Como começar um blog

como iniciar um blog

Se você está pensando em começar um blog, a coisa mais importante que tenho a lhe dizer é: vá em frente! Comece seu blog! Blogar é uma ótima estratégia de SEO, é uma ótima ferramenta de marketing, e o blogar é muito divertido! Um novo blog permitirá que você faça escolhas inteligentes e estratégicas. Basta reservar um pouco de tempo para pensar em como configurar seu blog antes de começar, para que você tenha menos trabalho no futuro. Deixe-me compartilhar algumas dicas com você.

Escolha um nicho

Você deve sempre escrever sobre o que você sabe. Mas você não deve escrever sobre tudo o que sabe. Escolha um nicho. Decida o assunto principal e escreva posts relacionados a esse assunto. É mais provável que seu público volte e leia seus outros posts se estiver escrevendo sobre assuntos semelhantes. As pessoas saberão o que esperar. Começar um blog para mães implica escrever sobre todas as coisas relacionadas aos seus filhos e à vida familiar. Começar um blog de viagens implica escrever sobre viagens. Você pode escrever sobre algo ligeiramente fora do assunto principal de vez em quando, é claro, mas tente se ater ao seu nicho. Um público de um blog de viagens não espera um posts no blog sobre jardinagem.

Faça sua pesquisa de palavras-chave

Depois de escolher o seu nicho, você deve fazer uma pesquisa sólida de palavras-chave. Tente descobrir o que as pessoas estão procurando. Que palavras eles estão usando quando querem ler sobre o seu nicho e sobre o assuntos principal do seu blog? Você deve realmente entrar na cabeça do seu público em potencial. Se você fez sua pesquisa de palavras-chave corretamente, você deve acabar com uma longa lista de palavras-chave que você gostaria de ser encontrado. Tente escolher palavras-chave competitivas, bem como palavras-chave de cauda longa menos competitivas.

Leia Mais: “Pesquisa de palavras-chave: Guia Completo”

Pense na estrutura do site

Este é o melhor momento para pensar sobre a estrutura do site . Quais categorias são populares em seu nicho? Quais são as palavras-chave principais mais importantes que você gostaria de ter um bom ranking no Google? Você deve escrever um longo artigo sobre cada uma dessas palavras-chave. Esses serão seus artigos mais essenciais, ou em outras palavras, seu conteúdo pedra angular. Você deve dar a esses artigos um lugar de destaque em seu site.

Depois de ter escrito esses lindos artigos principais (pedra angular), escreva muitos posts em blogs sobre os subtópicos desses assuntos principais e sempre faça um link deles para seus artigos principais. Dessa forma, você estará dizendo ao Google exatamente quais são os artigos mais importantes do seu website.

Leia Mais: Você sabe o que é conteúdo pedra angular?

Escreva seu primeiro post

Escreva seu primeiro post! Coloque a caneta no papel e faça isso. Seu blog começa com o primeiro post. Esse post não precisa ser perfeito; só tem que ser publicado. Precisa de ajuda para começar? Confira nossas 10 dicas sobre como tornar seu post incrível .

Fotos e vídeos

Escrever post no blog é mais do que escrever uma história legal; um blog de sucesso tem fotos e vídeos também. Cada post deve mostrar pelo menos uma imagem. Tirar boas fotos você mesmo é uma ótima maneira de criar imagens e fazer vídeos curtos também é uma boa estratégia de blog. Especialmente se você está blogando sobre aspectos)de sua própria vida, fotos são uma necessidade.

Leia mais: Como encontrar imagens para blogs

Divulgue seu blog

Usar as mídias sociais é a melhor maneira de alcançar e aumentar o público do seu blog. É por isso que seu blog deve ter uma página no Facebook. Compartilhar seus posts no Facebook é uma boa estratégia de marketing. Não se esqueça do Instagram e do Twitter, e dependendo do seu nicho do LinkedIn também!

Além do uso de mídias sociais para promover seu blog, aconselhamos que você tenha uma newsletter. Deixe as pessoas se inscreverem e receber e-mails com seus posts mais recentes.

Leia mais: Dicas para fazer marketing de blogs

Conclusão

A coisa mais importante para começar um blog – além de criar seu novo blog – é escrever seu primeiro post no blog. Depois de escrever seu primeiro post, seu blog já começou. Você deve continuar escrevendo posts para torná-lo bem-sucedido, então tente determinar uma frequência para publicar novos posts. Você não precisa blogar todos os dias, uma vez por semana ou talvez uma vez a cada duas semanas, seria uma boa frequência para começar. Encontre uma frequência que você pode se comprometer! Seu público saberá o que esperar se sua frequência de publicação for estável.