Calendário de marketing, como planejar de forma correta?

Dentro do universo do marketing, é necessário lidar com várias questões importantíssimas para prosseguir com as estratégias. Estamos falando sobre lidar com postagens nas redes sociais, informações recebidas, ideias e notícias que são relevantes para o negócio.

 

Em meio a tantas responsabilidades, fica difícil lidar com elas sem que uma organização seja desenvolvida. É quase certo que, em algum momento, você já pensou em desenvolver um calendário de mídia social para planejar as suas ações.

Ter esse tipo de organização é essencial, por exemplo, para uma consultoria contábil fiscal e trabalhista lidar com as interações com o seu público dentro das plataformas.

Mas a pergunta que fica nesse desenvolvimento é: como ele pode beneficiar a sua empresa? Para responder essa pergunta, vamos mostrar, em alguns passos, como o calendário pode ser criado.

O que é um calendário de marketing?

Para exemplificar, podemos utilizar um calendário focado em ações nas redes sociais. Diante da era digital em que vivemos, não ter uma conta empresarial dentro de uma rede social é basicamente a mesma coisa que perder vendas.

As empresas perceberam que, através das redes sociais, é extremamente importante fazer interações com o seu público-alvo.

Inicialmente as empresas, ao ingressar para as redes sociais, criam estratégias para entender como o seu público-alvo irá receber o conteúdo e qual a plataforma onde eles mais se concentram.

Um calendário para o planejamento de conteúdo para as redes sociais é uma representação visual dessa estratégia.

Do mesmo modo que há um calendário para organizar as ações administrativas de um serviço de entrega de encomendas, é preciso implementar o mesmo dentro de uma estratégia de marketing.

Ter um calendário de postagens em mãos pode servir para vários tipos de funções, mas na maioria das vezes são usados para agendar posts, campanhas de mídia social atuais e prazos para próximos conteúdos.

Os calendários para redes sociais também podem ser utilizados como uma forma de rastrear e testar estratégias de marketing. Eles também ajudam na hora de revisar os posts ou campanhas anteriores.

Portanto, podemos perceber que um calendário pode ser usado como uma ferramenta onde você conseguirá organizar as ações da sua empresa e, além disso, manter todas as páginas atualizadas.

5 passos para criar um calendário de conteúdo

Inicialmente é necessário entender que a criação de um calendário de conteúdos estratégicos devem seguir as características que o seu público-alvo possui. Portanto, caso você tenha uma assessoria contábil para abertura de empresa, procure primeiro entender o perfil do seu público.

1. Entenda o seu público-alvo e escolhas as plataformas certas

O primeiro passo a ser feito é coletar as informações relevantes sobre o seu público. Os dados devem ser:

  • Interesses;
  • Dores;
  • Necessidades;
  • Idade;
  • Gênero.

Felizmente, há ferramentas na internet que te ajudam a reunir essas informações. Procure entender os canais de comunicação que eles mais usam para que você possa estar presente neles.

2. Use um template de calendário de publicações

Quando se tem um template de calendário, automaticamente agiliza todo o processo, permitindo que você se concentre mais em organizar as suas publicações.

Dessa forma, uma empresa de administração de condomínios comerciais, por exemplo, consegue lidar melhor com as questões internas do serviço.

É possível encontrar vários modelos na internet, contudo o mais importante é que você possa visualizar e planejar facilmente o conteúdo e ações que deseja fazer.

3. Escolha o conteúdo que deseja trabalhar

Uma das partes mais complicadas para a criação de um calendário é decidir qual conteúdo postar. Para tornar esse processo mais fácil, analise antes o que você já postou, para entender o real motivo do engajamento.

Caso você esteja começando do zero, pode começar analisando as palavras-chave que a concorrência usa e os tópicos que estão sendo trabalhados.

Você também pode considerar a ideia de tentar organizar, no seu calendário, os temas de marketing que serão usados durante o ano.

4. Escolha a frequência das suas postagens

Depois de definir o template do seu calendário e quais conteúdos serão usados para trabalhar as estratégias de marketing, é chegada a hora de criar uma programação de posts. 

De início, você pode escolher entre fazer postagens semanalmente, mensalmente ou diariamente. 

5. Monitore suas ações

Por fim, é importante que você faça um acompanhamento de perto sobre o desempenho das suas campanhas. Conforme for o seu monitoramento, você saberá o que precisa ser melhorado e o que pode continuar da maneira em que está.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.