Branding de baixo orçamento para pequenas empresas

Branding de baixo orçamento

Branding é fazer com que as pessoas se relacionem com sua empresa e produtos / serviços. Também se trata de tentar tornar sua marca sinônimo de um determinado produto ou serviço. Este pode ser um projeto longo e difícil. Pode potencialmente custar toda a sua receita. Não é de admirar que a marca esteja frequentemente associada ao investimento de muito dinheiro em marketing e promoção. No entanto, para muitos proprietários de pequenas empresas, o investimento em branding terá que ser feito com um orçamento relativamente pequeno.

Você pode ser uma padaria local com 10 funcionários ou uma empresa industrial local que emprega até 500 pessoas. Todos estes podem ser qualificados como “pequenas empresas”. Todos têm o mesmo objetivo principal quando começam: a necessidade de estabelecer um nome em seu campo de especialização. Existem várias maneiras de fazer isso, sem um orçamento enorme. Neste post, vou compartilhar minhas dicas sobre como construir sua própria marca com um baixo orçamento.

Definir e comunicar os valores da marca

Branding com um orçamento limitado começa com a definição dos valores da sua empresa e da sua marca. Você precisa pensar sobre o que você, como marca, deseja se comunicar com o mundo. Fazer isso sozinho não lhe custará nada, desde que você seja capaz de fazer isso sozinho. Na verdade, é uma tarefa bastante difícil, quando você pensa sobre isso. É a sua missão, que transformam sua marca em sua marca. Os valores da marca estão relacionados ao sétimo princípio de Robert B. Cialdini,  a Unidade.

Meu exemplo favorito que ilustra a unidade: marcas como The North Face, ela faz com que pessoas que gostam de artigos para escalada e montanhismo se identifiquem com a marca: “Nossa missão é ultrapassar as barreiras da inovação para que você ultrapasse os seus limites.” Ao nos relacionarmos com essas marcas e seus valores, somos mais atraídos a comprar seus produtos. É uma marca para nós, pessoas ao ar livre.

Reserve um tempo para definir os valores da sua marca. Dessa forma, você poderá comunicar sua mensagem principal de forma clara e consistente. Isso facilita muito o seu marketing. Você poderá criar embaixadores da marca, mesmo com um orçamento limitado.

Crie um slogan adequado

Depois de definir os valores da sua marca, é hora de resumir todos eles em um único slogan. Por exemplo, a missão do WordPress é “democratizar a publicação “. No seu slogan, você formula seus valores e garante que seu valor agregado seja refletido para o cliente, usuário ou visitante também. Mais uma vez, seja consistente. Se você definir um slogan, suas ações e produtos devem estar relacionados a esse slogan, na verdade, até mesmo com base nele. Resume o seu negócio.

Repense seu logotipo

Ter um ótimo logotipo é essencial. Ao criar esse logotipo, você deve ter em mente que provavelmente é algo que você terá por anos. É a principal coisa – além de você – que desencadeia o reconhecimento (marca). Não é que você nunca possa mudar seu logotipo, mas não apenas ‘adicione’ um logotipo. Pense em como ele se destaca de outros logotipos, por exemplo, em um quadro de patrocinadores local.

Crie esse logotipo, imprima-o, cole-o na geladeira por mais ou menos uma semana e veja se há algo nele que começa a incomodá-lo. Nesse caso, está de volta à prancheta. Você sente que não se identifica com isso em termos de valores comerciais ou mesmo de personalidade? De volta à prancheta. Ao falar sobre construção de marcas com um baixo orçamento, projetar um ótimo logotipo é provavelmente a sua tarefa mais cara.

Branding on-line de baixo orçamento

O mundo on-line é um ótimo lugar para trabalhar com sua marca com um baixo orçamento. Você precisa estabelecer um nome em seu campo de especialização, e o excesso de mídias sociais pode facilitar isso, oferecendo uma plataforma gratuita.

Mídia social

Durante as reuniões com empresários, uma das frases que ouço com frequência é: “As mídias sociais me levam muito tempo”. Para ser honesto, pode ser prudente mudar sua mentalidade sobre o tempo e custos e começar a ver a receita que a mídia social pode lhe trazer. É realmente a maneira mais fácil e provavelmente uma das maneiras mais baratas de promover sua marca. Basicamente, o único custo é o investimento em tempo (dependendo de quanto agressivamente você deseja usar o meio). Pode demorar um pouco antes de você encontrar uma estratégia e / ou plataforma que funcione; portanto, reserve algum tempo e não jogue apenas a toalha!

Compartilhe sua experiência

Você pode usar o Twitter para manter contato com empresários que pensam da mesma forma. Descubra o grande número de grupos do Facebook na sua área de especialização. Estabeleça vínculo com pessoas que compartilham os mesmos valores. Sinta-se à vontade para responder a perguntas em sua área de negócios e fazer isso com confiança. Posicione-se como a empresa principal para essas perguntas. Ajude as pessoas dessa maneira e crie embaixadores da marca. Você realmente precisa se esforçar para estabelecer sua posição. Isso não vai acontecer da noite para o dia.

Terceirização do Marketing Digital

Muitas empresas não possuem orçamento para ter um departamento de marketing digital devido aos elevados custos envolvidos (passivos trabalhistas, espaço, tecnologia e etc). Pensando nestas empresas a ShiftMind criou o serviço de terceirização do marketing digital, onde você tem acesso a uma equipe multidisciplinar experiente em diversas áreas do marketing digital para consolidar a sua marca no mercado. Conheça!

Torne-se visível

Eventualmente, tudo volta aos valores de marca. Tudo o que você comunica deve refletir esses valores. Ele fornecerá diretrizes e garantirá que sua mensagem seja entregue da mesma maneira, sempre. O Branding de baixo orçamento é exatamente isso: tornar-se visível, de maneira consistente.