Terça, 17 Julho 2018

Guia definitivo: Como iniciar um blog WordPress (passo a passo) Destaque

Escrito por

Você quer começar um blog WordPress da maneira certa? Sabemos que começar um blog pode ser difícil especialmente quando você não é um profissional técnico em WEB. Adivinha: você não está sozinho. Tendo ajudado muitos usuários a iniciar um blog, decidimos criar o guia mais completo sobre como iniciar um blog WordPress sem qualquer conhecimento técnico.

Como iniciar um blog WordPress

O processo é fácil de seguir mesmo que você tenha 20 anos ou 60 anos. No entanto, se você precisar de ajuda, nossa equipe de especialistas irá ajudá-lo a configurar o seu blog gratuitamente. → Clique aqui para obter o seu Blog WordPress gratuito Configurado! ←

O que você precisa para começar um blog WordPress?

Há três coisas que você precisa para iniciar um blog WordPress:

Iniciar um blogUma idéia de nome de domínio (este será o nome do seu blog, isto é, shiftmind.com.br)
Iniciar um blogUma conta de hospedagem na web (este é o local onde o seu site irá morar na internet)
Iniciar um blogSua atenção integral durante 30 minutos

Sim, você leu direito. Você pode iniciar um blog a partir do zero em menos de 30 minutos, e nós vamos guiá-lo através de todo o processo, passo a passo.

Neste tutorial, vamos abordar:

Iniciar um blogComo escolher o melhor Web Hosting
Iniciar um blogComo criar uma conta de hospedagem com o WordPress Instalado
Iniciar um blogComo registrar um nome de domínio e criar uma conta de hospedagem
Iniciar um blogComo instalar o Idioma Português do Brasil no WordPress
Iniciar um blogComo alterar seu tema (aparência do blog)
Iniciar um blog
Como escrever seu primeiro post do blog
Iniciar um blog
Como personalizar o WordPress com Plugins
Iniciar um blog
Como dominar o WordPress

Pronto? Vamos começar.

Etapa 1. Escolher a Plataforma

O maior erro dos iniciantes ao iniciar um blog é escolher a plataforma de blogs errados. Felizmente você está aqui, então você não vai cometer esse erro.

Para 95% dos usuários, faz mais sentido usar WordPress.org também conhecido como WordPress auto-hospedado. Por quê? Como o WordPress é livre para usar, você pode instalar plugins, personalizar o design do site e o mais importante, ganhar dinheiro com seu site sem quaisquer restrições (veja a diferença entre WordPress.com e WordPress.org).

Agora você provavelmente já ouviu falar que o WordPress é gratuito. Você pode estar se perguntando por que é grátis? Qual é o problema?

Não há problema. É gratuito porque você tem que fazer a instalação e hospedá-lo sozinho. Em outras palavras, você precisa de um nome de domínio e hospedagem para o site blog.

Um nome de domínio é o que as pessoas escrevem para chegar ao seu site. É o endereço do seu site na internet. Pense em google.com ou shiftmind.com.br.

Web hosting é onde o seu site/blog irá morar. É a casa do seu site na internet. Cada site precisa de hospedagem na web. Um nome de domínio geralmente custa $9.99 / ano, e hospedagem normalmente custa $ 10 / mês. 

Recomendamos, CloudAccess.net, como hospedagem para o seu Blog, eles também são especialistas emWordPress porque hospedam milhões de sites, incluindo o nosso próprio.

É por isso que eles nos prometeram que se você não conseguir iniciar o seu blog online dentro de 30 minutos seguindo este tutorial, a equipe de especialistas da Shift Mind completará o processo para você sem qualquer custo. Eles vão nos compensar, então você não precisa nos pagar nada. Entre em Contato para obter ajuda gratuita sobre a configuração do seu blog WordPress.

NOTA: Na Shift Mind acredita na transparência. Se você se inscrever com no CloudAccess usando nosso link de afiliado, nós ganharemos uma pequena comissão sem custo extra para você. Nós recomendamos apenas produtos que usamos e acreditamos que irá agregar valor aos nossos leitores.

Vamos em frente e comprar o seu domínio + hospedagem.

Etapa 2. Domínio + Hospedagem e WordPress Instalado!

Abra o CloduAccess.net em uma nova janela e siga em frente.

A primeira coisa que você precisa fazer é rolar a página para baixo e você irá ver os planos de hospedagem e suporte oferecidos pelo CloudAccess: FREE, MINI, STANDARD, BUSINESS

planos de hospedagem suporte wordpress

Para os iniciantes o plano MINI atende muito bem a necessidade. Então vamos rolar a página para baixo e clicar no botão WordPress na imagem:

escolhendo plano mini wordpress

Uma vez que selecionamos a plataforma WordPress vamos clicar no botão ORDER NOW para contratar a hospedagem.

Depois disso, será solicitado que você digite um nome do domínio para o seu site / blog.

comprar dominio blog wordpress

Após escolher o seu nome de domínio basta clicar no botão "Next step", o sistema irá informar se o nome de domínio escolhido para o seu blog está disponível:

escolhendo dominio do blog

OBS: caso o nome de domínio não esteja disponível você terá que escolher outro. Clique no botão "Next step" para prosseguir.

Na próxima tela será exibido a opção para você escolher o ciclo de pagamento, eu prefiro escolher o ciclo de pagamento mensal (Monthly) e também exibe informações sobre a plataforma que será instalada na sua hospedagem (no caso WordPress):

ciclo de pagamento iniciar blog wordpress

Na próxima tela aparece a opção de você contratar serviços adicionais (ID Protection). Não recomendo que contrate eles, se você precisar pode adiciona-los mais tarde. No momento clique no botão "Update Cart":

iniciar blog wordpress contratar serviços adicionaisNa tela a seguir você verá um resumo do seu pedido, basta clicar no botão "CHECKOUT":

pedido Como iniciar um blog WordPress

Por fim, na tela de Checkout você precisará adicionar as informações de sua conta e finalizar as informações de pagamento (você poder realizar o pagamento via PayPal ou Cartão de Crédito Internacional), para concluir o processo clique no botão: "Complete Order".

hospedagem inicio blog

Uma vez concluído, você receberá 2 (dois) e-mails com detalhes sobre como fazer login no painel de controle de hospedagem e da administração do seu site WordPress!

O Painel de Controle da sua hospedagem é onde você gerencia desde suporte, e-mails, entre outras coisas. Mas o mais importante, é que o Wordpress já vem instalado!

Etapa 3. Acessar a Administração do seu Blog WordPress!

Parabéns, você criou seu site WordPress. Isso não exigiu de você nenhum conhecimento técnico. Agora o próximo passo é aprender a operar a ferramenta.

No CloudAccess além de instalar o WordPress de forma automática, ele enviará os dados de acesso do seu blog para o seu e-mail (login/senha).

A URL de login do WordPress ficará assim: http://nomededominioescolhido.com/wp-admin

Clique no link de login do WordPress para acessar a área de administração do WordPress. Agora estamos prontos para personalizar a aparência do seu site e começar a blogar!

Etapa 5. Alterando o Idioma

Assim que você acessar a área de administração do WordPress você notará que ele está todo em inglês. Mas não se preocupe o WordPress é famoso por sua praticidade e alterar o idioma para o português do Brasil é muito fácil.

Na área administrativa clique na opção: Settings -> General

alterar idioma Como iniciar um blog WordPress

Nas configurações gerais ao rolar a página para baixo você verá a opção: Site Language.

Basta escolher o idioma português do Brasil e salvar para que a área administrativa do seu blog fique em português!

alterar idioma site wp

Etapa 4. Selecionando seu tema WordPress

A aparência visual do seu blog WordPress é controlada por temas (templates). Quando você visita seu blog pela primeira vez, ele será assim:

tema blog wordpress

Isso não é muito atraente para a maioria das pessoas.

Personalizar a aparência do seu blog é de longe uma das partes mais emocionantes e gratificantes na jornada de criação do seu site WordPress.

Existem milhares de temas pré-fabricados no WordPress que você pode instalar em seu site. Alguns deles são gratuitos, enquanto outros são pagos.

Você pode alterar seu tema indo a área de administração do WordPress e clicando em: Aparência -> Temas

alterar tema blog wordpress

Vá em frente e clique no botão Adicionar Novo.

Como iniciar um blog WordPress adicionando um novo tema

Na próxima tela, você será capaz de pesquisar entre mais 4100 temas livres para WordPress que estão disponíveis no diretório de temas oficial do WordPress.org. Você pode classifica-los por populares, recentes, destaques, bem como outros filtros (Layout, Assunto, Características, etc).

iniciando blog wordpress escolher tema

Quando você encontrar o tema que você gosta, basta colocar o mouse sobre ele e ele irá mostrar o botão Instalar. Clique nele e aguarde até que o tema seja instalado. Depois disso, o botão de instalação será substituído por um botão Ativar. Você precisa clicar nele para ativar o tema.

instalando tema em blog wordpress iniciante

Depois de ter instalado o tema, você pode personalizá-lo clicando no link Personalizar, no menu Aparência. Se você precisar de ajuda para selecionar um tema, então consulte nosso guia sobre 9 coisas que você deve considerar ao selecionar um tema perfeito para WordPress. Depois de ter selecionado o seu tema WordPress, agora você está pronto para criar o seu primeiro post no blog.

Etapa 5. Criar sua primeira postagem no blog

Para escrever seu primeiro artigo (post) no blog, clique no menu Posts » Adicionar Novo no seu painel do WordPress.
Você verá uma área de edição onde você pode escrever sua primeira postagem no blog.

novo post blog wordpress

Quando terminar de escrever, vá em frente e clique no botão Publicar no lado direito para publicar sua primeira postagem no blog para o mundo.

publicar post novo blog wordpress

Na tela de postagens, você notará várias outras seções, como Categorias e Tags. Você pode usá-los para organizar suas postagens no blog. Existem grandes diferenças entre categorias vs tags, que recomendamos que você leia para estruturar seu blog corretamente!

Para utilizar todos os recursos na tela posts, você deve ler nosso artigo sobre como adicionar uma nova postagem no WordPress (vídeo incluído).

Muitas vezes os novatos ficam confusos sobre a diferença entre posts e páginas no painel do WordPress. É por isso que escrevemos um guia completo sobre essa diferença entre posts vs páginas no WordPress.

Passo 6. Plugins e Personalizações

Depois de ter escrito sua primeira postagem no blog, você provavelmente quer começar a adicionar outros elementos usuais em seu site, como um formulário de contato, uma página e muito mais.
Para personalizar ainda mais o WordPress e adicionar recursos como formulários de contato, galerias, sliders, etc, você precisa usar plugins WordPress.

Plugins WordPress são aplicativos que permitem que você adicione novos recursos para o seu site.

Existem mais de 46.000 plugins WordPress disponíveis. Na Shift Mind, contamos com os melhores plugins para WordPress para ajudá-lo a adicionar novas funcionalidades que você precisa.

Temos um guia passo a passo sobre como instalar um plugin WordPress.

Está aqui uma lista de 24 plugins que você deve ter no WordPress para um Web site ou blog profissional.

Passo 7. Dominando WordPress

Na Shift Mind, nosso objetivo principal é fornecer tutoriais de ponta para WordPress úteis e que são fáceis de entender para pequenas empresas, blogueiros e proprietários de sites não-técnicos.

Para expandir seu conhecimento sobre WordPress, você deve verificar:

WordPress Dicionário - O melhor lugar para iniciantes iniciar e familiarizar-se com a linguagem WordPress. 
WordPress Vídeos - Novo no WordPress? Assista a estes 23 vídeos para dominar o WordPress.
Wordpress Blog - O lugar central para todos os nossos tutoriais sobre WordPress.

Você também pode se inscrever no canal do YouTube da Shift Mind, onde regularmente compartilhamos tutoriais em vídeo para ajudá-lo a aprender sobre WordPress.

Por fim, você pode usar o Google para digitar sua pergunta e adicionar a Shift Mind aos seus favoritos. Nossos usuários acham isso muito útil porque você provavelmente vai encontrar uma resposta para qualquer pergunta do WordPress que você tem.

No caso de você não encontrar uma resposta para sua pergunta, simplesmente use o nosso formulário de contato para nos enviar uma mensagem. Adoramos ajudar os usuários a começarem com o WordPress.

Esperamos que você tenha achado nosso tutorial sobre como iniciar um blog WordPress útil. Você também pode querer ler nosso artigo em 19 dicas úteis para direcionar o tráfego para o seu novo site WordPress.

Se você gostou deste artigo, por favor, inscreva-se no nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress. Você também pode nos encontrar no Twitter e Facebook.

Receba dicas de Marketing Digital gratuitas!


if_f-check_256_282474 Guia definitivo: Como iniciar um blog WordPress (passo a passo) - Shift MindTenha dicas semanais sobre Mídias Sociais, SEO, Usabilidade & Conversão e E-mail marketing.

if_f-check_256_282474 Guia definitivo: Como iniciar um blog WordPress (passo a passo) - Shift MindSeja o primeiro a receber tutoriais de plugins legais.

if_f-check_256_282474 Guia definitivo: Como iniciar um blog WordPress (passo a passo) - Shift MindAprenda Automação de Marketing para transformar seu site em uma usina de leads.

Henry Douglas

Analista de marketing digital e trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em Joomla e Wordpress.

shiftmind.com.br/

Comentários (0)

Avaliado 0 como 5 baseado em 0 votos
Não há comentários postados ainda

Deixar seu comentário

  1. Postar comentário como convidado. Cadastro ou login para sua conta.
Give this posts your rating:
Anexos (0 / 3)
Share Your Location

Receba conteúdos da Shift Mind!



Inscreva-se para receber atualizações diárias sobre um marketing digital sempre em evolução!


WORDPRESS

Os cookies nos ajudam a fornecer, proteger e melhorar nossos produtos e serviços. Ao utilizar o nosso site, você concorda com o uso de cookies ( política de privacidade / GDPR ).