5 dicas de ouro para engajar sua equipe de marketing

Todos sabemos que o marketing é a alma de qualquer negócio, e é através dele e de suas estratégias que a empresa mantém-se engajada no mercado de trabalho, mostrando competitividade e atraindo cada vez mais público com seus produtos e serviços.

Mas para que ele seja efetivo, é preciso estimular ao máximo sua equipe para que ela não apenas se sinta motivada em desenvolver um bom trabalho, mas também a deixar mais livre o seu lado criativo, o que é extremamente benéfico para a sua marca.

Sem mencionar que, apesar de campanhas e ideias para a marca serem uma alternativa excelente para os negócios, é preciso também incentivar seus colaboradores continuamente, sendo esse trabalho principalmente do gestor.

Portanto, seja uma assessoria contábil para abertura de empresa ou uma grande logística, é preciso ter um negócio bem estruturado e que ofereça a sua equipe a oportunidade de desempenhar suas funções e, de fato, se tornarem mais engajados.

Porém, essa estratégia pode ser mais difícil do que parece caso não saiba como trabalhar com ela. Entretanto, é possível usufruir de alguns benefícios quando bem utilizar, como por exemplo:

  • Maior alcance da marca;
  • Clientes e empresa mais engajados;
  • Maior número de vendas;
  • Competitividade mais assertiva no mercado.

Portanto, para conseguir usufruir ao máximo dos benefícios, destacamos algumas dicas abaixo que serão essenciais para que a sua equipe de marketing seja mais eficiente e engajada, afinal, gestão de pessoas sempre será necessário.

01 – Comunicação é a base do sucesso

Seja uma empresa de terceirização de profissionais de TI ou uma indústria farmacêutica, o marketing é essencial, mas ele só será efetivo se a comunicação de todos os membros dentro do departamento for assertiva, otimizando e muito o processo.

Se tem uma coisa que desgasta demais as pessoas é a falta de comunicação, e isso é um trabalho que deve ser diariamente instigado pelo gestor da área, buscando sempre gerenciar o setor de forma a promover a comunicação aberta e funcional.

Pessoas trabalham muito melhor quando sabem o que estão fazendo, por que estão fazendo e como podem concluir o trabalho. Transparência na comunicação é necessária e os resultados podem surpreender.

02 – Defina as regras do setor

Mesmo que o foco de sua área seja promover mão de obra terceirizada limpeza, para que o engajamento de sua equipe aconteça é necessário ter as regras de campanhas e do que podem ou não fazer muito bem estabelecidas.

Isso porque ninguém gosta de se empenhar em algo que pode não ser aceito na empresa ou até mesmo recusado pela gestão da área. Quando as regras são definidas, o colaborador já tem ideia de até onde pode ir ou do que pode ou não sugerir.

03 – Realize reuniões constantemente

As reuniões têm como principal objetivo alinhar as tarefas e colher feedbacks, assim como saber se os envolvidos com o projeto precisam de ajuda em determinada parte do processo, se estão tendo dificuldade e se podem receber mais demandas.

Realizar essas reuniões aproxima a equipe e faz com que todos trabalhem melhor por causa de um senso de preocupação não só do trabalho, mas também com o funcionário, fazendo com que as camisetas para uniformes de empresas, por exemplo, tenham um poder de marketing muito maior.

04 – Envolva os líderes

Os líderes também fazem parte do processo de criação e do setor de marketing, por isso eles não são menos importantes do que o restante da equipe. Eles precisam estar envolvidos no processo para que tenha um melhor direcionamento.

Quando a liderança está presente, as pessoas se envolvem mais e tendem a não só trabalhar mais, mas também a mostrar suas competências e vontades. O bom líder saberá utilizar isso a favor do trabalho e do setor, gerando muito mais engajamento.

05 – Estimule sua equipe

Estimular a sua equipe é necessário para que eles continuem com vontade de trabalhar e oferecer o seu melhor. Normalmente equipes de marketing são bastante competitivas, porém também são colaborativas, podendo utilizar isso a favor da marca.

Pense em maneiras de fazê-los com que trabalhem juntos, crie campanhas que beneficiam a melhor equipe da empresa ou até mesmo bônus, folga ou certo prestígio dentro da organização. Essas coisas ajudam e muito a motivar e mover pessoas, portanto abuse.

Utilize esse texto com orientação e comece agora mesmo a criar um maior engajamento da sua equipe.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.