O crescimento constante do comércio digital

A pandemia virou o mundo de cabeça para baixo, mas em momentos de crise que grandes empreendedores aparecem, justamente por saberem lidar com as oportunidades geradas pela dificuldade. Foi o caso do empreendedor que aderiu ao comércio digital.

Não é novidade que o Brasil é um dos países com maior influência mundial e detém um mercado interno poderoso e capaz de consumir uma quantidade enorme de produtos. A presença de mais de 220 milhões de pessoas e a evolução das gerações gerou isso.

 

A chamada geração X está atingindo a maturidade, ou seja, as pessoas nascidas entre a década de 90 e o ano 2000 são o mercado consumidor da vez. Isso porque eles cresceram com a tecnologia e o ambiente digital já faz parte de suas vidas.

 

Muitos estão tendo filhos que nasceram já nesse meio e pedem por produtos que estejam dentro dessa realidade. Além dessa realidade majoritária, existem aqueles com 40 anos ou mais que conseguem acessar bem a internet e compram para os mais idosos.

Todo esse contexto agregado com a pandemia fez com que diversos comércios digitais expandissem o seu negócio. 

Já existem profissionais formados em curso de design gráfico EAD (Ensino a Distância), assim como publicitários, professores e outras profissões graças ao mercado digital.

Porém, é importante ressaltar que a pandemia foi apenas um exponenciador dessa realidade que já vinha de um crescimento acelerado há alguns anos. 

Diversos fatores além da pandemia influenciaram esse sucesso e podemos pontuar alguns deles, como:

 

  • Aumento do acesso a tablets e smartphones;
  • Evolução da segurança digital para efetivação de cadastros e compras;
  • Melhorias na tecnologia de internet fixa e móvel;
  • Desburocratização nas iniciativas empreendedoras.


Esse último ponto é importante de ser comentado, já que o empreendedor não detém praticamente de nenhum apoio externo para elaboração do seu negócio. Nem mesmo ajuda com uma empresa de etiquetas adesivas para código de barras.

 

As iniciativas de diversas políticas por um mercado mais livre e menos burocrático potencializaram a criação de diversos comércios digitais. As pessoas passaram a ter serviços de melhor qualidade como entrega de produtos e qualidade na internet.

 

Quando você agrega tudo isso a uma realidade pandêmica, tudo é exponenciado a níveis ainda maiores. 

O crescimento do mercado consumidor 

Sabe-se que o mercado consumidor do Brasil cresceu muito no ano de 2020, houve um aumento de cerca de 20 milhões de novos consumidores com idade média de até 37 anos. 

É justamente a soma dos novos consumidores independentes com os mais velhos que passaram a aderir ao mercado digital. E esses valores aos olhos de quem deseja montar um negócio são positivos, afinal, sabe-se que o investimento obterá retorno.

Fato que comprova esses dados é o acréscimo de 40% de novas lojas virtuais se comparado com os valores obtidos em 2020, por exemplo. O interessante é que o brasileiro passou a gostar de realizar compras online.

Em muitos casos, os produtos chegam em poucos dias e podem ser pagos de diferentes formas, graças ao avanço da segurança digital.

Recentemente a Lei LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados) entrou em vigor fazendo com que diversas empresas se adaptassem às novas normas. Isso gerou confiança no mercado consumidor que sabe que está amparado em caso de fraudes ou vazamento de dados 

Graças a isso, muito foi investido nas soluções em controle de acesso, o que fez com que aquela velha falácia de que a internet não é um lugar seguro fosse deixada de lado. Conforme o tempo passa, as pessoas estão cada vez mais interessadas no mercado digital. 

A projeção segue alta para os anos seguintes 

Já vimos que o crescimento do mercado digital é constante, e para que não fique dúvidas, basta olhar para o que diversos especialistas no assunto estão comentando.

Uma das maiores projeções que envolvem os novos sistemas de comunicação é a chegada do 5G que promete a melhor internet já vista em todos os tempos. 

Diante disso, haverá um acesso imediato de pessoas interessadas na tecnologia, mas ainda existirá os remanescentes do 4G.

Ocorre que com o passar do tempo os novos aparelhos só poderão ser obtidos por meio do acesso à tecnologia também com programas que fazem contabilidade fiscal. A questão é que o 5G resolverá os problemas de carregamento ou falta de acesso.

Muitas pessoas pensam em fazer uma compra enquanto estão no ônibus ou na estrada e desistem após tentativas falhas de acesso ou deixam para depois devido a impossibilidade de acessar uma rede mais rápida. 

Portanto, isso será resolvido, além de diversos segmentos que serão criados graças a melhoria constante, como lives em lugares diferentes, leilões virtuais e outros. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.