Dicas para você aderir a um e-commerce em sua empresa

O e-commerce é uma opção de vendas muito viável, principalmente quando há algum empecilho para o cliente ir até às compras. 

Atualmente, por conta da pandemia do novo coronavírus, muitos empreendedores inovaram suas vendas colocando os seus produtos na internet, assim, atingiram um lucro muito alto, muitas vezes, maior do que se a venda tivesse sido feita presencialmente.

Considerando isso, neste artigo, traremos algumas dicas de como transformar as vendas de sua empresa em e-commerce.

Primeiro, entenda o que é um e-commerce

E-commerce, em tradução livre, comércio eletrônico, é uma forma eficaz de vendas online, em que as lojas oferecem os mesmos produtos que você pode encontrar em uma loja física.

Para que isso ocorra, você pode fazer uma plataforma ou apenas compartilhar um link de venda em suas redes sociais. 

Ademais, a venda online, além de ser prática, é mais rápida, pois quem procura, escolhe e paga é o cliente, no próprio site. Além disso, a entrega do produto é feita por algum serviço de entrega.

As leis permitem vender online?

A resposta é: sim! Inclusive, existe um decreto específico que é o Decreto Federal 7.962/2013. Ou seja, é uma espécie de código de defesa do consumidor, sendo que as diretrizes principais são:

  • As informações do site precisam ser claras;
  • O atendimento e a ferramenta devem ser ágeis;
  • A ferramenta deve ser eficaz;
  • O consumidor deve contar com o direito de arrependimento.

Agora que você já sabe o que é um e-commerce, bem como que ele é permitido por Lei, deve sobrar a dúvida de como fazer para conseguir vender no ambiente web.

Como vender online?

Seguindo algumas dicas específicas, vender online, com certeza, ficará ainda mais fácil e simples. Pensando nisso, listamos alguns pontos importantes sobre o assunto, são eles os seguintes:

1 – Conheça o e-commerce

Primeiramente, busque contato com pessoas que já têm um produto e-commerce, pergunte a elas o máximo de informações possíveis, assim, você poderá mergulhar nesse mundo vasto das vendas online.

Verique quais são os investimentos necessários para que você se mantenha no mercado. Até porque, o encerramento de empresa, principalmente nesse cenário online, caso não haja planejamento, pode ocorrer. 

Saiba que é um negócio online, e não apenas um site para expor os seus produtos, então, cuidado e seja profissional!

2 – Saiba qual é o seu nicho

Nichos são aqueles produtos que atendem a uma necessidade específica de um público-alvo. Por exemplo, em vez de vender apenas cursos online de línguas, venda também cursos técnicos, a segmentação do seu site pode lhe trazer mais sucesso.

Considere qual é a faixa etária, ou algumas outras características que podem ser definidas com a persona do negócio, que é um perfil fictício do cliente ideal.

3 – Planeje o seu negócio

Elabore um plano de negócios, que nada mais é que um documento que descreve todos os objetivos e estratégias a serem aplicadas.

Por exemplo, se você abrir uma empresa que tem hardwares e softwares para a terceirização de TI, você precisa elencar todos os passos a serem seguidos por você ou sua equipe.

Criar a identidade do negócio e marca, analisar o mercado e conhecer os fornecedores e concorrentes também fazem parte do planejamento. Saiba exatamente quais serão os produtos em estoque e quem fará a gerência do site para você. 

Ademais, o controle de acesso é algo importante para se ter quando você tem uma loja online e é uma equipe que a gerencia, pois você precisa saber exatamente o que está sendo feito em seu negócio.

Nesse sentido, opte por um acesso restrito, em que algumas execuções só possam ser feitas por você.

4 – Planeje as vendas e promoções

As vendas e como elas serão feitas, são processos tão importantes de serem executados quanto quais serão as ofertas do site. Utilize argumentos contundentes para que seu cliente saiba que aquilo que está sendo oferecido é exatamente o que ele precisa.

Uma boa tática é deixar uma parte para depoimentos e feedbacks de clientes que já compraram. Ofereça ofertas limitadas, que expiram, por exemplo, em 24 ou 48 horas, principalmente em datas comemorativas.

O pós-venda também é um aspecto importante, pois é neste momento que o cliente se sentirá valorizado, o que gerará confiança por parte do público. 

Veja como trabalhar o engajamento online 

Engajar sua loja é uma forma de ganhar mais clientes e ganhar autoridade no nicho que você escolher. 

Procure uma equipe de Marketing Digital que o auxilie neste quesito, ou você mesmo pode melhorar o seu conteúdo online por meio do SEO (Search Engine Optimization) ou, até mesmo, por meio do Machine Learning. 

Existem muitas formas de engajar sua loja, escolha a que mais se adequa ao seu perfil e aplique em seu negócio. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você e seu negócio online. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.