Marketing no Twitter para PMEs

Marketing no Twitter

Você já se perguntou como sua empresa pode obter resultados utilizando uma rede social de 140 caracteres? Veja como fazer Marketing no Twitter!

O Brasil é o segundo colocado entre os países com mais usuários no Twitter (Esta rede social está entre as 5 mais acessadas por aqui).

Por permitir publicações com limite de 140 caracteres, o twitter facilita a leitura rápida e a disseminação de mensagens em tempo real.

Para empresas que produzem conteúdo focado no seu público-alvo para disseminação nas Redes Sociais, o Twitter é perfeito, uma vez que a indicação de links é a prática mais comum no canal.

Neste artigo vamos apresentar melhor o Twitter como ferramenta de Marketing para Pequenas e Médias empresas (PMEs). Mostraremos as principais vantagens e oportunidades, como fazer os ajustes básicos, o que publicar, como encontrar pessoas relevantes para sua empresa acompanhar e como fazer o gerenciamento de uma boa presença no twitter.

Glossário do Twitter

Para você que nunca utilizou o Twitter, vai se deparar com alguns termos que são muito utilizados nessa rede social.

Preparamos um glossário rápido para entendimento itens básicos da rede:

Tweet: Publicação com limite de 140 caracteres.

Seguir: É assinar os tweets de um usuário. Tudo o que essa pessoa postar vai aparecer pra você.

Seguidores: Usuários que são assinantes de um determinado perfil para recebem o conteúdo.

@: Símbolo usado antes do nome do usuário. Utilizar o @nomedousuario no meio de um Tweet você faz uma menção a alguém.

Replies: Quando a menção a alguém é feita no início do Tweet, funciona como resposta.

Neste caso, os seguidores em comum entre você e o mencionado também vão ler o conteúdo.

Retweets (RT): É compartilhar a mensagem que você achou interessante e decidiu passar aos seus seguidores.

Direct Message (DM): Mensagem privada. Apenas o destinatário é capaz de ler e só é possívelenviar esse tipo de mensagem para quem te segue.

Timeline: É a linha do tempo onde aparecem, em tempo real, os tweets publicados pelos usuários que você segue.

Hashtag (#): O símbolo # serve para indicar o assunto sobre o qual seu post está falando.

Assuntos do Momento: São os tópicos mais comentados. As hashtags mais populares aparecem neste espaço, que fica no lado inferior esquerdo na página inicial do Twitter (quando você está logado).

Falar Diretamente com o Público

No Twitter é comum a interação entre pessoas e empresas. Para as empresas, foi dada a oportunidade de construir uma audiência e falar diretamente com o público sem intermediários.

Para as pessoas, é muito simples e fácil seguir e interagir, obtendo informações, tirando dúvidas e resolvendo problemas. O Twitter é algo leve, exige pouco comprometimento. Em geral, as pessoas são mais abertas a aceitar um tweet do que se cadastrar em uma newsletter, por exemplo.

O usuário consegue gerenciar facilmente suas relações: ele pode seguir e deixar de seguir a empresa com apenas um clique.

Segue algumas das principais utilidades da rede:

Vocação para espalhar conteúdo

O Twitter é um ambiente muito propício para espalhar seu conteúdo: cada retweet (RT) leva sua mensagem a diversos outros usuários, que por sua vez também podem retweetar e assim por diante.

Se você tem um blog com bastante conteúdo relevante, você pode colocar um botão compartilhar do Twitter em cada post, permitindo que o seu público compartilhe o seu conteúdo para este ambiente e construir de um ativo de relacionamento direto entre empresas e clientes

É um ótimo canal de distribuição de conteúdo, para você informar seus seguidores a respeito de novos posts, eBooks e lançamentos de produtos da empresa. Sua vantagem (ao contrário do Facebook), é que não há nenhum filtro que impeça o seu conteúdo de aparecer na Timeline do seguidor: tudo é exibido, em ordem cronológica.

Uma boa presença no Twitter permite um crescimento exponencial. Quanto mais seguidores sua empresa tem, maior a chance de alguém achar o seu conteúdo interessante e retweetar, e consequentemente para aumentar o seu número de seguidores.

Canal de atendimento ao cliente

Sendo uma rede social que exige pouco esforço e comprometimento o Twitter não é uma rede burocrática e permite uma forma de contato simples entre a empresa e o usuário. É uma ótima forma de aproximação com o cliente.