Hoje em dia, há muitas alternativas de sucesso dentro do marketing digital. Entre eles, o copywriting se destaca como uma das melhores formas de introduzir um produto ou empresa entre os consumidores.
Em explicação muito simples, o copywriting consiste em uma estratégia de produzir textos que tenham caráter persuasivo, para serem utilizados tanto no marketing quanto nas vendas. Essa produção poderá ter foco em catálogos, anúncios, sites, e-mails, etc.
Mais em voga do que nunca em um momento que se fala em inbound marketing e marketing de conteúdo, o copywriting, por si só, é o processo de produzir textos com uma determinada finalidade sobre um produto, serviço ou marca.
Neste texto, traremos tudo que você precisa saber sobre o copywriting e como aproveitar da melhor forma essa estratégia para conquistar mais clientes e mais sucesso para seu negócio.
Como usar o copywriting a seu favor
Antigamente, quando se falava em copywriting, o pensamento que automaticamente vinha era o texto para propaganda. Nessa produção, não necessariamente haveria uma informação relevante, apenas os benefícios de utilizar e possuir o produto.
Contudo, nos últimos anos, com o crescimento de estratégias de marketing digital, bem como maior sofisticação no treinamento de vendas, o uso de copywriting deixou de ser restrito apenas a anúncios óbvios, contando com técnicas para funcionar melhor.
Dessa forma, usar a estratégia a seu favor é uma das melhores sacadas para criar marketing digital de sucesso, utilizando para isso estratégias como inbound marketing, que, em simples palavras, consiste em fornecer conteúdo para gerar cadastro e inserir clientes no funil de vendas.
O copywriting, então, evolui e deixa de ser apenas uma produção de textos com a óbvia finalidade de vender, para informar e trazer mais elementos para a decisão do cliente, fazendo com que o consumidor realmente se interesse pelo texto e pela marca.
Para contar com boa qualidade e variedade de texto, pode ser interessante contratar mão de obra terceirizada para realização de copywriting, garantindo que haja uma quantidade de textos considerável para alimentar os canais escolhidos para realização do marketing.
O impacto sobre seu público-alvo
Com a evolução do copywriting, necessária para captar o público mais versado nas estratégias de marketing existentes e que não se deixa levar por propagandas pouco elaboradas, o público-alvo tende a criar mais identificação com o produto e serviço.
Quando se fala em copywriting bem sucedido, falamos em buscar bons textos, com informações relevantes, que tragam utilidades para o leitor e, em paralelo, possam fazer a apresentação do produto ou serviço que visa anunciar.
Ao oferecer sistema de segurança eletrônica, isso significaria optar por um ótimo texto que demonstre por estatísticas a necessidade, em grandes cidades, de investir no equipamento e em uma boa empresa de monitoramento, apresentando a empresa.
Com isso, ainda que não haja a necessidade ou interesse imediato pelo produto, o texto em si atrairá a atenção do leitor e fará com que a geração de leads seja ampliada, de forma natural e espontânea com a leitura dos textos criados na estratégia.
Quando falamos em leads, queremos dizer gerar esse interesse inicial que poderá levar a realização do negócio e, com isso, fazer contatos com os possíveis clientes de seu produto ou serviço. Leads serão esses contatos gerados com tais estratégias.
Por isso, é muito importante que o copywriting de qualidade e bem feito seja parte de sua estratégia, porque a criação de bom conteúdo eleva o interesse, aumenta a geração de leads e atrai leads qualificados, pessoas que têm mais chances de conclusão do negócio.
O copywriting e a criação de conteúdo
Como pode apontar qualquer pesquisa de clima organizacional, investir em copywriting poderá fazer com que a equipe de marketing tenha maior qualidade em seus projetos e ofereça mais alternativas para ações e iniciativas para anunciar.
É importante aproveitar as melhores estratégias de vendas que estão presentes no copywriting para melhorar seus conteúdos e fazer com que leads cheguem naturalmente com a qualidade de informações apresentadas nos textos.
As boas práticas de copywriting devem ser utilizadas para criação de bom conteúdo, com cuidados como buscar informações que sejam relevantes e encontrar uma maneira de expor de forma persuasiva.
Para isso, algumas técnicas úteis são:
- A criação de identificação do leitor com o texto;
- A coerência, demonstrando que há encadeamento lógico entre as ideias;
- A escassez, com o objetivo de fazer o leitor realizar a ação logo;
- Entre outras estratégias.
Com o uso correto do copywriting, o marketing tende a se estruturar de forma mais fluida e alcançar as metas de vendas e geração de leads.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.