Como automatizar os processos de marketing

Uma coisa é fato nos dias de hoje: se você está inserido na área de Marketing Digital, certamente já, pelo menos, ouviu falar a respeito da Automação de Marketing e de como ela funciona.

 

Pois bem, a internet possui um público gigantesco, sendo que as estratégias de Marketing te auxiliam a atrair parte desse público. Porém, executá-las como mestre é um grande desafio para todos que desejam criar um negócio online, sejam os pequenos ou os grandes empreendedores. 

 

Tendo isso em vista, fica fácil dizer que é nesse momento que a Automação de Marketing começa a fazer o seu papel, isso porque ela acaba ajudando todos os tipos de empresa a atingirem possíveis clientes em uma grande escala de forma personalizada.

 

Sabendo de todos esses pontos, este texto tem como objetivo te ensinar a fazer a automação de marketing em seu negócio, independentemente de qual seja o ramo de atuação.

Entenda como fazer a implementação desde o início

Agora que você teve uma breve introdução, vamos ensinar como fazer a automação de marketing desde o início, inclusive, seja dentro de uma assessoria contábil empresarial ou de qualquer outra empresa.

 

Pois bem, antes é necessário traçar uma estratégia eficiente, para que você consiga se acostumar à ferramenta e ter uma ideia do que quer alcançar, claro, sempre de uma maneira bem eficiente. Vamos às dicas para fazer a implementação:

1 – Trace o planejamento

Toda ação de marketing precisa de uma estratégia, assim, a automação também. Pois não adianta criar fluxos e não possuir um objetivo definido e nem pilares de estratégias e conteúdos. Sendo assim, comece pelos objetivos:

 

  • Qual o motivo de você automatizar as ações?
  • Você quer melhorar as vendas com isso?
  • Não dá para fazer as tarefas manualmente?
  • O que você pode automatizar?
  • Quais são os produtos que você quer vender?

 

Com o objetivo identificado, saiba qual é a persona que você quer atingir na sua estratégia, será com ela que você vai fazer a comunicação. Então, entenda a jornada de compra e os caminhos adotados pelo cliente.

2 – Qualifique sua base de contatos

Faça uma análise de contatos e observe se há apenas uma lista de e-mails ou informações qualificadas sobre os leads, como endereço, emprego em que atua, entre outros dados bem relevantes.

 

Isso é importante para fazer a automação, pois quando você tem dados qualificados para fazer a segmentação, melhora as chances dele se interessar por esses conteúdos, ou seja, sendo mais assertivo.

 

Para facilitar, pense no seguinte exemplo: avaliando os dados da sua empresa, você percebe que uma pessoa que trabalha com despachante aduaneiro pode ser um ponto de interesse para você. Então, o ideal é pensar como você pode aproximar o cliente.

 

Isso é bem mais fácil quando há uma definição, principalmente para evitar problemas futuros.

3 – Comece a produção de conteúdo

Possua uma base de conteúdos antes da automação. Isso será um atrativo para os interessados, sendo válido também para mensagens do fluxo de nutrição e do conhecimento dos leads no funil de vendas.

 

Porém, tome cuidado para não criar dados aleatórios, tenha base na jornada do consumidor, ou seja, com conteúdos que respondam dúvidas e necessidades, seja sobre como solicitar licença ambiental ou qualquer outro tema.

4 – Contrate uma ferramenta de automação

É necessário fazer uma boa análise de ferramentas de automação no mercado, afinal, é importante ter uma visão sobre a estratégia adotada e a situação atual do negócio para fazer uma escolha certa.

 

Depois faça o treino, que já pode ser ofertado até pela ferramenta, assim todos acabam se acostumando à ferramenta.

5 – Faça a configuração do fluxo na ferramenta

Desenhe os fluxos de automação que auxiliarão no crescimento do seu marketing, faça a definição das dinâmicas, dos gatilhos de pesquisa e de outros itens que sejam importantes para sua empresa.

 

Por exemplo, se alguém pesquisar sobre serviço de portaria remota, esse já será um gatilho, então é importante estar sempre de olho para não perder a oportunidade que chega até a sua empresa.

6 – Trace a geração de leads

Após tudo o que foi dito, é hora de geração de leads para ter mais oportunidades de vendas em seu funil. Então, planeje a produção de conteúdo, otimização de SEO, criação de landing pages, publicações em redes sociais e investimento em anúncio.

 

Isso vai ajudar a seduzir mais visitantes para o seu site. Ademais, faça formulários que captem dados para transformar em leads, e explore recursos de lead tracking para monitorar passos de leads em seu site.

Considerações finais

Como foi visto, automatizar os processos de marketing é extremamente benéfico, principalmente para aumentar os resultados e fidelizar os clientes que aparecem para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.