Como vender mais nas datas comemorativas de final de ano

As datas comemorativas de final do ano são períodos de alegria e muita festa, bem como de presentear os amigos, a família e de se iniciarem novos começos. Com isso em mente, a demanda de compras aumenta e a sua empresa deve se preocupar em vender mais.

São diversas as datas que podem influenciar uma pessoa que está interessada em consumir algo que gosta, seja para ela ou para alguém próximo. O grande pico começa na época da Black Friday, mas é no Natal e Ano Novo que o espírito de compras fala mais alto.

 

Isso sem mencionar outras datas como o dia das crianças ou, até mesmo, o dia do professor. Independentemente da data ou do segmento de negócios, indo desde empresas de logística até consultoria aduaneira, é preciso estar preparado para atender o público. 

Em outras palavras, para atender o público é necessário muito planejamento e entender o que o seu cliente quer e precisa, fazendo com que o número de vendas nessas épocas do ano seja consideravelmente maior.

Para entender como fazer isso de forma simples e bastante direta, confira os tópicos a seguir.

Como aumentar o número de vendas?

O objetivo de todo negócio ou forma de comércio é lucrar e conseguir manter o seu trabalho, investindo o dinheiro obtido em tecnologia, profissionais e novas formas de oferecer produtos e serviços de qualidade para o mercado.

 

Sendo assim, mesmo que a promoção ou campanha de datas especiais esteja relacionado a um serviço de limpeza profissional, é necessário seguir alguns aspectos e critérios funcionais para a conclusão de suas metas, como:

 

  • Entendimento do público-alvo;
  • Assertividade nas estratégias de marketing;
  • Contratação de bons profissionais;
  • Análises frias sobre os resultados obtidos;
  • Entre outros fatores.

 

Muito pode ser aproveitado no momento de realizar as vendas de um negócio quando se tem a sincronia e investimentos necessários para o funcionamento das estratégias. 

 

Seguindo essa linha de raciocínio, abaixo foram descritos em tópicos algumas maneiras de se vender mais durante as datas comemorativas, podendo ser aplicado tanto em uma consultoria contábil e fiscal com seus serviços quanto em uma loja simples.

01 – Defina o seu público-alvo

Saber quem é o seu público é essencial para qualquer negócio que queira continuar crescendo e se expandindo no mercado, ou simplesmente continuar lucrando e se mantendo no segmento no qual desempenha suas atividades.

 

É o público que dirá se o produto ou serviço é bom, o que pode ser melhorado e, de fato, consumirá o que foi produzido, convertendo todos os esforços em dinheiro que será utilizado pela empresa. 

 

Quanto melhor definir e entender quem ele é, mais fácil será bolar estratégias de negócios funcionais.

02 – Crie ações promocionais

É normal que as pessoas busquem promoções durante as datas comemorativas. Portanto, é necessário criar ações promocionais que auxiliem o comércio a ser competitivo nessa época do ano.

 

Pode ser um desconto no pacote completo de um software para nota fiscal eletrônica ou até mesmo os famosos descontos para zerar o estoque. 

 

Independentemente da forma adotada para negociação, é importante que as campanhas sejam atrativas e que façam o cliente cogitar ou nem pensar duas vezes antes de comprar aquele item ou serviço.

03 – Tenha um planejamento completo

O ato de se planejar pode englobar diversos aspectos para uma empresa e, portanto, é extremamente essencial ter um plano de ações que condiz com a campanha e te ajudem atingir o objetivo, que no final das contas, é lucrar.

 

Com isso, organizar o ponto de vendas e treinar da melhor forma possível os profissionais que atenderão no dia é essencial para que a campanha seja funcional e as pessoas comecem a falar mais sobre a marca.

 

Tudo isso faz parte do exercício de conquistar e seduzir o cliente. Quanto melhor se planejar, melhor se sairá.

04 – Divulgue as promoções

Nada funciona tão bem quanto um marketing bem realizado e feito de maneira correta. Nesse caso, é importante que as pessoas saibam do que está prestes a acontecer na empresa, e portanto, é preciso divulgar o produto e a campanha para as datas.

 

Utilize as redes sociais, blogs e até mesmo emails. O importante é que o recado chegue aos interessados e faça com que todos tenham o conhecimento de que a marca se importa com a data e está preparando algo único para essa época.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.