Sábado, 24 Fevereiro 2018

O que é o Joomla?

Escrito por

Joomla é um sistema de gerenciamento de conteúdo Open Source para à criação de sites que qualquer um pode fazer o download gratuitamente (acesse  http://www.joomla.org/download.html). O Joomla é poderoso, robusto e grandes organizações estão optando por usar as soluções de software de código aberto. Com o amadurecimento do Joomla, ele está sendo adotado por cada vez mais organizações, de escolas a universidades, organizações governamentais, jornais, revistas, pequenas médias e grandes empresas. Sua maior vantagem é a flexibilidade.Tem sido extremamente bem sucedido por anos e é popular com milhões de usuários em todo o mundo (sendo responsável pela gestão de 3% dos sites do planeta).

A palavra Joomla é um derivado da palavra Jumla do idioma Swahili Africano e significa "todos juntos". O projeto Joomla é o resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação teve lugar uma vez que a Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação - a Mambo Foundation - onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Esses desenvolvedores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram a transferência e em 2005, criaram o "Joomla 1.0", também "open source", a partir do código-fonte do Mambo 4.5.2. A equipe do Joomla organizou e reorganizou-se ao longo dos últimos anos para melhor atender a demandas dos usuários.

O QUE É UM (CMS) SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO?

Um CMS é um sistema que organiza e facilita o gerenciamento de informações em um website. Suas principais características são a facilidade de criação e edição de conteúdos e páginas web dinâmica. Os CMSs podem ser sofisticados com feeds de notícias, fóruns e lojas on-line em que as informações podem ser facilmente incluídas e editadas.

Há muitas opções de CMS no mercado, o Joomla se apresenta como uma alternativa livre e profissional para pessoas físicas e organizações de todos os tamanhos.

Um CMS separa as responsabilidades envolvidas no desenvolvimento de um website. Um web designer pode ser preocupar com o design, e as pessoas não técnicas podem ser responsáveis pelo seu conteúdo.

Um CMS moderno é geralmente definido pela sua capacidade de gerenciar e publicar conteúdo. A maioria dos CMSs podem fazer muito mais, aproveitando-se de uma vasta gama de extensões e add-ons que adicionam funcionalidades.

Com um CMS instalado o gerenciamento do seu website poderá ser realizado por você empresário, por sua equipe de marketing ou compartilhado com o seu parceiro de marketing, via uma interface que não exigirá conhecimentos sobre html, css, ou demais códigos de programação web que são um verdadeiro pesadelo para quem não possui qualificação técnica na área.

O QUE É SOFTWARE OPEN SOURCE?

Joomla é um exemplo de software de código aberto (Open Source), o seu detentor dos direitos autorais sem fins lucrativos é Open Source Matters (www.opensourcematters.org). Um projeto open source é desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo, todos voluntários. Alguns exemplos de software de código aberto que você pode ter ouvido falar são Firefox, Apache, Linux e Open Office. Todos estes projetos têm desafiado e até mesmo ultrapassou os seus equivalentes comerciais. Se você está curioso sobre como e por que as pessoas devem criar um poderoso software de graça, procure mais informações nos sites:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_source

 http://www.opensource.org

POR QUE UTILIZAR O JOOMLA? 

O Joomla é um CMS completo, com opções de personalização que não deixam a desejar a nenhum de seus concorrentes. O Joomla é um CMS open source que vem sendo atualizado e trabalhado por diversos desenvolvedores ao redor do mundo, isso reduzirá o investimento no desenvolvimento de seu website, e você terá novidades e atualizações periodicamente. A interface de administração do Joomla é limpa e intuitiva, permitindo que a administração das publicações sejam administradas pelo pequena e médio empresário diretamente, por sua equipe de marketing ou compartilhada com seu parceiro de marketing, sem que se digite uma linha de código para isso. Você terá um website responsivo, com interface moderna, otimizado para SEO, pronto para criar Landing Pages, Blogs, gerenciadores de e-mail marketing e tudo o que você precisar para o seu Web Marketing.

Importante: O desenvolvimento de um website, mesmo com a utilização de um CMS, continua sendo uma tarefa que exige conhecimento técnico específico do profissional de web design, o CMS facilitará sua vida na gestão de conteúdo de seu website (publicação de artigos, vídeos, e-books, e demais afins).

Se você gostou deste artigo, por favor, inscreva-se no nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo. Você também pode nos encontrar no Twitter e Facebook.

Henry Douglas

Analista de marketing digital e trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla e Wordpress.

shiftmind.com.br/

Comments (0)

There are no comments posted here yet

Leave your comments

Posting comment as a guest.
Attachments (0 / 3)
Share Your Location

Marketing Digital ShiftMind

A Shift Mind é uma empresa que cria e dissemina conteúdo gratuito sobre Marketing Digital, WordPress e Joomla. O nosso principal objetivo é fornecer conhecimento gratuito para ajudar empreendedores a construir sites de resultados!

Interessado em conteúdo Premium?

Receba novos vídeos, eBooks e novidades pela Shift Mind!

Não enviamos Spam!

Procurando algo?