Como definir a estratégia das redes sociais do seu negócio

Hoje em dia, utilizar as redes sociais na estratégia de marketing de sua empresa é mais do que um adicional, é uma atividade essencial.

Com o aumento das condições de conexão e os avanços tecnológicos constantes, estar fora das redes se tornou uma situação fora de cogitação para qualquer empresa.

Com o advento dos smartphones e a melhoria nas conexões móveis, as pessoas passaram a ficar muito mais tempo conectadas. Sendo que, deste tempo, a maior parte é utilizada conferindo as redes sociais.

Algumas empresas de serviços terceirizados, inclusive, atuam especificamente na internet, alcançando resultados muito mais produtivos do que outras companhias que não se modernizaram.

Por isso, qualquer empresa que tenha interesse em ser competitiva no mercado precisa saber como encontrar seu público nas redes e se engajar em atividades que consigam converter novos leads e criar oportunidades de negócios.

A maioria das redes compreende essa necessidade, e até mesmo cria opções de contato direto para empresas. Contas comerciais possuem uma série de vantagens que você precisa para conseguir identificar o que está funcionando e o que não está.

Planeje o engajamento da sua empresa

Como em qualquer ação de marketing, seja ele tradicional ou digital, é preciso um grande planejamento para identificar todas as necessidades que a empresa possui, bem como quais serão as melhores formas de sanar isso.

O planejamento será capaz de identificar as ações que captarão mais clientes e engajarão seu conteúdo, não deixando que você publique aleatoriamente e perca conteúdo de qualidade.

Ademais, existem diversos objetivos, além da conversão de clientes, para uma estratégia digital. Você pode usar as redes sociais para uma série de ações, como:

  • Expor sua marca;
  • Gerar tráfego para seu site;
  • Criar leads para sua empresa;
  • Aumentar o engajamento nas redes.

Por isso, é preciso definir com clareza qual será o objetivo das ações de marketing nas redes sociais, assim você poderá focar no que está buscando.

Crie uma persona para a sua marca

Existem inúmeras redes sociais, cada uma com uma funcionalidade principal. Então, para conseguir encontrar corretamente o meio que você pretende gerar engajamento, o ideal é que você crie uma persona.

Ou seja, um cliente ideal, baseado no seu conhecimento sobre consumidores anteriores e nos padrões de consumo de seu público-alvo.

Para conseguir um bom resultado, a persona tem que ter personalidade e interesses próprios, assim você conseguirá entender o que leva alguém até sua rede social, seja você uma fabricante de adesivo de segurança ou uma loja voltada para produtos para pets.

Uma vez que esta atividade esteja concluída, você consegue pensar em quais ações tomará nas redes, principalmente para conquistar seu público-alvo.

Escolha em qual rede pretende atuar

Uma das principais dicas que uma persona pode te indicar é onde está seu público e que tipo de conteúdo você terá que criar para conseguir atingi-lo. O ideal seria estar presente em todas as redes sociais, mas, ao mesmo tempo, isso pode ser bastante prejudicial.

Quanto menos você conseguir controlar suas publicações e engajamento, menos interesse as pessoas terão em seu conteúdo, seja ele voltado para como fazer marketing na web ou para a venda de algum produto. 

Por isso, quando começar a criar material para as redes, saiba exatamente onde investir. Alguns preferem conteúdos em vídeo sobre a fabricação de placas personalizadas, por exemplo, outros preferem imagens e fotos ou ainda artigos relevantes.

Desenvolva um conteúdo de qualidade

O mercado mudou, não há mais espaço para a criação de material publicitário direto, as pessoas querem conteúdos relevantes, que solucionem problemas que elas possuam. Neste caso, é importante pensar em ferramentas como o marketing de conteúdo.

Uma empresa de wind banner, por exemplo, precisa ter seu conteúdo definido, com materiais úteis e que vão muito além de promover o produto. 

Quanto mais relevante suas publicações forem, maior será o público que ela atrairá. Essas pessoas logo se tornarão leads, e reconhecerão em sua empresa a autoridade necessária para agir em sua área.

Quando algum cliente precisar de serviços, lembrará imediatamente de você e de seu conteúdo, convertendo-se em um cliente.

Por fim, as redes sociais são excelentes aliadas de qualquer empresa, mas é preciso planejar e organizar a atuação nelas, principalmente para conseguir extrair o melhor de suas estratégias de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.