A importância de se utilizar estratégias de marketing em sua empresa

Tendo em vista o mercado atual, que é repleto de fortes concorrentes, conhecer a importância das técnicas de marketing que as empresas estão adotando é de grande valia, principalmente para ganhar destaque.

Diante de um mercado de trabalho tão competitivo, todas as formas de se destacar diante das demais empresas são válidas, com isso, criou-se a palavra “marketing”, termo usado para um conjunto de estratégias que tem como objetivo destacar um produto ou empresa. 

Como o marketing surgiu? 

Não há estudos que comprovem uma data específica em que o marketing surgiu, porém, por volta de 1940 já haviam artigos que tinham a base conceitual principal da técnica. 

 

Assim, após Gutenberg inventar a prensa tipográfica em 1450, iniciou-se a comunicação em massa, e logo em seguida as primeiras práticas de divulgação foram surgindo. 

 

Neste período, o Inbound Marketing era a estratégia mais praticada, estratégia esta que consistia em vender o produto antes de criar qualquer vínculo com o cliente.

 

Inclusive, podemos dizer que o método é usado em produtos com alta demanda, como controle de acesso e monitoramento, onde há a procura, e em seguida fidelização do cliente. 

 

Desde então, está prática vem sendo usada em praticamente todos os meios comunicativos, para facilitar conheça algumas técnicas:

1 – Marketing digital  

Como já citado acima, o marketing é um conjunto de estratégias que tem o objetivo principal de captar clientes e, consequentemente, aumentar o lucro da respectiva empresa. 

 

Atualmente, com a ascensão da internet, empresas que antes eram consolidadas fora do mundo digital, já estão instaladas nas maiores plataformas digitais. Este é o marketing digital, onde as empresas buscam captar clientes por vários meios, são eles:

 

  • Envio em massa por e-mail;
  • Produção de conteúdo;
  • Presença ativa nas redes sociais; 
  • Uso de ferramenta para buscas; 
  • Uso do blog. 

 

Tal prática pode ser acompanhada por um serviço prestado por empresas que são capazes de disponibilizar diagnósticos detalhados sobre o crescimento financeiro da marca, estas companhias são conhecidas como consultoria tributária

 

O objetivo principal desta consultoria, é mostrar de forma simples as melhorias administrativas, financeiras, tributárias e trabalhistas. 

 

Inclusive, ao usar as formas disponíveis do marketing, é de suma importância acompanhar o resultado que a empresa apresentará, mas ao mesmo tempo, a otimização de tempo é indispensável, então, os relatórios desenvolvidos por consultorias são fundamentais. 

2 – Marketing de conteúdo 

Este tipo de marketing é voltado totalmente na construção de conteúdos que tem, por finalidade, educar seus clientes. Nesse caso, é necessário ter um controle de conteúdos em cada plataforma disponível na internet. 

 

Isso porque cada opção disponível da internet, onde é possível alimentar com conteúdos, tem sua própria linguagem. Ou seja, no Facebook é uma linguagem, no Instagram é outra.

 

Por isso, ter um agendamento de posts é uma recomendação, inclusive, há plataformas na internet que ajudam empresas neste quesito. Algumas das plataformas mais usadas:

 

  • YouTube; 
  • E-mail; 
  • WhatsApp;
  • Twitter.

 

Ademais, a estratégia tem como foco ir ativamente no cliente. Ou seja, captar o cliente primeiro, e depois oferecer o produto. 

3 – Marketing de relacionamento

Outro forte metódo e que é capaz de levar a sua empresa para outros patamares, é o Marketing de Relacionamento, que foi criado com um conjunto de estratégias que visam a captação de novos clientes, mas ao mesmo tempo, fidelizá-los com a marca.  

 

Ou seja, é necessário que a empresa crie uma base forte, bem como um relacionamento de confiança e respeito com o seu cliente. Dessa forma, a sua credibilidade aumenta, assim como a confiança do seu consumidor.

4 – Marketing do produto

Através de leads de perfis de clientes, o marketing do produto é feito e enviado automaticamente para pessoas potencialmente interessadas, ou seja, que podem fazer negócio com a sua empresa, independentemente de qual seja o ramo.

 

Por exemplo, uma simples pesquisa como “aluguel de máquina de café expresso” ativará um algoritmo que, em momentos, haverá alguns e-mails comunicando ofertas sobre o item. Isso faz com que a sua empresa cresça no mercado correto. 

5 – Marketing viral 

Aproveitando a ascensão das redes sociais, as empresas estão buscando se apropriar de memes ou desafios que estão em alta para promover a sua marca. Isso porque o Marketing Viral, como o nome já diz, é como um vírus – que se espalha muito rápido.

 

O conteúdo viral tem muito mais chances de agradar o seu público, bem como de atrair novas pessoas para a sua empresa.

6 – Endomarketing

Semelhante ao marketing tradicional, porém, esse é focado no aumento de colaboradores da sua organização.

 

Por exemplo, uma empresa que possui um fornecedor de flores, pode praticar o endomarketing a fim de potencializar a relação entre a empresa e o fornecedor, tornando-o mais fiel à companhia. 

7 – Marketing Pessoal

Há também o marketing pessoal, que busca trabalhar a imagem da marca. Marketing social, que trabalha em cima de causas sociais, e o marketing humanizado, que traz a conexão da marca com a realidade humana. 

 

Podemos dizer que todos os pontos aqui citados, podem te fornecer um maior reconhecimento, um crescimento nas vendas, mais resultados, entre outros fatores de grande importância para qualquer marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.