Gestão de marca: dicas para sua empresa alavancar

Gestão de marca, também conhecida como Branding, é uma estratégia que tem como objetivo tornar a marca mais desejada e positiva para os clientes e para o público em geral. Ela se relaciona aos propósitos, posicionamento, identidade e valores.

A concorrência no mercado está cada vez maior, então, as empresas precisam pensar em maneiras de se destacarem no mercado, e com isso conquistarem a atenção do consumidor.

Neste artigo, vamos explicar o que é gestão de marca, sua funcionalidade e como o seu negócio pode aplicá-la do jeito certo. Confira!

O que é gestão de marca?

Gestão de marca é um planejamento de longo prazo, que envolve a criação e o gerenciamento de elementos da identidade visual da empresa, potencializando a percepção que os consumidores têm dela.

Ele serve para planejar, estruturar, gerir e promover a organização. É assim que sua relevância aumenta e podemos potencializar sua visibilidade, melhorando a reputação da companhia perante o público.

Quando uma empresa de segurança eletrônica, por exemplo, investe em gestão de marca, ela cresce de maneira sustentável, ou seja, de forma inteligente e duradoura, sendo percebida pelas pessoas como gostaria.

Entenda de que maneira aplicar

Para fazer uma boa gestão de marca, é importante investir nas estratégias certas, mas, além disso, é imprescindível definir os seus valores e qual é a identidade da companhia.

Em linhas gerais, a organização deve ter uma identidade forte e coerente, visto que é dessa forma que ela vai potencializar e gerir o público. E dentre as principais estratégias, temos:

Definir um propósito

Assim como faz uma empresa de sistema de controle de acesso, seu negócio precisa criar valores e significados. Pense nos motivos que te levam a oferecer seus produtos às pessoas e o que eles podem significar para elas.

Respondendo a essas perguntas fica mais fácil criar uma personalidade e um posicionamento. Além disso, ajuda o seu negócio a criar vínculos com o consumidor, visto que ele compra mais do que um produto, compra valores também.

Aplicar os Ps do marketing

Os 4 Ps do marketing são o alicerce de suas estratégias e vão te guiar para construir e consolidar sua marca. Também conhecidos como Mix de Marketing, os elementos fundamentais são:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

Produto se refere ao que é ofertado, como necessaires personalizadas para brinde; preço é o quanto ele vai valer; praça é onde ele será comercializado; e a promoção é a forma como ele será ofertado.

Criar um diferencial

O que o seu produto ou serviço tem de diferente que fará com que o consumidor prefira a sua marca em detrimento de outra?

Existem várias possibilidades, mas se você quer diferenciar suas soluções, uma boa maneira é criar uma fórmula exclusiva e usá-la como argumento para vender seu produto.

Acompanhe as tendências do mercado e busque oportunidades de se destacar. Também é interessante estar sempre inovando, criando um programa de ideias.

Apostar em diferentes tipos de divulgação

Se uma empresa, como uma gráfica de banner promocional, inova no modo como divulga seus produtos e serviços, consegue chamar mais atenção de clientes e potenciais clientes.

É recomendável sempre se diferenciar do seu concorrente, inclusive nas estratégias de divulgação. Isso porque as ações e campanhas influenciam muito na experiência do consumidor.

Em vista disso, muitas marcas criam maneiras, até mesmo, de explorar alguns de seus sentidos, como paladar, tato e olfato. Isso acontece porque, em muitos casos, a forma como uma pessoa conhece sua solução é mais importante do que o próprio produto.

Conhecer o público

Por fim, é essencial conhecer o seu público e estar no lugar certo e na hora certa. Para divulgar a sua marca é necessário saber quem é sua audiência e seus hábitos de consumo.

A internet é repleta de possibilidades, como as redes sociais, portais de notícias, blogs e muito mais. Descubra em quais deles o seu público-alvo consome informações e inclua-os em seu planejamento.

Conclusão

Gerenciar bem a sua marca é muito importante para o sucesso dela e para que ela cresça sempre competitiva.

Mesmo que o seu negócio ofereça produtos e serviços de excelente qualidade, isso não é suficiente para convencer o consumidor a comprar. Daí entra a importância de gerir bem a sua marca.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse conceito e quais são as principais estratégias para colocá-lo em prática. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.