Sábado, 21 Abril 2018

A História do Joomla

Escrito por

O Joomla foi o resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro em 17 de agosto de 2005, detentora dos direitos sobre o Mambo. Naquela época, o nome do Mambo foi registrado por Miro International Pvt Ltd, que formaram uma fundação sem fins lucrativos (Mambo Foundation) com o objetivo declarado de financiamento do projeto e protegendo-o de ações judiciais. A equipe de desenvolvimento Joomla afirmou que muitas das disposições da estrutura de fundação foi contra os acordos anteriores feitos com comitê Gestor eleito pela Mambo, faltou a necessária consulta com as partes interessadas e incluídas disposições que violavam os valores de código aberto do núcleo.

Desenvolvedores do Joomla criaram um site chamado OpenSourceMatters.org (OSM) para distribuir informações aos usuários, desenvolvedores, web designers e comunidade em geral. O líder do projeto Andrew Eddie escreveu uma carta, que apareceu na seção de anúncios do fórum público em mamboserver.com. Um pouco mais de mil pessoas se juntaram OpenSourceMatters.org dentro de um dia, a maioria postando palavras de incentivo e apoio, e o site teve uma sobrecarga devido ao repentino aumento de tráfego como resultado. O CEO da Miro Peter Lamont deu uma resposta pública para a equipe de desenvolvimento em um artigo intitulado "The Mambo Open Source Controversy - 20 Questions With Miro". Este evento criou controvérsia dentro da comunidade de software livre sobre a definição de "open source". Fóruns em muitos outros projetos de código aberto foram ativos com postagens a favor e contra as ações de ambos os lados.

Nas duas semanas após o anúncio de Andrew Eddie, as equipes foram reorganizadas e a comunidade Joomla continuou a crescer. Eben Moglen e o Software Freedom Law Center (SFLC) auxiliou a equipe Joomla no início do núcleo em agosto de 2005, conforme indicado pelo blog do Moglen's a partir dessa data e um anúncio OSM. O SFLC continua a fornecer orientação jurídica para o projeto Joomla.

Em 18 de agosto, Andrew Eddie pediu sugestões da comunidade sobre os nomes sugeridos para o projeto. A equipe principal indicou que iria tomar a decisão final para o nome do projeto. A equipe principal finalmente escolheu um nome que não estava na lista de nomes sugeridos fornecidos pela comunidade. Em 22 de setembro, o novo nome, "Joomla!", Foi anunciado. O nome Joomla! é uma ortografia fonética para a palavra Swahili "Jumla", que significa "todos juntos" ou "como um todo". Em 26 de setembro, a equipe de desenvolvimento convidou a comunidade a votar no logotipo, a equipe anunciou a decisão da comunidade no dia 29 de setembro. Em 2 de outubro, as diretrizes da marca, um manual de marca, e um conjunto de recursos do logotipo foram publicados para uso da comunidade.

O Joomla ganhou o Packt Publishing Award sendo considerado o melhor Sistema de Gerenciamento de Conteúdo em 2006, 2007 e 2011.

Henry Douglas

Analista de marketing digital e trabalho com SEO desde 2010 e tenho 8 anos de experiência em Joomla e Wordpress.

shiftmind.com.br/
Mais nesta categoria: O que é o Joomla?

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixar seu comentário

Posting comment as a guest.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location



Inscreva-se para receber atualizações diárias sobre um marketing digital sempre em evolução!


Marketing Digital ShiftMind

A Shift Mind é uma empresa que cria e dissemina conteúdo gratuito sobre Marketing Digital, WordPress e Joomla. O nosso principal objetivo é fornecer conhecimento gratuito para ajudar empreendedores a construir sites de resultados!

SEÇÕES

Interessado em conteúdo Premium?

Receba novos vídeos, eBooks e novidades pela Shift Mind!

Não enviamos Spam!

Procurando algo?