Qual o impacto do marketing pessoal em um negócio

A expectativa para empreendedores investirem no marketing pessoal é mostrar aos clientes que seus serviços possuem credibilidade. 

Inicialmente as pessoas têm a impressão de que o marketing pessoal trabalha somente com a imagem, entretanto, desenvolver uma imagem da empresa trará, consequentemente, clientes e investidores. 

Devido a capacidade de associação das pessoas, elas podem associar a mensagem que a empresa quer passar com a sua imagem pessoal ou com seus respectivos produtos. 

Para exemplificar, hipoteticamente temos duas redes de fast-food que estão no mercado há anos, no entanto, uma delas ao longo do tempo não procurou desenvolver a sua imagem diante do público. 

Dessa forma, esta companhia será a menos escolhida dentre as opções que o público terá, porque em contramão, a outra empresa procurou trabalhar a imagem da corporação, então logo possuía mais credibilidade e procedência em seus lanches. 

O fato é que as pessoas acabam criando uma imagem sua através da sua opinião, comportamentos e atos. Ou seja, através de qualquer ação sua você será julgado. 

Em um mundo onde algumas pessoas julgam antes de perguntar, é importante lembrar que, até mesmo uma bolsa térmica personalizada recebe julgamento antes de ser vendida, mesmo apresentando uma qualidade melhor diante das outras bolsas.

O impacto da prática do marketing pessoal está ligado diretamente na imagem que a empresa tem perante aos seus consumidores, logo, isso irá refletir na possibilidade de um cliente optar por receber serviços desta mesma companhia. 

O que é marketing pessoal? 

Assim como qualquer outra vertente do marketing, o marketing pessoal é um conjunto de estratégias criadas para a conversão de vendas, só que nesse caso, o produto é a imagem de um profissional.

Ou seja, a sua função é destacar as qualificações e competências de uma pessoa para que os seus serviços ou produtos se tornem desejáveis e requisitados em sua área de atuação no mercado.

Ao tornar sua imagem atrativa, consequentemente a imagem da empresa onde trabalha também será valorizada, atraindo a atenção de novos clientes em potencial.

Como o marketing pessoal interfere na imagem do negócio?  

O processo de desenvolvimento da imagem corporativa da empresa passa por alguns processos, entre eles:

 

  • Desenvolvimento de metas;
  • Qualificação de mercado; 
  • Cuidados com a aparência; 
  • Gerenciamento de imagem virtual;
  • Autoconhecimento; 
  • Investimento na quebra de padrões. 

 

Criar objetivos é um hábito que pode ajudar tanto empresas quanto pessoas. Estes objetivos englobam todos os detalhes empresariais da empresa, desde os resultados, até questões internas como uma possível terceirização e folha de pagamento

Neste sentido, as empresas ajudam a otimizar o tempo de outras empresas com questões de recrutamento, facilitando o processo através da terceirização. 

Além das definições de metas, o fato de ter que criar cuidados com a imagem de sua empresa é um passo importantíssimo no desenvolvimento do marketing pessoal. 

Sua imagem irá refletir diretamente na escolha dos clientes, em meio a um mercado tão competitivo.

Diante disso, uma empresa que vende os mesmos produtos que a concorrência, como maquinas de cafe para consultorio, precisa se diferenciar trabalhando sua imagem, trazendo credibilidade aos produtos e conquistando novos clientes fiéis. 

Por isso, invista na tecnologia para a sua empresa ter todo o suporte necessário na resolução de problemas. 

Buscar métodos modernos para a companhia é uma forma de otimizar o tempo de trabalho, e através da tecnologia podemos considerar a aquisição de um container para stand de vendas, que por sua vez, tem uma equipe focada no cliente.. 

Considerações finais

Resumidamente, um profissional pode contratar um sistema de força de vendas para alcançar seus objetivos, sem ter muito esforço por sua parte. 

Em contrapartida, depender de serviços de terceiros para alcançar a imagem ideal da sua empresa não é recomendado, por isso, há a necessidade do profissional desenvolver o seu autoconhecimento, isso fará com que ele resolva problemas com uma certa facilidade. 

O perfil de um bom gestor está ligado ao enfrentamento de adversidades, saber lidar com os problemas cotidianos da empresa é uma forma de desenvolver a sua maturidade profissional e trabalhar o seu marketing pessoal.

Tenha em mente também que o sucesso da sua empresa depende não apenas de você, mas também de toda a equipe, ou seja, saber lidar com os colaboradores e resolver problemas junto a eles é um hábito que deve ser praticado no dia a dia da empresa. 

Além disso, adotar essa forma de trabalho com a equipe irá transparecer uma boa imagem para os clientes. 

Portanto, cuide da imagem virtual que a sua empresa tem nas plataformas digitais, afinal, o mundo da internet pode ser uma via de mão dupla. 

Adotar esses cuidados é necessário por um simples motivo: algumas empresas podem conquistar novos clientes, dependendo de como trabalham as técnicas de marketing, mas também podem perder clientes ao falhar na construção de conteúdos. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.