Marketing nas Redes Sociais: Quantos Clientes Conseguirei?

Marketing nas redes sociais

Medir o retorno do investimento (ROI) com o marketing nas redes sociais é um desafio relevante. Prefiro começar diferenciando as metas de marketing das metas de vendas e depois estabelecendo parcerias com meus clientes para preencher a lacuna.

Vamos começar com o marketing nas redes sociais. Precisamos identificar duas a três metas de marketing específicas e estabelecer métricas concretas para medir a eficácia. Por exemplo, se o aumento do tráfego no site é uma meta, poderíamos começar identificando maneiras criativas de direcionar o tráfego das mídias sociais e medir o progresso com o Google Analytics. Clique aqui para mais exemplos.

O cumprimento dessas metas de marketing é fundamental para gerar vendas, mas não podemos confiar apenas no marketing de mídia social. Por exemplo, o que queremos que as pessoas façam quando acessarem o site? Baixar um guia gratuito? Compartilhar um post de blog? Preencher o formulário “fale conosco”?

Lembre-se que essas ações preenchem apenas os níveis superiores do funil de vendas .

Existem três elementos que ajudam a preencher a lacuna: operações de negócios: Uma empresa iniciante pode enfrentar problemas nessa etapa simplesmente porque não possui experiência e feedback para saber se sua empresa é sustentável (por exemplo:  necessidade do público para o serviço ou produto, satisfação do cliente etc.), Marketing Estabelecido: Levamos um tempo para avaliar outras áreas de marketing e determinar a melhor maneira de integrar a mídia social ao plano geral,  (com o objetivo de identificar maneiras específicas de integrar a mídia social com as outras ações de marketing existentes) e comprometimento (a mentalidade de que as mídias sociais são marketing de relacionamento e relacionamentos levam tempo). Para maiores detalhes sobre estes 3 elementos leia: 3 coisas que toda empresa precisa para ter sucesso nas mídias sociais.

A mídia social é uma extensão de um negócio; um esforço concentrado e coeso que deve ser rotineiramente avaliado e refinado.

Perguntar quantos clientes uma empresa conquistará nas mídias sociais é tão bobo quanto assumir que a participação em um evento de network resultará em novos negócios. Precisamos andar antes que possamos correr – e precisamos ter calçados adequados, se quisermos percorrer longas distâncias.