de um site dentro de motores de busca. Ele inclui não só a otimização para motor de busca (SEO), mas também anúncios pagos em motores de pesquisa e serviços relacionados que iram aumentar a exposição e aumentaram o tráfego para o seu Website.

SEM oferece-lhe a oportunidade gerar trafego instantâneo para o seu site e você paga com base em cliques (você só paga por cada clique através de anúncios veiculado em motores de buscas). Anúncios de uma campanha SEM de sucesso será mostrado para os consumidores especificamente à procura de seus produtos ou serviços, resultando em uma maior taxa de conversão.

A diferença entre SEM e SEO

SEM é um termo mais amplo do que SEO. Onde SEO visa proporcionar melhores resultados de busca orgânica, SEM usa os motores de busca para fazer propaganda de seu site ou negócio para clientes de Internet e enviar um tráfego mais alvejado a seu Web site.

Por exemplo, quando as pessoas usam um motor de busca para consultar “bolsas de moda”, o resultado da pesquisa orgânica é onde as técnicas e estratégias de SEO podem ajudar o seu site a ser mais visível. Já a publicidade paga, ou links patrocinados são aqueles afixados acima ou ao lado dos resultados de pesquisa orgânica que é um produto da SEM.

SEO e SEM não está competindo serviços. SEO é considerado um subconjunto dos serviços de SEM. Se você quiser realizar negócios na Internet, você precisa estar visível em ambos os resultados orgânicos e anunciados, o que significa que você precisa tanto de SEO e SEM.