Como aderir ao marketing verde?

Diversas são as estratégias de mercado que podem ser úteis para o seu negócio, com um destaque maior para certas práticas de acordo com o período em que se encontra uma empresa. Hoje, uma das estratégias que mais se destaca é o chamado marketing verde.

 

Um modelo de ações no mercado que permite a uma empresa alinhar suas atividades com as expectativas do público, principalmente em relação às ações voltadas ao ambiente sustentável ao qual uma companhia pode e deve estar associada.

Permitindo assim a busca por ações que diminuam os impactos ambientais que podem ser causados por uma empresa, alcançando assim uma situação positiva não apenas ao meio ambiente, mas também ao próprio negócio diante da percepção positiva do seu público.

Isso tudo em uma relação que pode se expandir para os mais variados tipos de negócios, como uma companhia de manutenção e instalação de ar condicionado central, uma construtora, assim como um restaurante, que deve cuidar adequadamente do seu lixo.

Para se falar sobre o como marketing verde pode ser benéfico para um negócio, primeiro é preciso entender como funciona exatamente esse tipo de prática.

As características do marketing verde

O marketing verde pode ser definido como um conjunto de estratégias que visam o crescimento de um negócio, garantindo com que essas ações não sejam prejudiciais ao meio ambiente, por meio de processos que possam ser até benéficos para a natureza.

Um modelo comercial que também pode ser encontrado com os títulos de marketing ambiental e ecomarketing. Independente do título adotado, se trata de um modelo que cresce cada vez mais no mercado, tendo que ser considerado pelas empresas.

A partir da adoção de práticas positivas em relação ao contato de um negócio com o meio ambiente, é possível aumentar o alcance de suas ações tanto para o mercado, como para o seu público e aos seus colaboradores internos.

Pontos que podem fazer com que empresas de montagem elétrica industrial, que junto ao setor fabril acabam tendo uma percepção muito negativa por causa de possíveis danos à natureza, alcancem uma percepção diferente por parte do público.

E ao se tornar uma empresa sustentável, é possível alcançar vantagens como:

  • Imagem positiva à companhia;
  • Maior atração de público;
  • Redução de impactos à natureza;
  • Alinhamento a um novo perfil de mercado.

Uma variedade de benefícios que acabam por atender pontos distintos com que uma companhia deve trabalhar, como o destaque da sua imagem e a relação com o seu público e o meio ambiente.

E para se ter acesso a esses incentivos é importante garantir a aplicação do marketing verde aos seus negócios, o que pode ser garantido com a implementação de uma série de práticas de cunho sustentável.

Cinco práticas para trabalhar o marketing verde

O marketing verde é importante em um nível corporativo, contudo ele começa a partir de atitudes pequenas que podem ser incentivadas dentro do nosso dia a dia, tratando-se muitas vezes de ações práticas, tais como:

Reciclagem e reutilização

Quanto maior o tamanho de um empreendimento, maior é o nível de lixo produzido, tal como ocorre com uma empresa de montagem mecânica industrial. Contudo, muitas vezes é possível reutilizar esse lixo, dando a ele um novo propósito.

Um tipo de atividade que pode ser posta em prática também em sua casa diante do reaproveitamento de garrafas plásticas para fazer um vaso de plantas, ou com a compra de papel reciclado, diminuindo assim o tamanho de lixo espalhado pelo mundo.

Descarte adequado de resíduos

Após se certificar de que um objeto de fato não terá mais nenhuma utilidade, é chegado o momento de descartá-lo, sendo importante saber como fazer isso de maneira adequada, a começar pela separação do lixo entre resíduos orgânicos em sua casa, por exemplo.

Foco em produtos duráveis

Por mais prático que sejam os materiais descartáveis, eles acabam por resultar em um alto nível de produção de lixo, logo devem ser evitados. E se isso é indicado no cenário residencial, o mesmo é válido dentro do setor empresarial.

É importante que uma empresa de projetos hidráulicos trabalhe com materiais de alta duração, evitando assim a necessidade de uma troca frequente de peças.

Elaboração de programas saudáveis

Para se garantir a aplicação de ações sustentáveis, primeiro é preciso defini-las, o que é essencial para a gestão de uma empresa, mas que também pode ter seus benefícios dentro da rotina de um indivíduo, de forma a diminuir sua produção de lixo, por exemplo.

Fontes de energia alternativas

Por fim é indicado a adoção de energias sustentáveis, tal como a energia solar ou eólica, no lugar das fontes poluentes, que além de trazerem custos ao ambiente, também se encontram cada vez mais escassas.

Todas essas sendo ações do marketing verde que podem ser úteis para o seu cotidiano, então não hesite em adotá-las em sua empresa!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.