Planejamento de marketing para 2021: dicas e estratégias

O ano está começando e é o momento para iniciar o planejamento de marketing da sua empresa. Afinal de contas, tendo em mãos todo o repertório anterior e informações valiosas, é possível elaborar campanhas mais assertivas, rumo ao sucesso.

Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, muitas estratégias tiveram que ser refeitas. No entanto, com o boom dos meios digitais e o avanço significativo do comércio online, algumas mudanças anteriores pretendem prevalecer agora, em 2021.

Para te ajudar nisso, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas e estratégias para o seu planejamento de marketing em 2021. Então, acompanhe a leitura e saiba mais!

Refaça a jornada de compra do consumidor

A jornada de compra nada mais é que o caminho percorrido pelo consumidor até a compra, ou seja, desde o primeiro contato com a sua solução e, em alguns casos, incluindo o pós-venda (relacionamento com a marca).

Caso a sua empresa já trabalhe com o marketing, é bem provável que muitas etapas da jornada de compra estejam mapeadas. No entanto, para 2021, vale a pena fazer algumas reformulações, diante da própria mudança de comportamento do consumidor.

Isso porque grande parte dos clientes costuma buscar por produtos na internet, antes de sair para a compra in loco. Muito disso, deve-se ao distanciamento social proposto em 2020, que exigiu uma expansão das vendas online.

Porém, não quer dizer que a sua empresa deva abandonar os recursos de divulgação que já fazem sucesso, como o uso de wind banner na entrada. Mas sim, que vale a pena também investir um pouco mais em ações digitais na primeira etapa de compra.

Explore mais o público local

Outra mudança de 2020 foi a procura maior por comércios locais. Se, anteriormente, um consumidor preferia ir a uma grande rede de supermercados, hoje em dia, há uma preferência maior por estabelecimentos de bairro, menores e com poucas pessoas.

Sendo assim, vale a pena investir em estratégias de marketing mais segmentadas para a sua localização geográfica.

Por exemplo, se a sua empresa vende canetas personalizadas, faça alguns panfletos e cartazes para exibir o produto no bairro.

Além disso, vale dizer que os comércios locais têm mais potencial para fidelizar o público e promover uma melhor experiência de compra. Ou seja, tem-se a oportunidade de elaborar um ótimo plano de marketing de nicho.

Personalize a experiência

A personalização da experiência já era uma estratégia apontada como prioritária para o ano de 2020. Afinal de contas, os clientes querem ser não só bem atendidos, mas também ter uma vivência positiva ao longo de toda a sua jornada de compra.

Com a pandemia, muitas prioridades mudaram e as empresas foram obrigadas a entender essa transformação. Sendo assim, a própria personalização da experiência também se modificou, contemplando as necessidades do momento.

Por exemplo, para 2021, espera-se que muitas interações online se perpetuem. Por isso, em uma live, será preciso montar uma cenografia para eventos, pois as pessoas querem experienciar algo profissional.

O próprio relacionamento com a marca é diferente. Aqui, vale algumas dicas:

  • Seja honesto e transparente com o cliente;
  • Tenha empatia nas relações comerciais;
  • Ofereça proteção e segurança durante a compra;
  • Mostre os valores da empresa.

Vale dizer que as pessoas não compram um produto ou serviço somente porque precisam, mas também porque se identificam com os valores da organização.

Sendo assim, se a sua empresa se preocupa com a sustentabilidade, por exemplo, vale a pena ter etiquetas personalizadas que mostram que a embalagem foi feita de material reciclável, ou como reaproveitar o material.

Parece algo simples, mas que faz toda a diferença no relacionamento com o consumidor e a personalização da experiência.

Vale dizer que as relações que criamos hoje com as marcas vão muito além de uma simples transação financeira. 

Por essa razão, é fundamental considerar os comportamentos e hábitos das gerações, demonstrando preocupação em oferecer algo que faça sentido ao público.

Conclusão

Iniciar o ano de 2021 com um bom planejamento de marketing é a chave para conquistar o coração do público e, com isso, aumentar o potencial de venda.

No entanto, devido ao ano atípico de 2020, é necessário considerar várias transformações que irão se perpetuar para as próximas campanhas. Por isso, renovar o seu planejamento e reformular estratégias é o primeiro passo para a sua jornada de ano novo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.