Qual é a diferença entre um escritor e um profissional de marketing de conteúdo?

profissional de marketing de conteúdo

O que isso significa? Qual é a diferença entre um bom escritor e um profissional de marketing de conteúdo?

Eu respeito muitos os escritores, e eu sei que muitos deles. Alguns são bem-sucedidos; Alguns estão lutando.

E eu tenho algumas ideias sobre o que pode fazer a diferença.

Mas primeiro uma coisa: o que é essa coisa de marketing de conteúdo, afinal?

Veja como eu defino:

O marketing de conteúdo é a criação estratégica de texto, imagens, áudio ou vídeo que oferece uma mensagem relevante e interessante para um cliente ou cliente potencial, enquanto que ao mesmo tempo abre o caminho para uma venda.

Bom conteúdo requer uma excelente escrita. Mas os elementos de estratégia e estrutura precisam estar no lugar certo para fazê-lo funcionar como marketing.

Portanto, aqui estão quatro elementos que separam o marketing de conteúdo de alta qualidade de material que é bem escrito, mas que não entregam o mesmo valor de negócio.

1. Tem que mover o público

Você pode ter notado que na ShiftMind, muitas vezes falamos sobre audiência, ao invés de prospects ou leads por si só.

A audiência é composta de pessoas em muitos estágios, incluindo aqueles que não estão no mercado que você está, mas que pode espalhar o seu conteúdo.

E as audiências não ficam ao redor de comerciais fracos ou conteúdos copiados. Eles precisam ser movidos. Se o seu conteúdo não o fizer, eles irão para outro lugar. Existe uma grande Internet lá fora, cheia de distração deliciosa para tentá-los.

Este é o lugar onde sua arte entra em jogo. Se você quiser levar sua escrita de marketing para outro nível, considere trabalhar em peças de teatro, roteiros, ficção ou poesia. Qualquer coisa criativa criada para criar uma resposta emocional que melhorará o seu trabalho profissional.

E sim, você pode mover seu público mesmo se o assunto é “chato.” Use humor, histórias ou frustração. Em tudo o que fazemos para as pessoas criamos mini-histórias – você pode usá-las para o conteúdo, mesmo para temas técnicos como direito, medicina ou contabilidade.

2. Tem de ganhar atenção

Esta é uma das principais crenças de um profissional de marketing de conteúdo:

Você nunca tem direito à atenção do seu público. Você tem que ganhar essa atenção todos os dias.

Entre seus clientes e empregadores, você pode achar que fundadores e CEOs podem ter um tempo difícil com isso. Eles muitas vezes assumem que seus negócios estão fascinando. É o seu trabalho ajudá-los a ver que o público não tem a mesma paixão para com o negócio que eles tem.

Se o seu conteúdo não for bem sucedido, se ele não está ganhando atenção – pode não ser bom o suficiente. Você pode precisar colocar mais trabalho – encontrar ângulos melhores, criar manchetes melhores e encontrar o tom e a voz certos para esse público em particular.

Como podemos saber se nosso conteúdo vale a pena consumir? Se as pessoas consomem e se sentem motivadas a compartilhá-lo. Se ele funciona para o seu público-alvo, ele funciona.

3. Tem que ter faísca

Se você está escrevendo para uma empresa, em algum lugar em sua empresa tem que ter alguém com uma paixão. Pode ser o fundador ou um vendedor ou uma pessoa de apoio. Alguém se importe desesperadamente e pode mostrar onde está a faísca.

E se você não consegue encontrar alguém … você precisa procurar outra empresa! Eu não digo isso de forma irreverente. Empresas sem paixão. Não tendem a durar muito tempo no mercado. E mesmo se eles durarem, eles não são divertidos para trabalhar.

Como um escritor profissional, você é o escriba do negócio que você serve. É seu papel levar suas crenças e paixões e dar-lhes uma voz. Eu levo isso muito a sério, e eu acho que você deveria, também.

Seja parte de tudo. Seja curioso sobre tudo. Torne-se um estudante ao longo da vida de tudo. É tudo material.

4. Geralmente depende de estruturas comprovadas

Obter a faísca em seu conteúdo não significa “ficar voando”.

Existem estruturas que têm demonstrado que funcionam melhor, porque tornam suas idéias mais fáceis de perceber e entender.

Aqui está uma estrutura para conteúdo eficaz. A Shift Mind tem lotes de artigos sobre esses pontos.

O conteúdo efetivo é marcado por:

  • Um título que instantaneamente chama a atenção
  • Algumas frases iniciais, focadas que puxam o público para Informações úteis que resolvem um problema que o público se preocupa.
  • Um único ponto focado ou “moral da história” que o conteúdo está tentando ensinar. Isso poderia abordar uma objeção específica para a compra ou uma crença na perspectiva de necessidades para comprar, ou poderia levar a um Call to Action.
  • Histórias, metáforas, estudos de caso, exemplos e outras técnicas para atrair o público e ilustrar esse ponto.
  • Uma chamada bem feita à ação que diga ao público como dar o próximo passo.

Você executa o show. A Internet gira em torno de palavras – e você é o criador dessas palavras!