Todo mês, existem mais de dois bilhões de usuários ativos nas redes sociais. Somente no Brasil, 77% da população tem algum tipo de conta de mídia social. Seja para conversar com amigos, ficar conectado com pessoas de todo o mundo ou para fins comerciais e de rede, os consumidores estão nas mídias sociais por várias razões – e os profissionais de marketing sabem disso.
Devido ao grande número de usuários ativos nessas plataformas, os profissionais de marketing estão aprendendo rapidamente sobre a importância de segmentar seus clientes por meio das mídias sociais. De fato, os investimentos em publicidade em mídia social em todo o mundo devem crescer para cerca de 48 bilhões de dólares até 2021.
- Por que Marketing de mídia social é eficaz?
- O que é uma campanha de marketing de mídia social?
- Como definir metas de campanha
- Exemplos de campanhas de mídia social
- Crie uma campanha de marketing de mídia social
Com tantas pessoas verificando as notificações dos smartphones e os feeds das mídias sociais enquanto viaja, se desloca e até relaxa, qual a melhor maneira de divulgar seus produtos e serviços do que nas mídias sociais?
Por que Marketing de mídia social é eficaz?
A publicidade em mídia social atinge o público de maneira econômica, impactante e eficaz. É exatamente por isso que as campanhas de mídia social se tornaram uma técnica de marketing crucial para as empresas em todos os lugares.
Com bilhões de pessoas nas plataformas sociais – e crescimento contínuo de usuários e influência mensais – é difícil imaginar como as empresas poderiam permanecer relevantes sem criar uma presença nas mídias sociais.
O uso das mídias sociais permitirá atingir seu público-alvo, envolver-se com clientes atuais e potenciais, criar lealdade à marca, aumentar o tráfego do site e impulsionar as vendas. O marketing nas mídias sociais não é apenas uma tendência, é uma técnica poderosa da indústria que veio para ficar e ajudará você a alcançar mais pessoas em todo o mundo.
O que é uma campanha de marketing de mídia social?
Uma campanha de mídia social é um esforço de marketing coordenado da empresa para reforçar as informações (sobre uma marca, produto ou serviço) usando pelo menos uma plataforma de mídia social. Essas campanhas são focadas estrategicamente, têm resultados mensuráveis e influenciam os seguidores das mídias sociais a sentir ou agir de uma certa maneira.
Como definir metas de campanha de marketing de mídia social
Ao criar uma campanha de marketing de mídia social, lembre-se das metas SMART específicas para garantir que seu trabalho seja o mais eficaz possível. Aqui estão alguns objetivos a serem considerados e exemplos de empresas que os executaram bem.
Para fornecer mais contexto e ajudar você a entender melhor essas metas de campanha, combinamos-as com exemplos de campanhas de marketing de mídia social relacionadas. Vamos dar uma olhada:
- Campanha da Coca-Cola de Compartilhar uma Coca-Cola para se conectar com seu público
- Campanhas de URL do site da ABC News para aumentar o tráfego
- Campanha Starbucks Unicorn Frappuccino para impulsionar as vendas
- A campanha #EatASnickers da Snickers para envolver os membros do público com uma hashtag exclusiva
Melhorar o conhecimento de marca
Sua empresa pode melhorar o conhecimento de marca por meio das mídias sociais, publicando suas campanhas em uma variedade de plataformas. Você também pode usar hashtags específicas e oferecer aos seguidores incentivos para compartilhar seu conteúdo e marcar seus amigos.
Melhorar a conscientização da sua marca através do social também não precisa levar muito tempo. De fato, 91% dos profissionais de marketing disseram notar um aumento na visibilidade da marca gastando apenas algumas horas por semana nas mídias sociais. Depois de planejar a sua campanha, você poderá mapear exatamente onde e quando ela deve ser publicada para manter as coisas eficientes.
Um ótimo exemplo de uso do marketing de mídia social para aumentar o reconhecimento da marca é a campanha Shot On iPhone da Apple. As impressionantes câmeras do iPhone da Apple permitem que seus mais de 90 milhões de usuários tirem fotos que parecem ter sido tiradas com câmeras profissionais.
Tirar belas fotos também se tornou cada vez mais importante para os usuários de mídias sociais ao longo dos anos, especialmente em plataformas focadas em fotos, como o Instagram. A Apple decidiu unir essas idéias e lançar a campanha Shot On iPhone, que apresenta fotos do iPhone tiradas pelos clientes.
Os usuários tiram fotos com seus iPhones, os publicam nas redes sociais (normalmente no Instagram, neste caso) e usam a hashtag da campanha, #shotoniphone, que foi marcada em mais de 10.4 milhões de postagens até agora. A Apple compartilha fotos selecionadas em sua página do Instagram para seus 6,8 milhões de seguidores e dá aos participantes a chance de ter suas fotos em um outdoor.
A campanha de marketing de mídia social da Apple aumenta o reconhecimento da marca por meio de sua página no Instagram, hashtag e o requisito de que as pessoas compartilhem suas fotos com seus próprios seguidores.
A Apple iniciou a campanha, mas os usuários do iPhone são as pessoas que fazem o trabalho duro. Por meio dessa campanha, a empresa constrói um feed das imagens mais bonitas e exclusivas que também servem como uma maneira de melhorar a conscientização da marca e comercializar o recurso de câmera do iPhone.
Conecte-se com seu público
Conectar-se ao seu público é importante em todos os tipos de marketing. Em um mundo com distrações crescentes e paciência diminuída, táticas eficazes de marketing são mais importantes do que nunca. A boa notícia é que as mídias sociais tornaram mais fácil a conexão com clientes em potencial em qualquer lugar do mundo.
Ao trabalhar em uma campanha de marketing de mídia social, você deseja se conectar com seu público-alvo em nível superficial – por meio de um follow, comentário ou um “like” – e em um nível mais profundo – por meio de um post relacionável.
A campanha de mídia social Compartilhe uma Coca-Cola da Coca-Cola conecta com sucesso a empresa com seu público em um nível mais profundo. Ao vender garrafas de Coca-Cola com o nome das pessoas, a Coca-Cola personaliza a experiência de compra que deixa os clientes animados com a compra e o compartilhamento das garrafas.
Seja o nome ou o nome de um membro da família, amigo ou colega de trabalho, os clientes sentem uma conexão com essas garrafas de Coca-Cola. Algumas garrafas têm até adesivos que os clientes podem tirar e usar como crachá ou dar para outra pessoa.
A Coca-Cola tornou a campanha ainda mais identificável, criando rótulos com várias grafias diferentes de nomes e incluindo nomes menos comuns. Os clientes também podem personalizar sua garrafa no site da empresa por US $ 5. A empresa encontrou uma maneira de se envolver com todos por meio desta campanha.
A campanha Compartilhar uma Coca-Cola deixa as pessoas empolgadas com uma garrafa personalizada de Coca-Cola e faz com que os clientes se sintam conectados à marca em um nível mais profundo. Por sua vez, milhões foram motivados a compartilhar fotos, vídeos e histórias nas mídias sociais sobre suas experiências na compra e no compartilhamento de uma Coca-Cola.
Aumentar o tráfego do site
A mídia social é uma ótima maneira de aumentar o tráfego do site. Simplesmente colocar o site na sua biografia do perfil ajuda a guiar os usuários ao site, onde eles podem aprender mais sobre sua empresa ou um produto específico. Os clientes têm pouca paciência e perdem o interesse rapidamente. Ao incluir o URL em sua biografia, você evitará confusões e simplificará as coisas para seus clientes em potencial.
Sua equipe de campanha também pode responder a seguidores nas redes sociais com URLs para landing pages específicas no seu site. Adicionar links para o seu site como parte de uma conversa natural ou de uma postagem orgânica é uma ótima maneira de mostrar que você está ouvindo e aumentar o tráfego do site.
Por fim, você pode simplesmente adicionar um site ou URL da landing page à sua postagem real nas redes sociais. Você aumentará o tráfego do site, fornecendo aos seguidores links para os recursos necessários para responder às suas perguntas e preocupações por conta própria.
Por exemplo, muitos portais de notícias em todo o país adicionam URLs às suas histórias nas mídias sociais. Eles geralmente são vistos postando uma imagem, vídeo, citação ou declaração atraente junto com um link para uma história ou notícia real.
Isso funciona bem porque aumenta o tráfego do site. Se os seguidores não seguirem o link para o portal, eles sempre poderão clicar em “Curtir” ou “Compartilhar” se ainda quiserem interagir.
Impulsione as vendas
Os profissionais de marketing querem que os clientes fiquem animados com seus produtos e marca. Quando uma empresa consegue fazer isso com sucesso, provavelmente verá um aumento nas vendas. As campanhas de mídia social são uma ótima maneira de deixar as pessoas empolgadas com novos produtos, devido à capacidade de compartilhar, usar imagens e divulgar.
Um exemplo disso foi da Starbucks nos EUA com a campanha da Starbucks Unicorn Frappuccino. A empresa começou a vender o Unicorn Frappuccino – uma bebida colorida e brilhante que só estava em estoque por tempo limitado.
A Starbucks compartilhou fotos do Frappuccino em todas as mídias sociais e despertou entusiasmo com a bebida. Eles também criaram uma hashtag, #unicornfrappuccino, para incentivar os clientes a compartilhar suas experiências comprando e bebendo a bebida.
A bebida de US $ 5 era tão popular entre os clientes que, durante a única semana em que esteve disponível em abril de 2017, havia mais de 180.000 publicações nas mídias sociais que apresentavam a bebida. A bebida também levou a um aumento nas vendas das lojas no segundo trimestre em 3% , e as vendas subiram 4% em março de 2017.
Agora que analisamos algumas das campanhas de marketing de mídia social mais bem-sucedidas, vamos nos aprofundar nas maneiras pelas quais você pode iniciar a sua própria campanha.
Como criar uma campanha de marketing nas mídias sociais
- Pesquise sua concorrência
- Crie sua estratégia
- Escolha seu tipo e formato de conteúdo
- Gerencie os resultados da sua estratégia de campanha
- Promova seu conteúdo
- Promova uma mensagem em toda a sua campanha
- Equilibre seu conteúdo promocional e não promocional
- Garanta que seu conteúdo seja exclusivo para sua empresa
- Interaja com seu público regularmente
- Crie uma hashtag exclusiva para sua campanha
- Automatize seu conteúdo com software de agendamento
- Use a transmissão ao vivo para sua vantagem
Existem muitas maneiras de criar uma campanha de marketing de mídia social bem-sucedida. Os planos variam de acordo com o setor, a plataforma de mídia social e o tipo de campanha. Use as dicas a seguir – centradas em três etapas principais, incluindo pesquisar sua concorrência , elaborar sua estratégia e promover seu conteúdo – para criar sua campanha de marketing de mídia social.
1. Pesquise sua concorrência
Nos estágios de planejamento de sua campanha de marketing de mídia social, considere sua concorrência.
- Quais empresas são semelhantes às suas e já possuem contas de mídia social bem-sucedidas?
- Quais empresas têm campanhas que você conhece que se saíram bem?
- As empresas que você está analisando geralmente realizam brindes, concursos ou vídeos ao vivo?
- Como é o engajamento em suas postagens sociais?
Dando um passo atrás e fazendo essas perguntas a si mesmo, você começará a entender o que está funcionando bem em seu setor. Você também poderá determinar como pode tornar sua campanha única.
Procure inspiração em outros lugares também. Se sua concorrência não é social, você não é fã do estilo de campanha anterior ou tem uma empresa excepcionalmente única, procure outras campanhas que o inspirem e determinem como aplicar elementos como um estilo semelhante, nível de envolvimento, estética ou uma mensagem específica para sua campanha.
2. Crie sua estratégia
Em seguida, elabore sua estratégia de campanha. Para determinar sua meta de campanha, considere seu público-alvo.
Apelar ao seu público-alvo.
- Quem você está tentando alcançar?
- O que você espera que esta campanha alcance para sua empresa e seu público?
- Como você pode criar um envolvimento contínuo com seus seguidores ao longo de sua campanha?
Garantir que seu conteúdo e apelos de mensagens cheguem para o seu público-alvo sempre deve ser sua principal prioridade. Lembre-se desta regra importante em toda a sua campanha de marketing de mídia social. Não perca de vista quem você está tentando se conectar e por quê.
Caso contrário, é provável que seu público role diretamente pelas suas postagens sociais ou perca o interesse em sua campanha em questão de segundos.
Aqui estão algumas maneiras de atrair seu público-alvo nas mídias sociais:
- Considere as tendências atuais. O que as pessoas querem ver hoje em dia? Por exemplo, as Stories do Instagram e a transmissão ao vivo se tornaram bastante populares. Você pode incorporar essas tendências em sua rotina social e campanha?
- Seja informativo. Faça seu público querer parar e ouvir. Se você não tem informações que valem o tempo delas, por que elas verificariam sua postagem ou campanha? Incentive seu público-alvo – crie uma oferta que exija que seu público leia sua descrição do início ao fim. Além disso, diga a eles como participar da oferta e quando você anunciará um vencedor.
- Crie conteúdo visual exclusivo e atraente. Seja um vídeo no Facebook ou uma imagem editada no Instagram, verifique se o seu conteúdo visual é atraente e divertido. Dê ao seu público algo que eles nunca viram antes.
- Interaja com o seu público. Depois de postar nas mídias sociais, 84% dos consumidores esperam que as empresas respondam dentro de 24 horas. Se seus seguidores deixarem perguntas, comentários ou preocupações em suas postagens, entre em contato com eles. Você formará um vínculo pessoal com seu público que os tornará mais leais a você e a sua marca. Você também ganhará a confiança deles com mais eficiência.
Escolha seu tipo e formato de conteúdo
Para determinar seu tipo de conteúdo, pense por que você está criando sua campanha. Aqui estão alguns casos em que uma empresa pode criar uma campanha de marketing de mídia social:
- Feriados
- Ocasiões ou marcos especiais
- Parcerias com outras empresas
- Promoções com conteúdo gerado pelo usuário
- Concursos ou brindes
Considere qual tipo de conteúdo deve ser usado em qual plataforma. Por exemplo, se sua campanha usa muita fotografia estática, talvez o Instagram seja a plataforma para você. Se você precisar de transmissão ao vivo e quiser compartilhar vídeos mais longos, o Facebook pode ser uma boa opção. E se você deseja liberar rajadas mais curtas de informações, o Twitter pode ser uma boa opção. Pense no que cada plataforma é melhor e siga a partir daí.
Gerencie os resultados da sua estratégia de campanha
Não importa por que você está criando sua campanha, provavelmente estará interessado em saber o nível de sucesso da sua campanha. Para tirar conclusões sobre seu sucesso, você precisará de algum tipo de métrica para medir e monitorar toda a sua campanha.
Uma maneira popular de fazer isso é por meio de um rastreador de métricas, como o Google Analytics ou alguma ferramenta de monitoramento de mídia social e monitoramento de métricas como Scup. Esse tipo de dados concretos fornecerá informações como a quantidade total de tráfego da campanha, quantos novos seguidores você atrai (além de quantos perdem), seu nível de envolvimento, alterações no tráfego do site e qualquer alteração nas vendas.
3. Promova seu conteúdo
Agora é hora de começar a compartilhar sua campanha e promover seu conteúdo. Considere as seguintes técnicas sobre como promover e compartilhar seu conteúdo.
Promova uma mensagem em toda a sua campanha.
Você deve começar promovendo uma mensagem em várias plataformas diferentes usando o conteúdo que se encaixa na plataforma escolhida. Ao compartilhar constantemente a mesma mensagem em sua campanha, seus seguidores ouvirão as mesmas informações repetidas vezes, o que lhes permitirá reter sua mensagem.
No passado, as campanhas de marketing provaram que as mensagens são mais eficazes quando repetidas . A repetição resultará em familiaridade, o que promoverá a confiança entre seu público e sua mensagem, marca e produto. Mensagens redundantes permanecem.
Equilibre seu conteúdo promocional e não promocional
Seus seguidores notarão se você está constantemente enviando conteúdo promocional para eles. Ao equilibrar promocional e não promocional, seus seguidores o perceberão como útil e desejarão se envolver mais com você.
Isso significa que seus seguidores não se sentem pressionados a se tornar um cliente. Você será mais eficaz se fornecer a seus seguidores conteúdo promocional equilibrado com conteúdo que eles considerem útil e atraente.
Garanta que seu conteúdo seja exclusivo para sua empresa
Crie uma estética para sua campanha que corresponda à sua marca. Você quer que isso seja único – qualquer pessoa que chegue à sua página deve saber que é sua sem ler o identificador do seu perfil. Ser único e autêntico ajuda você a se destacar … também oferece às pessoas um motivo para querer segui-lo em detrimento de seus concorrentes.
Interaja com seu público regularmente
Não importa quantos seguidores você tenha, reserve um tempo para responder a perguntas, “curtir” comentários e responder aos comentários. Ao reservar um tempo para se envolver com seus seguidores, você terá uma experiência pessoal que eles não esquecerão. Esses são os tipos de relacionamentos e experiências que mantêm os seguidores investindo em sua marca.
Crie uma hashtag exclusiva para sua campanha
Todas as principais campanhas de mídia social têm uma hashtag que deve ser a mesma nas suas plataformas sociais. As hashtags permitem que os membros da sua equipe acompanhem as interações e facilitam o envolvimento de seus seguidores com sua campanha. Sua hashtag deve ser única e memorável.
Por exemplo, Nos EUA a Snickers teve uma campanha popular de mídia social chamada “Você não é você quando está com fome”. Eles retratam pessoas atacando, perdendo a cabeça e até se transformando em pessoas diferentes porque estão com “fome” … ou com fome de raiva. Essas pessoas voltam ao seu estado normal quando dão uma mordida na barra de Snickers e satisfazem sua fome.
A hashtag da campanha é #EatASnickers (Tradução: #ComaUmSnickers). É direto, simples de lembrar e orientado para a ação. Além disso, “Eat a Snickers” (Tradução: Coma um Snickers) também é uma das linhas de tag do anúncio, o que contribui para a uniformidade da campanha.
Automatize seu conteúdo com o software de agendamento
Embora a criação de conteúdo envolvente e a interação com seus seguidores consuma tempo, existe uma maneira de agendar as postagens de sua campanha com antecedência, para evitar que você precise fazer isso em tempo real.
Ferramentas como Hootsuite permitem que os profissionais de marketing agendem postagens com texto, fotos, vídeos, hashtags e muito mais. Algumas dessas ferramentas de agendamento contêm recursos de análise para ajudar os usuários a determinar quais postagens agendadas estão indo bem e quais postagens precisam ser modificadas.
Use transmissão ao vivo para sua vantagem
Em 2021, espera-se que a transmissão ao vivo se torne uma indústria de US $ 70 bilhões . Com a transmissão ao vivo, os membros da audiência podem assistir ao conteúdo em tempo real de qualquer lugar do mundo, o que cria uma experiência única e envolvente.
O Facebook Live é uma das maneiras mais populares de transmitir conteúdo ao vivo, seguido por outras plataformas, como Twitter, Instagram e YouTube. Você pode usar a transmissão ao vivo para atualizar os seguidores das notícias, assim como realizar brindes e concursos, entrevistar convidados e influenciadores ou simplesmente fazer com que os seguidores se sintam pessoalmente conectados à sua marca.
A maneira como você promove seu conteúdo é uma decisão sua, mas não se esqueça de testar e analisar seus resultados. Dessa forma, você saberá se alguma alteração imediata pode ou deve ser modificada enquanto a campanha ainda está ativa. Você também pode usar essas informações a campanhas futuras.
Comece a criar sua campanha
A mídia social conquistou o mundo. Embora algumas tendências estejam mudando, a mídia social chegou para ficar. As campanhas de marketing de mídia social são uma ótima opção para empresas que desejam permanecer relevantes e promover seu conteúdo de maneira eficaz e eficiente.
Com a possibilidade de alcance significativo, a capacidade de se envolver diretamente com seguidores e clientes, a facilidade de compartilhar seu conteúdo com milhares (ou até milhões) de pessoas e a natureza econômica do trabalho, as campanhas de marketing de mídia social são atraentes para ambos. empresas e consumidores.
Comece a criar conteúdo exclusivo e atraente para seus seguidores sociais e cause um impacto que impulsiona as vendas e estimula as pessoas a se relacionar com sua marca.