7 erros de pesquisa de palavras-chave que você deve evitar

pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave deve ser o primeiro passo de cada estratégia de SEO. Pensar sobre as palavras que você deseja classificar é realmente o primeiro e mais importante passo que você precisa. Ainda assim, a pesquisa por palavras-chave pode ser bastante assustadora. Então, quais erros de pesquisa de palavras-chave você deve evitar em todos os momentos? Neste post, eu falo com você através dos erros de pesquisa de palavras-chave mais comuns que as pessoas parecem estar fazendo. Evitar esses erros irá ajudá-lo a criar uma estratégia de pesquisa de palavras-chave bem-sucedida.

1. Não fazer sua pesquisa de palavras-chave corretamente

Fazer pesquisa adequada de palavras-chave pode ser um trabalho difícil, selecionar e analizar centenas de palavras-chaves leva muito tempo. Talvez você pense que não precisa fazê-lo extensivamente. Você já sabe o que sua audiência procurará, certo? Não cometa esse erro! Reserve tempo para realmente mergulhar no idioma do seu público. Quais palavras eles usam? Em que termos eles procuram?

O resultado de sua pesquisa de palavras-chave deve ser uma extensa lista de palavras-chave para as quais você gostaria de conquistar classificações. Certifique-se de atualizar sua pesquisa de palavras-chave regularmente. Seu público pode mudar, conforme o foco de sua empresa e as necessidades do negócio. Isso também pode ter implicações para sua estratégia de palavras-chave.

Leia mais: “Pesquisa de palavras-chave: O guia final” »

2. Visar palavras-chave pouco realistas

Certifique-se de procurar palavras-chave realistas. Alguns nichos/segmentos são muito competitivos. O ranking em nichos competitivos é difícil se você está apenas começando seu site ou empresa. Se você está apenas começando, você não deve apontar as palavras-chave competitivas “cabeça” (ainda). Em vez disso, você deve se concentrar em palavras-chave de cauda longa (que são mais fáceis de classificar e ter uma maior chance de converter).

Por exemplo, se você começar um blog sobre fitness, será muito difícil começar a classificar para a palavras-chave ‘fitness’. Descubra quais aspectos do seu blog/negócios são únicos e tente classificar esses termos. Talvez você esteja escrevendo sobre exercícios físicos para aposentados. Visar a classificação para “fitness para aposentados” poderia ser uma boa estratégia. Nesse caso, você também deve apontar para “fitness para idosos”, “fitness para adultos mais velhos” e assim por diante.

Se você está no seu nicho a mais tempo e você está conseguindo conquistar posições em palavras-chave de cauda longa, você poderia apontar para classificar para as palavras-chave principais. O ranking para palavras-chave competitivas deve ser parte de uma estratégia de pesquisa de palavras-chave de longo prazo.

3. Usando palavras-chave irrelevantes

As palavras-chave que você pretende classificar devem ser as mesmas palavras que seus clientes usam. Você sempre deve usar o linguagem do seu público-alvo. Imagine-se vendendo vestidos para eventos de gala. No seu marketing, você se refere a esses vestidos como vestidos de gala. No entanto, as pessoas não procuram vestidos de gala. Eles procuram “vestido para noite”. Você não receberá muito tráfego para o termo de busca ‘vestido de gala’ em comparação com os termos de busca “vestido para noite”.

4. Focando em singular em vez de plural

Verifique sempre se você deve usar a forma plural ou singular de uma palavra-chave específica. Você deve classificar para “sapato de balé” ou para “sapatos de balé”? As pessoas procuram “casas de férias” ou “casas de férias”. Verifique sempre se você deve usar o singular ou o plural com o Google Trends. Se você deve usar o singular ou plural depende da sua palavra-chave específica.

5. Ter como objetivo de palavras-chave sem tráfego

As palavras-chave de cauda longa são uma ótima maneira de iniciar sua estratégia de palavras-chave. Essas palavras ganham menos tráfego, mas você terá uma chance maior de converter seus visitantes em compradores ou visitantes retornados. As pessoas que usam termos específicos para procurar exatamente aquela coisa que você está escrevendo são uma combinação muito boa. No entanto, se a sua palavra-chave for muito específica e não obtiver tráfego, não ajudará o seu SEO. Portanto, certifique-se de apontar para as palavras-chave de cauda longa que realmente têm algum tráfego!

6. Esquecendo-se de avaliar

Se você pretende conquistar classificações para determinados termos de pesquisa, certifique-se de verificar se você consegue. Você precisa avaliar regularmente se as pessoas realmente encontrarem seus artigos. Para fazer isso, você deve definitivamente usar no Google sua palavra-chave de foco de vez em quando, para ter informações mais exatas você pode verificar a seção Tráfego de Pesquisa do seu Google Search Console. Se você esquecer de avaliar, você não sabe se você deve focar em palavras-chave mais competitivas ou se você deve se concentrar mais em variantes de cauda longa.

7. Focando apenas uma palavra-chave por publicação

Se você escrever uma nota de blog decente, você poderia apontar para classificar por mais de um termo de pesquisa. Se você é capaz de fazer isso (sem apenas esticá-lo), você deve definitivamente fazê-lo. Para este post sobre erros de pesquisa de palavras-chave, por exemplo, eu procuro classificar para “erros de pesquisa de palavras-chave” e “estratégia de pesquisa de palavras-chave bem-sucedida“.

Conclusão: evite esses erros e tenha uma estratégia bem sucedida de pesquisa de palavras-chave

Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave demora muito tempo. É importante que você use esse tempo e realmente pense nos termos de pesquisa para os quais deseja classificar. Leia Pesquisa de palavras-chave: O guia final para ter muitas dicas práticas que o ajudarão a criar uma estratégia de pesquisa de palavras-chave bem-sucedida.