Sábado, 24 Fevereiro 2018

Marketing no Twitter para PMEs

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Você já se perguntou como sua empresa pode obter resultados utilizando uma rede social de 140 caracteres? O Brasil é o segundo colocado entre os países com mais usuários no Twitter (Esta rede social está entre as 5 mais acessadas por aqui).

Por permitir publicações com limite de 140 caracteres, o twitter facilita a leitura rápida e a disseminação de mensagens em tempo real.

Para empresas que produzem conteúdo focado no seu público-alvo para disseminação nas Redes Sociais, o Twitter é perfeito, uma vez que a indicação de links é a prática mais comum no canal.

Neste artigo vamos apresentar melhor o Twitter como ferramenta de Marketing para Pequenas e Médias empresas (PMEs). Mostraremos as principais vantagens e oportunidades, como fazer os ajustes básicos, o que publicar, como encontrar pessoas relevantes para sua empresa acompanhar e como fazer o gerenciamento de uma boa presença no twitter.

Glossário do Twitter

Para você que nunca utilizou o Twitter, vai se deparar com alguns termos que são muito utilizados nessa rede social.

Preparamos um glossário rápido para entendimento itens básicos da rede:

Tweet: Publicação com limite de 140 caracteres.

Seguir: É assinar os tweets de um usuário. Tudo o que essa pessoa postar vai aparecer pra você.

Seguidores: Usuários que são assinantes de um determinado perfil para recebem o conteúdo.

@: Símbolo usado antes do nome do usuário. Utilizar o @nomedousuario no meio de um Tweet você faz uma menção a alguém.

Replies: Quando a menção a alguém é feita no início do Tweet, funciona como resposta.

Neste caso, os seguidores em comum entre você e o mencionado também vão ler o conteúdo.

Retweets (RT): É compartilhar a mensagem que você achou interessante e decidiu passar aos seus seguidores.

Direct Message (DM): Mensagem privada. Apenas o destinatário é capaz de ler e só é possívelenviar esse tipo de mensagem para quem te segue.

Timeline: É a linha do tempo onde aparecem, em tempo real, os tweets publicados pelos usuários que você segue.

Hashtag (#): O símbolo # serve para indicar o assunto sobre o qual seu post está falando.

Assuntos do Momento: São os tópicos mais comentados. As hashtags mais populares aparecem neste espaço, que fica no lado inferior esquerdo na página inicial do Twitter (quando você está logado).

Falar Diretamente com o Público

No Twitter é comum a interação entre pessoas e empresas. Para as empresas, foi dada a oportunidade de construir uma audiência e falar diretamente com o público sem intermediários.

Para as pessoas, é muito simples e fácil seguir e interagir, obtendo informações, tirando dúvidas e resolvendo problemas. O Twitter é algo leve, exige pouco comprometimento. Em geral, as pessoas são mais abertas a aceitar um tweet do que se cadastrar em uma newsletter, por exemplo.

O usuário consegue gerenciar facilmente suas relações: ele pode seguir e deixar de seguir a empresa com apenas um clique.

Segue algumas das principais utilidades da rede:

Vocação para espalhar conteúdo

O Twitter é um ambiente muito propício para espalhar seu conteúdo: cada retweet (RT) leva sua mensagem a diversos outros usuários, que por sua vez também podem retweetar e assim por diante.

Se você tem um blog com bastante conteúdo relevante, você pode colocar um botão compartilhar do Twitter em cada post, permitindo que o seu público compartilhe o seu conteúdo para este ambiente e construir de um ativo de relacionamento direto entre empresas e clientes

É um ótimo canal de distribuição de conteúdo, para você informar seus seguidores a respeito de novos posts, eBooks e lançamentos de produtos da empresa. Sua vantagem (ao contrário do Facebook), é que não há nenhum filtro que impeça o seu conteúdo de aparecer na Timeline do seguidor: tudo é exibido, em ordem cronológica.

Uma boa presença no Twitter permite um crescimento exponencial. Quanto mais seguidores sua empresa tem, maior a chance de alguém achar o seu conteúdo interessante e retweetar, e consequentemente para aumentar o seu número de seguidores.

Canal de atendimento ao cliente

Sendo uma rede social que exige pouco esforço e comprometimento o Twitter não é uma rede burocrática e permite uma forma de contato simples entre a empresa e o usuário. É uma ótima forma de aproximação com o cliente.

Henry Douglas

Analista de marketing digital e trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla e Wordpress.

shiftmind.com.br/

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